quinta-feira, 24 de agosto de 2017

10 Dicas Para Abrir o Próprio Negócio e Largar o Emprego

Pedir demissão de um trabalho estável e bem-remunerado para empreender requer coragem e bom senso. Confira 10 dicas importantes para abrir o próprio negócio e largar o emprego.
A vida de empreendedor está longe de ser uma tarefa fácil. Quem opta por abrir o próprio negócio precisa arriscar e validar a ideia no mercado. 
O problema é conciliar a rotina do empreendedorismo com a de um emprego formal. Quase sempre, as pessoas enlouquecem e precisam fazer uma escolha.

Separamos algumas dicas para você abrir o próprio negócio e largar o emprego, sem arrependimentos no futuro. Confira:

1 – Sangue de empreendedor na veia

Não são todas as pessoas que nasceram com o dom de cuidar do próprio negócio. O empreendedorismo requer coragem, disciplina, paciência e persistência.
Responda à pergunta: empreender é o que você realmente quer para a sua vida? Se houver outra atividade mais importante do que abrir o próprio negócio, continue sendo empregado.

2 – Crie um plano de negócios flexível

O plano de negócios deve ser flexível, portanto, não fique frustrado por não conseguir realizar algo que você planejou no início do projeto. Faça adaptações e encontre soluções para os problemas que vão aparecer.
Você não sabe como montar um plano de negócios? Conte com a ajuda do SEBRAE.

2 – Estude mais sobre administração e gestão de pessoas

Quem cuida da própria empresa precisa dominar os conhecimentos de diferentes áreas, especialmente administração de empresas e gestão de pessoas. Tenha pelo menos uma noção de cada área para não condenar o seu negócio ao fracasso.

3 – Verifique se vale a pena investir na sua ideia

Todo negócio nasce de uma ideia, que deve ser validada no mercado antes da abertura de uma empresa.
Um bom empreendedor deve conversar com especialistas e identificar o seu público-alvo, antes de investir tempo e dinheiro numa ideia.

4 – Busque um diferencial

Muitos brasileiros optam por ganhar dinheiro com o próprio negócio, mas poucos encontram um diferencial competitivo, ou seja, algo capaz de superar os concorrentes, atrair novos clientes e fidelizar clientes antigos.

5 – Ouça os clientes

Um bom empreendedor é aquele que vive em busca de feedback. Portanto, vale a pena ouvir o que os clientes têm a dizer sobre os produtos ou serviços comercializados. Deixe um telefone, um e-mail e páginas nas redes sociais à disposição para atendimento.

6 – Terceirize serviços

Caso falte tempo para realizar todas as atividades da empresa, experimente terceirizar os serviços. Muitas áreas podem ser terceirizadas, como contabilidade, marketing e tecnologia da informação.

7 – Esteja preparado para trabalhar muito mais do que um empregado

Você quer ser dono do próprio negócio para trabalhar menos? Pare agora. O empreendedor precisa estar preparado para trabalhar muito mais do que antes, quando era empregado.
No início, quem abre o próprio negócio chega a trabalhar 15 horas por dia. Por isso é importante ter foco, produtividade e muita energia.

8 – Cuidado com a escolha dos sócios

Nem todo mundo tem condições de abrir um negócio sozinho, por isso acaba recorrendo a uma sociedade. Ao escolher um sócio, opte por uma pessoa comprometida, que vai acrescentar visões e soluções positivas para a empresa.
Outro ponto importante: escolha alguém que seja tão comprometido e dedicado quanto você.

9 – Tenha em mente que o sucesso não é imediato

O sucesso não vem do dia para noite. O empreendedor vai ter que trabalhar muito para conseguir se tornar um empresário bem-sucedido.
Para superar as dificuldades, encontre uma motivação. Essa razão para continuar deve ir muito além do lucro.

10 – Escolha o momento certo de sair do emprego

Comece a empreender sem largar do emprego, afinal, o início de qualquer negócio é considerado incerto e arriscado. O melhor momento para sair do emprego é quando a dupla jornada está muito intensa e difícil de conciliar.
Deixe o seu emprego para ficar apenas cuidando do próprio negócio quando a produtividade não for mais a mesma para as duas atividades.
Copiado: http://viacarreira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário