quarta-feira, 21 de março de 2018

Período Sabático: momento de reflexão

Quem nunca teve a vontade de se distanciar de tudo? Do trabalho, família, amigos e problemas, e parar para refletir e repensar a vida? 
Quem nunca pensou em fazer algo diferente da sua profissão, de poder se dedicar a outra causa ou repensar a carreira? Pois muitos executivos, mas não só eles, já resolveram “dar um tempo” a eles mesmos e vivenciar um período sabático.
Em princípio, período sabático não significa que a pessoa está com depressão, infeliz ou cheia de problemas. Muitas vezes, quem procura este tempo quer apenas se deparar consigo mesmo. Nos dias atuais, repletos de rotinas e afazeres, trabalhos, responsabilidade e estresse, quem consegue meditar e refletir sobre sua vida? Esta aí a importância deste período sabático.
As empresas também já perceberam que possibilitar que seus funcionários vivenciem estes importantes momentos, se reciclem e promovam autoconhecimento tem tudo a ver com desempenho. Principalmente, organizações que trabalham diretamente com a criação de produtos e conteúdo estão apostando no período sabático para aprimorar o desempenho de seus funcionários. Ou seja, dar aquela paradinha básica faz bem.
Foi um termo hebraico, “shabat”, que significa repouso, parada e descanso, que deu origem ao conceito de período sabático. É o dia de recolhimento semanal dos judeus, que acontece no sábado; é o dia de recolhimento semanal dos muçulmanos, que acontece na sexta-feira; é o dia de recolhimento semanal dos cristãos, que acontece no domingo.
As discussões sobre este assunto surgiram por volta dos anos 1900 d.C., quando as universidades importaram este termo para designar um período de aprofundamento e de reflexão de um estudioso que precisava se aprofundar em sua tese ou reciclar seu conteúdo. Cerca de 100 anos mais tarde, entre 1960 e 1970 o mundo corporativo começou a importar este conceito para conotar um prêmio pelo tempo por serviços prestados.
Mais recentemente, nos últimos 20 anos, surgiu o conceito mais moderno de período sabático. “Em síntese, significa um tempo em que as pessoas saem de seu cotidiano para exercerem uma vocação para terem experiências diferentes daquelas que já viveram. Pode ser dois, três meses ou até três anos, depende da pessoa que se dispõe a fazê-lo. E isso tem o intuito de crescimento, de potencialização e poder vivenciar uma nova experiência”, explica Herbert Steinberg, autor do livro “Sabático, Um Tempo para Crescer”, editado pela Editora Gente. Hoje, o executivo é presidente da Mesa Corporate Governance, empresa que presta consultoria em governança corporativa e desenvolvimento humano.

De acordo com o executivo, muitas empresas, em geral, de serviços, de geração de conteúdo, editoras, escolas, empresas formuladoras de patentes e pesquisadores, já começaram a perceber a relevância de permitir que seus funcionários tenham esse período de folga. “Elas necessitam gerar repertório e conteúdos originais. Esses profissionais precisam de tempo para se reciclar e viver novas experiências. As organizações precisam que eles se mantenham criativos. Além disso, para elas, isso significa desenvolvimento e tem um viés de retenção de talentos”, aponta Herbert.
Para Dieter Kelber, diretor-executivo do Insadi, Instituto avançado de desenvolvimento intelectual, nada justifica não fazermos esta autoanálise. “Afinal, fazer testes de personalidade dentro das organizações é prática bastante comum. Mas, nunca fazemos esses testes para nos autoconhecermos”, indaga. Para ele, o objetivo principal desses momentos de reclusão deve ser o autoconhecimento. “A finalidade é saber se a pessoa se conhece. Tudo deve começar por aí. Para isso, é preciso refletir a vida por completo, pois é impossível dissociar a vida pessoal da profissional”, analisa.

Apesar de antigo, o conceito de período sabático é carregado de diversos enganos. “Muitos executivos, palestrantes e headhunters usam esse termo para designar indevidamente um período de estudo fora, como MBA. Isso é usado para explicar a ausência de atividade profissional ou até mesmo férias prolongadas”, esclarece Herbert. Portanto, tempo ocioso ou descanso não devem ser confundidos com o sabático.
Outra característica importante é que este tempo deve ser planejado. Para isso, o interessado deve ter um claro objetivo, planejar como vai atingi-lo, como será executado o plano, qual o tempo e os recursos necessários e também como será a sua volta. “Todas as pessoas de seu relacionamento também devem ser comunicadas sobre sua decisão e seus reais motivos. Para isso é preciso explicar os mínimos detalhes e deixar claro o que está por trás desta decisão”, aponta o autor. Para Herbert, comece fazendo este exercício com seus familiares e amigos. Por último, converse sobre este assunto no trabalho.
Mas e se nessa conversa a empresa não gostar da ideia desse período? Para Herbert, a opinião da empresa em nada alterará a decisão da pessoa em fazer esta pausa. “A empresa até pode oferecer licença remunerada, mas isso vai da negociação. Na verdade, o que é comum a todos, é que quando decidem fazer, nada mais os impede”, aponta. No momento da conversa com a corporação, o importante é deixar claro que não é uma ruptura, vale inclusive negociar a sua volta. “Mas dê tempo para a empresa se organizar, não fale em cima da hora”, acrescenta.
Outras características
Outro engano muito comum é associar o período sabático a pessoas deprimidas e infelizes. Muitos até acreditam que essa ausência signifique uma fuga de seus problemas. “A distância não elimina seus problemas. Para isso, você deve mexer nas causas. Deve procurar entender por que determinadas situações se refletem em mim como problema. É o trabalho que é meu problema ou sou eu? Qual o problema afinal?”, questiona Dieter.
“Não é um capricho exótico de pessoas de meia idade, embora a média de idade seja essa”, ilustra Herbert. Ele ressalta que são pessoas que já cumpriram um pedaço de vida, têm uma sólida carreira, têm sucesso no que fazem e querem repensar e aprofundar sua relação com o trabalho, encontrar o significado da vida e do que fazem. “É um momento em que a pessoa se sente plena, segura e apta a exercer um tipo de experiência que ao se reencontrar consigo, cria oportunidade de crescimento”, continua.
Experiência
Para Herbert Steinberg, escrever sobre período sabático surgiu de sua percepção ao assessorar presidentes e diretores de empresas. “Antes mesmo que isso fosse chamado de coaching, eu já aconselhava esses executivos em suas questões profissionais e pessoais. Sentia as pessoas muito angustiadas com a ausência de projetos, com falta de tempo para se olharem, a não ser por meio de uma ruptura grande, uma doença, uma separação, uma UTI”, lembra o autor.

Até que ele percebeu que essa prática era bastante comum em empresas norte-americanas. Começou a recolher material, fazer contato com pessoas que vivenciaram o sabático, mas, no meio do livro, percebeu que não tinha nenhuma autoridade para falar do assunto se não tivesse vivenciado. “Então, no verão espanhol de 1999, durante três meses, fiz o Caminho de Santiago de Compostela. Lá, tive tempo para pensar, refletir, recontratar minha vida pessoal, profissional e familiar, além de ter caminhado, algo que gosto muito”, explica.
“Como a caminhada é muito longa, uma reação natural do corpo é buscar seu caminho. Aí, você vê o que realmente é importante na sua vida e o que não tem valor. Acabei percebendo o quanto nos preocupamos com coisas inúteis. Antes, eu me preocupava com qualidade de vida, trabalhar menos, viver mais. Hoje, na verdade, trabalho muito mais que antes, mas muito mais feliz, pois encontrei significado no que faço”, finaliza Herbert.
Por; Daniel Limas - https://www.catho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário