segunda-feira, 13 de março de 2017

O QUE É EMPODERAMENTO (EMPOWERMENT)?

Empoderamento ou Empowerment é a ideia de dar às pessoas a liberdade, o poder e a informação que lhes permitem a tomada de decisões e a participação ativa, abrindo mão do controle centralizado. É tomar as rédeas de sua própria vida, de sua própria história, ser o ator principal. Empoderar-se é ser si mesmo, com autoconhecimento e autoconfiança.
Empoderamento ou empowerment, em inglês, quer dizer uma ação feita em conjunto, desenvolvida pelos indivíduos quando compar­tilham de espaços privilegiados de decisões e de percepção social dos direitos sociais.

O PODER DO EMPODERAMENTO NO PROCESSO DE COACHING

Para o processo de Coaching, essa consciência transpõe a tomada de iniciativa individual de conhecimento e de superação da realidade em que se encontra. O empoderamento proporciona a obtenção da emancipação individual e, também, da consciência coletiva essencial para que ocorra a superação da dependência social e dominação política.
O empoderamento transfere poder e dignidade àquele que deseja o estatuto de cidadania e, especialmente, a liberdade de resolver e controlar o seu próprio destino com responsabilidade e respeito para com o próximo.
O conceito, no contexto da administração de empresas, significa “descentralização de poderes”. Isto é, aconselha uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa quando se é dada maior autonomia de decisão e responsabilidades. Esse termo pode ter um amplo campo de uso do tema “empowerment”, que é bastante comum na indústria da autoajuda e ciências da motivação.

EMPODERAR PARA POTENCIALIZAR

Em sua composição literal, a palavra em inglês – empowerment – significa empoderamento, que é um neologismo, designando as relações de hierarquia dentro de uma sociedade.

Como fenômeno sociológico, esse termo está, muitas vezes, relacionado a componentes de grupos que sofrem discriminação por causa de sua raça, sexo e/ou religião. Ele se refere ao aumento de força política e social desse grupo ou de um exclusivo indivíduo que sofre discriminação, por meio da fortificação de seus conhecimentos.

EMPOWERMENT EMPRESARIAL E HUMANO

Usando o contexto da Administração de Empresas, Empowerment é uma ferramenta que busca lidar com as burocracias e lentidões em uma empresa. Para que esse conceito seja efetivado dentro da empresa, é essencial que exista um partilhamento extenso das informações e possibilidade de uma real autonomia e uma redução das hierarquias e burocracias como padrões.
A delegação de poderes tem como objetivo despertar nos trabalhadores mais motivação e envolvimento nas decisões da empresa. Quando percebem que têm muitas responsabilidades, os trabalhadores buscam por resoluções e se tornam mais produtivos porque percebem que estão contribuindo com o andamento da empresa, e que fazem parte, efetivamente, da organização.

A percepção dessas responsabilidades gera, também, autoconfiança, proatividade, cooperação etc. A empolgação para desenvolver o trabalho alavanca porque a “chefia” é vista de maneira diferente, aberta a recomendações, mas sem abandonar as suas próprias responsabilidades, porque segue desempenhando o papel de liderança.
Copiado: http://www.jrmcoaching.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário