terça-feira, 2 de maio de 2017

As Férias Estão Acabando... E Agora?

Algumas pessoas esperam a semana toda pelo final de semana, o mês todo por aquele feriado prolongado, o ano todo pelas tão sonhadas férias. Falo por experiência. Já fui assim mas aos poucos estou evoluindo.
Quando o final de semana acaba? Quando as férias chegam ao fim? É hora de voltar à rotina! E agora?
A volta à rotina é um dos momentos mais temidos por algumas pessoas após as férias, pois o período fora do trabalho é maior nesta época.
Depois de passar semanas longe das tarefas profissionais, é normal bater aquela preguiça e aquela sensação de “depressão pós-férias”.
As primeiras semanas de trabalho do colaborador que retornou são, geralmente, mais lentas. Sono, cansaço, irritabilidade, problemas de concentração, alterações no apetite são alguns dos sintomas mais comuns na volta ao trabalho depois das férias.
O desconforto nos primeiros dias é normal, até pegar o ritmo da correria novamente. A boa notícia é que, segundo especialistas, esses sintomas tendem a desaparecer em poucos dias. Em casos mais extremos, podem durar duas ou três semanas, mas logo vão embora.
Mas como fazer o corpo entender que é preciso entrar no ritmo outra vez?
Voltar ao batente após dias de férias pode não ser fácil. As pessoas ainda estão acostumadas à rotina de descanso, de liberdade.
Segundo Villela da Mata, Coach e presidente da Sociedade de Coaching, as férias não devem ser usadas apenas para relaxar e repor as energias, mas também para se preparar e voltar ainda mais apto para o trabalho. Para evitar a inatividade e aumentar a sua produtividade na volta ao trabalho, experimente por em prática as dicas abaixo :
- Aproveite as férias para avaliar seu desempenho no trabalho e suas conquistas pessoais, isto te ajudará a identificar o que pode ser melhorado para conseguir resultados mais positivos;
- Voltar de viagem alguns dias antes da data de retornar ao trabalho fará com que você tenha tempo para se organizar;
- Anote todas as pendências em um só lugar;
- Saiba em que ponto se encontra o seu trabalho, só assim você estará inserido novamente no ambiente. Pergunte aos colegas como estão os projetos e quais são as novidades da empresa;
- Controle as interrupções. Retire tudo o que o distrai, seja rígido consigo e não perca tempo com redes sociais; isso dificultará sua concentração;
- Não se desespere diante de tantas tarefas. Comece pelas mais fáceis para ganhar confiança e, só depois, passe para os outros compromissos;
- É importante não ter pressa para terminar tudo de uma vez. Tenha cautela! Errar é normal, mas corrigir requer tempo;
- Organize seu ambiente de trabalho de forma a favorecer sua concentração. Elimine o excesso de papéis e objetos que possam atrapalhar a execução do seu serviço;
O cotidiano, afinal, não é tão ruim assim. Tirar férias é bom, mas a rotina quando bem aproveitada pode ser melhor ainda. O segredo é você gostar do que faz.
Tente! Não vai custar nada. Depois me conte como foi.
Copiado: http://www.grokkeronline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário