quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os 8 Maiores Erros de Marketing Digital dos Pequenos Negócios

Pequenos negócios nem sempre tem condições de bancar o trabalho de uma agência de marketing ou de contratar um profissional focado nisto. É comum que o próprio empreendedor crie um perfil no Facebook, no Instagram ou comece a usar o whatsapp para divulgar seu negócio e tentar vender mais. Mas pela falta de conhecimento na área, muitas vezes o tiro sai pela culatra: o empresário não sabe exatamente em qual mídia apostar, que tipo de conteúdo postar e não consegue atingir seu público-alvo de forma efetiva.
É claro que ter um profissional da área trabalhando em estratégias pode garantir muito mais qualidade e retorno do investimento. Mas eu sei que infelizmente nem sempre o pequeno empreendedor ou profissional liberal/autônomo consegue contratar um.
Elenquei alguns dos principais erros de marketing das pequenas empresas:
1) Ver o marketing como perfumaria
A tendência atual é o marketing caminhar lado a lado com vendas. O marketing não fica mais restrito a ações pontuais, não é apenas propaganda como algumas pessoas acham e deve estar presente no cotidiano da empresa. Nem todo mundo sabe da importância dele e acaba recorrendo só quando percebe que não está vendendo. E muitas vezes vai para mídias tradicionais que não são segmentadas ou que não permitem mensurar o retorno do investimento.
2) Atirar pra todo lado
Antes de qualquer coisa é preciso planejamento. Sem conhecer quem é seu público-alvo não existe possibilidade de direcionar uma estratégia. Sempre existe um nicho que é foco do negóci, não dá pra sair postando qualquer coisa por ai e esperar que se consiga vender mais. E-mail marketing disparado para listas frias que não autorizaram você a entrar em contato também são uma furada! Provavelmente não converterá em nada e ainda prejudicará sua imagem, principalmente se o conteúdo não entregar valor ou for relevante.
3) Ser clichê nas postagens
Anunciar que você vende roupas, por exemplo, sem dar nenhum detalhe, sem falar sobre o tecido, o caimento, combinações, tendências e apenas subir uma foto da peça e o preço é ser clichê. Você tem vários concorrentes e pra sair à frente precisa se destacar e fazer diferente. Ao compreender as necessidades de seu público é possível descobrir novas possibilidades de produtos e serviços que podem ser oferecidos a ele.
4) Criar perfil em rede social e achar que é suficiente
Não basta criar um perfil no Facebook (aliás, o correto é criar página), deixá-lo largado e achar que está bom. Também não adianta postar uma vez por mês ou por semana, ou pior, postar toda hora e ainda confundir as coisas e misturar gostos ou assuntos pessoais nas postagens. Mais grave que tudo isso é criar os perfis e nunca acessar para responder a dúvidas e deixar o cliente no vácuo. Se você se dispôs a estar ali, precisa dar atenção. Conheço muita gente que quando você entra em contato responde de forma grossa e diz que não passa informação nenhuma, só pessoalmente. 
5) Praticamente implorar para que comprem
Com tanta concorrência ser explícito não cola mais. Antes de comprar de você o cliente precisará enxergar um real valor, confiar em você. Falar apenas do produto ou serviço tornou-se invasivo demais.
6) Não tomar cuidado com fotos e conteúdos compartilhados
Você não precisa cair na modinha e compartilhar tudo o que ver por ai. A foto de um gatinho pode ser linda e gerar likes, mas isso o ajudará a vender mais? As fotos postadas devem ser pensadas também, já vi boleira postar foto de bolo com uma mega bagunça de louças na pia atrás e isso certamente queima o filme.
7) Escrever de qualquer jeito
Tem gente que não toma o mínimo cuidado ao escrever nas mídias sociais da empresa. Escreve no tom errado, exagera nos emoticons, é formal ou informal demais, comete erros gramaticais ou fala mais do que deve. Um post profissional não pode ser feito de qualquer jeito.
8) Achar que número de likes é o mais importante
Muita gente pensa que basta conseguir números altos de seguidores para ter sucesso e vender mais, mas a verdade é que isso não diz nada, porque likes não pagam contas, ou seja, não convertem em vendas necessariamente. Quando você posta algo no Facebook não é todo mundo que vê. O alcance orgânico do Facebook (ou seja, sem precisar pagar para seu post aparecer), principalmente em páginas é baixíssimo. Portanto, mesmo que sua página tenha muitos seguidores, nem todo mundo verá suas postagens. É preciso que sua estratégia de marketing vá além disso para que você realmente seja visto, se torne referência e feche mais negócios.
Além destes existem outros erros e eles variam conforme a mídia utilizada. De modo geral, é preciso conhecer pelo menos o básico sobre marketing, seja para você mesmo produzir ou até para contratar alguém pra fazer por você.
Por: - https://www.linkedin.com

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