segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Psicopatas Corporativos: Um mal que nos cerca

Norman Bates, Hannibal Lecter: assassinos sanguinários, maníacos e perigosos. É isso que lhe vem à cabeça quando se fala em psicopatas? Pode esquecer. A maioria dos psicopatas não chegam a matar, mas não pense que com isso você está seguro, ele pode estar mais perto do que você imagina!
Os psicopatas estão onde você menos espera: no ambiente corporativo. Ele pode ser seu chefe, seu colega aparentemente carismático e esperto ou até mesmo você!
A verdade é que o clima de competitividade dentro de uma empresa é o local perfeito para se passar despercebido- e ai que mora o perigo- afinal de contas o que não falta em uma empresa são pessoas ambiciosas que não medem sacrifícios para se dar bem. Tudo isso associado ao charme natural do psicopata dificulta, e muito, sua identificação.
Por isso, leia com atenção as principais características de um psicopata e fique bem atenta para não se tornar a próxima vítima!
Primeiro alerta: Psicopatia tem cura?  Não. Psicopatia é um transtorno de personalidade e não uma doença como muitos pensam, logo não existe cura para um transtorno, o que se pode fazer é tentar corrigir comportamentos suspeitos com acompanhamento de um terapeuta e psiquiatra, se forem notados logo na infância.
Contudo um adulto psicopata dificilmente mudará seu comportamento. Na essência ele não tem empatia por outros indivíduos, nem o sentimento de culpa, por isso costumam quebrar regras, mentir descaradamente e prejudicar os colegas sem o menor remorso. Para um psicopata ações imorais fazem parte da rotina naturalmente e por isso não hesitam em manipular e usar todo o seu charme e carisma para alcançar seus objetivos.
Segundo alerta: Profissões que atraem mentes perigosas - A revista britânica divulgou uma lista com as profissões que mais atraem psicopatas e as que menos atraem.
Profissões com mais psicopatas
Profissões com menos psicopatas 
1.    CEO
1.    Cuidador
2.    Advogado
2.    Enfermeiro
3.    Profissional de Mídia (TV/Rádio)
3.    Terapeuta
4.    Vendedor
4.    Artesão
5.    Cirurgião
5.    Estilista
6.    Jornalista
6.    Voluntário
7.    Policial
7.    Professor
8.    Líder Religioso
8.    Artista
9.    Chef
9.    Médico
10.Funcionário Público
10.Cuidador

Agora imaginem esses quatro por cento se concentrando nessas profissões e principalmente no meio corporativo. Por isso a chance de você encontrar um psicopata é muito maior, inclusive especialistas afirmam que uma pessoa não se depara com um psicopata ao longo da vida e sim com cerca de quinze!O livro ‘’Mentes Perigosas- o psicopata mora ao lado”, de Ana Beatriz diz que a cada 25 pessoas uma é perversa, desprovida de culpa, e capaz de passar por cima de qualquer ser humano para satisfazer seus próprios interesses. Isso representa cerca de 4% da população mundial.
A maioria dos psicopatas são homens, por isso os cargos com maior incidência de psicopatia são os CEOS de empresas, representação máxima de poder e que são ocupados, na maior parte das vezes por homens.
Cargos que despertem adrenalina ou possuam status de poder são as profissões que mais atraem psicopatas por isso o profissional de rádio/TV está em 3º lugar na lista. Já as profissões que menos atraem psicopatas, segundo a pesquisa, seriam porque todas elas exigem cuidado com o próximo, ou seja, tudo o que o psicopata não tem são sentimentos de empatia e cuidado.
Terceiro alerta: O perfil do psicopata 
– Habilidosos, carismáticos, políticos e admirados. Se servem disso para se autopromover tomando para si os méritos de outros.
– São megalomaníacos querem ser reconhecidos como profissionais eficientes e merecedores de admiração, mesmo que tratem as pessoas de forma arrogante e depreciativa.
– Personalidade narcisista e traços destrutivos, tem sua autoestima estimulada e fortalecida pela situação gerada.
– Ausência de sentimento de culpa, de vergonha e de remorso; oportunistas; egocêntricos e manipuladores.
– Necessidade de criticar os outros com frequência, não estabelecer relação de afeto, o discurso totalitário e a capacidade de culpabilização de outros por suas fraquezas e dificuldades.
Quarto alerta: Quem costuma ser o alvo - Devido à complexidade do assunto é difícil criar padrões de vítimas dos psicopatas. Em geral qualquer pessoa pode se tornar alvo de um psicopata. Tudo depende do contexto. Se ele se sentir ameaçado por alguém não hesitará em prejudica-lo.
No entanto, em alguns estudos, tem pessoas que estão mais suscetíveis ao assédio como:
– Pessoas extremamente competentes
– Resistentes a padronização ou que possuam algum traço que as diferencie como deficiência ou crença religiosa.
– Mulheres, negros, homossexuais e pessoas que reajam ao autoritarismo ou representem uma ameaça ao seu superior também são alvos.
Essas características lembram alguém que você conhece ou conheceu? Provavelmente sim, mas se ainda precisa de um exemplo concreto de um psicopata corporativo, vamos recorrer ao cinema. Apesar de a maioria dos filmes sobre psicopatas conterem grandes erros de informação e exagero, existem sim filmes que mostram o psicopata corporativo.
Um exemplo é o filme ‘’O diabo veste Prada’’, pelo menos é isso o que o artigo da Universidade de Uberlândia concluiu. Um filme aparentemente engraçado e elegante que mostra os bastidores do mundo da moda na verdade caracteriza de forma clara o perfil do psicopata corporativo.
A personagem principal, Miranda, tem um ar de superioridade, olha para todos com desdém, critica com frequência e mostra desprezo e desinteresse pelas pessoas que a cercam, traços de uma personalidade perversa que caracteriza o psicopata corporativo.

A editora-chefe não admite ser reprovada e adora ser admirada por aquilo que faz, mostrando claramente seu perfil perverso e narcisístico. O assédio é uma forma que o agressor encontra de se sentir mais seguro, autoconfiante e poderoso.
Além disso, ela toma para si, méritos que são conquistados por outros e utiliza da energia de Andy, sua assistente e principal vítima, para conseguir o que precisa, manipulando as pessoas em benefício próprio, traços característicos de uma personalidade perversa e psicopata.
Cultura da aceitação - O artigo conclui falando sobre a cultura da aceitação do ambiente de trabalho. Assim como na redação da importante revista de moda do filme, onde ninguém ousava questionar Miranda e todos se submetiam aos seus abusos, na realidade as coisas não são diferentes.
Alguma vez você deve ter se sentido cansado, estressado e decepcionado em algum emprego. Muitas vezes o ambiente estressante cercado de insegurança leva as pessoas a se sentirem desiludidas com a organização, nutrindo ressentimentos por terem se dedicado tanto ao trabalho e ainda assim terem passado por situações traumáticas.
Esse sofrimento atinge a todos com exceção do psicopata, pois esse não sente culpa nem remorso pelo que causa aos outros. Assim enquanto você fica no eterno dilema, manter o emprego, mas se sentir infeliz a beira de um colapso, o psicopata se diverte com o sofrimento alheio e se aproveita disso para subir na carreira.
Por isso a melhor coisa ao se deparar com um psicopata é tentar ficar fora de seu caminho, no entanto se isso não é possível não o enfrente, ameace ou procure mudar seu comportamento. Isso só fará com que você vá para o topo da lista de vítimas. Fique sempre em alerta e não caia em suas armadilhas, para que você também não seja prejudicado.
Por Juliana Bittencourt - https://olharesdejornalistas.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário