quinta-feira, 9 de março de 2017

Motivos para Abrir uma Franquia

Nosso assunto de hoje são os motivos para abrir uma franquia, um questionamento comum entre as leitoras e leitores de nosso site.
Montar um negócio próprio envolve uma série de desafios, entre eles o desconhecimento de algumas “manhas” do negócio, que pelo mais você estude e pesquise, fogem ao seu controle.
Uma das vantagens de abrir uma franquia é justamente a possibilidade de receber este know-how de quem já tem uma experiência no mercado em que você pretende atuar.
Por isso, muitos dos novos empreendedores preferem o modelo de franchising, como forma de eliminar o risco da inexperiência e com isso garantir uma maior probabilidade de sucesso.
Os motivos para abrir uma franquia ao invés de começar um negócio do zero são muitos, e neste artigo vamos discutir os mais importantes, para que você possa avaliar de forma mais exata essa opção de negócio.

Ideias testada – Um dos principais motivos para abrir uma franquia

Um dos principais motivos para abrir uma franquia é poder começar um negócio que já foi testado anteriormente, reduzindo assim o risco de fazer um investimento e depois descobrir que a coisa simplesmente não funciona como você imaginava.
Ao abrir uma franquia, desde que bem selecionada, você terá certeza que a coisa vai funcionar, e assim poderá se dedicar ao seu novo negócio, reduzindo assim o medo e ansiedade normais para todo mundo que está iniciando.

Redução de riscos do negócio

Um outro item a ser incluído na lista de vantagens de abrir uma franquia, ao invés de montar um negócio do zero é a redução dos riscos do negócio, já que você irá contar com o suporte e assistência do franqueador.
Iniciar um negócio por conta própria é uma verdadeira aventura, e por mais que você se dedique, sempre haverá um ponto que você não tinha percebido ou que não tem qualificação para tratar. Por isso, a franquia ajuda bastante a não errar.

Facilidade na obtenção de financiamento

Outro bom motivo para abrir uma franquia é que em função do modelo de negócio, existem diversas linhas de crédito especialmente desenhadas para este tipo de negócio. Para quem não dispõem do capital total para iniciar um negócio, este é certamente um atrativo.
Nessas linhas, a taxa de juros é mais baixa do que em outras modalidades, já que por se tratar de um negócio já consolidado, os bancos tendem a avaliar o risco de calote como mais baixo e por isso a taxa de juro tende a ser mais favorável.
Suporte para o negócio
Outro dos motivos para abrir uma franquia é a possibilidade de contar com um suporte tanto na complicada fase de instalação do negócio quanto no dia a dia das operações. Para quem não tem experiência então, esse talvez seja o mais forte dos argumentos.
Ao adquirir uma franquia você está também comprando a experiência do franqueado, e isso, para quem não tem experiência no negócio, é um dos fatores mais importantes para evitar o risco de fracasso ou a má gestão por falta de experiência.

Maior poder de negociação com fornecedores

Outra grande vantagem de abrir uma franquia é o poder de compra que você terá com os fornecedores, por se tratar de uma marca já estabelecida e consolidada no mercado, o que abre diversas portas na hora de negociar preços e condições de pagamento.
Como os fornecedores sabem que a franquia compra em grandes quantidades, tanto preços quanto condições de pagamento tendem a ser bem melhores do que as que você teria se estivesse na condição de comerciante ou prestador de serviço individual.

Marca já consolidada

Outro dos motivos para abrir uma franquia é poder contar com uma marca já consolidada no mercado, e de conhecimento do público. Isso ajuda a dar velocidade ao faturamento, acelerando o retorno do investimento inicial. Essa é uma das características das franquias lucrativas.
Uma marca já estabelecida e bem trabalhada gera confiança nos consumidores e faz uma associação direta com o produto ou serviço. Isso ajuda a atrair a clientela e se fixar como uma referência na localidade onde a franquia atua.

Ações de marketing amplas

Os grandes franqueadores costumam realizar ações de marketing visando o branding, ou seja, a fixação da marca junto ao público. Essa é uma das vantagens de abrir uma franquia que conta muitos pontos a favor deste modelo de negócio.
Além disso, é muito comum entre as grandes marcas, ofereceu um guia de planejamento estratégico de marketing, documento que ajuda muito no desenvolvimento de uma estratégia de marketing local. Em suma, todo marketing é muito bem-vindo.
Como você pode constatar, existem diversos motivos para abrir uma franquia, ao invés de começar seu negócio do zero. É apenas uma questão de decidir que tipo de franquia abrir e colocar a mão na massa. 
Por Maria Paula - www.mulheresempreendedoras.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário