segunda-feira, 7 de maio de 2018

Contabilidade Para Não Contadores

A contabilidade para não contadores pode ser um desafio, embora seja essencial para o dia a dia e o sucesso da empresa. Cada vez mais, o empreendedor não pode se distanciar da contabilidade simplesmente por não se tratar da parte que mais o motiva em seu negócio. Se der as costas para essa ciência, perde a capacidade decisória, já que o entendimento de seus conceitos técnicos traz facilidades para a resolução de problemas financeiros e tributários. 
Nesse sentido, a contabilidade serve como um apoio não apenas para o cumprimento de obrigações fiscais, mas também para o crescimento do negócio. Mas como o contador pode tentar traduzir um pouquinho de sua realidade e explicar a contabilidade para não contadores? É o que vamos descobrir em seguida.

Contabilidade para não contadores: principais termos

Ao começar a estudar uma nova área, o primeiro passo é definir os principais conceitos que serão utilizados. E com a contabilidade não é diferente. Então, vamos começar pela descrição dessa ciência? “A contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios e dá diretrizes para tomada de decisões”, descreve o professor José Carlos Marion
Confira agora alguns termos essenciais para explicar contabilidade para não contadores:

Ativo - Conjunto ou grupo de direitos e bens, ou seja, tudo o que a empresa possui, desde contas nos bancos, dinheiro em caixa e bens e até contas a receber de clientes.

Bens ou imobilizados - Tudo aquilo que pode ser avaliado de maneira econômica. Pode ser um objeto de valor elevado, como um equipamento necessário para a produção de um item, ou até mesmo imóveis e automóveis. Nesse quesito, ao explicar contabilidade para não contadores, é importante deixar claro a diferença entre os bens tangíveis (o que é palpável, como computadores e móveis) e intangíveis (que não podem ser tocados, como a marca da empresa ou softwares).

Custos - Os custos são gastos que estão envolvidos com a produção de um item de venda ou a prestação de serviço, como matéria-prima ou pagamento dos funcionários da produção. Leia, neste artigo, uma explicação detalhada sobre o que seu cliente precisa entender sobre contabilidade de custos.

Despesas - São gastos que estão envolvidos com a obtenção de receitas, mas que não têm relação direta com a produção de um item ou com a prestação de serviço. Podemos considerar as receitas como sendo valores utilizados na administração da empresa, como materiais de escritório e telefone.

Direitos - Bens de propriedade da empresa que estão sob responsabilidade de terceiros, como, por exemplo, valores a receber, dinheiro em banco, clientes, aplicações financeiras e outros.

Fluxo de caixa - É o registro de toda a movimentação financeira, tanto de entradas quanto de saídas de dinheiro da empresa. Também podem ser analisados os valores de desembolso e recebimento futuro.

Passivo - É o conjunto ou grupo de obrigações. Também pode ser o capital de terceiros ou passivo exigível. No passivo, podemos considerar as contas a pagar, obrigações trabalhistas, empréstimos, impostos a pagar e financiamentos.

Patrimônio - É o conjunto ou grupo de elementos necessários para a existência da empresa, ou seja, obrigações, bens e direitos. É importante salientar que no patrimônio são incluídos tantos os bens da empresa quanto as contas a pagar e todos os itens necessários para o seu funcionamento — e por isso existe também o termo “balanço patrimonial”.

Patrimônio líquido - É a diferença entre ativo e passivo. O conceito pode se referir à saúde da empresa, ou seja, quanto maior for, melhor será a condição da entidade. No patrimônio líquido, também consideramos o capital social dos sócios.

Receitas - São todos os valores recebidos da prestação de serviços ou da venda de produtos. 

Esses são os principais conceitos que precisam ser ensinados sobre contabilidade para não contadores. Mas como transmitir essas ideias para os clientes?

Como conversar sobre contabilidade com clientes - 

No contato com seus clientes, você vai perceber como muitos deles consideram a contabilidade uma ciência complexa e distante. 
Diante dessas circunstâncias, o mais aconselhável é abster-se da utilização de termos muito técnicos e utilizar uma linguagem mais simples. Mas lembre-se sempre de que isso não significa omitir informações. Essa medida deve ter o objetivo de informar o cliente sem que ele perca o interesse ou se desmotive por não compreender a explicação.
Para isso, tente passar ideias mais claras e objetivas sem entrar no mérito dos conceitos técnicos. Isso apenas será necessário caso o cliente demonstre interesse em entender mais sobre o assunto ou caso já tenha um certo entendimento sobre contabilidade.
E lembre-se de que os conceitos destacados podem ajudar nesse processo de explicar contabilidade para não contadores, especialmente quando você precisar demonstrar os resultados do balanço patrimonial ou o cliente solicitar ajuda para tomar decisões estratégicas.

Importância da relação entre o contador e o cliente

Devido à falta de informação sobre as atividades realizadas e a importância do contador, infelizmente a primeira impressão que muitos clientes têm sobre os escritórios de contabilidade é a de que oferecem os mesmos serviços, ou seja, sem nenhum tipo de diferencial (a não ser o preço).
Diante dessa percepção, os profissionais da área precisam encontrar formas de atrair novos clientes e, claro, manter a boa relação com os já existentes.
Ao levar essas ideias em consideração, você vai notar que explicar contabilidade para não contadores é uma forma de estreitar os laços com os clientes. Quer dizer, é preciso encontrar formas de tornar a relação mais clara e mais próxima.
Se você conseguir transmitir o significado das práticas contábeis, ganhará a confiança desse cliente, que o verá, com o tempo, como um aliado estratégico.
Assim, pouco a pouco, à medida que o cliente vai entendendo mais sobre a contabilidade, você também pode ir entendendo melhor o cliente, suas dores e necessidades. Como lembra Márcia Giubertoni, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entender o cliente é um diferencial em qualquer empresa.
Copiado: https://contadores.contaazul.com

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