quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Mídia Social ou Rede Social?

Mídia social rede social. Dois termos muito comuns, principalmente na área do marketing digital e publicidade. Mas, qual é o termo correto? 
Os dois estão corretos? 
Se buscarmos na internet a diferença entre os dois termos (te convido a fazer isso), encontraremos diversos sites, blogs, vlogs (enfim) explicando a utilização dos termos. 
Meus professores da faculdade também me explicavam, mas uma coisa me incomodou (e incomoda até hoje) - 

Parece não existir um consensoAs explicações são as mais diversas, algumas simples e outras (grande maioria) extremamente técnicas, mas não vejo uma uniformidade da informação.
A forma que abordarei os termos é baseada na palestra do diretor do Facebook Brasil que aconteceu no Centro Universitário SENAC em outubro de 2014. Ao meu ver, é a forma mais simplesprática e talvez elegante (ui) de abordar o assunto.
Rede social refere-se ao relacionamento de pessoas a partir de um grupo ou um encontro interagindo entre si com um assunto em comum. Uma mesa de bar com vários amigos conversando pode ser considerada uma rede social. 
Portanto a sua turminha do vídeogame ou do futebol (por exemplo) é uma rede social. Ou seja, pessoas conectadas e se relacionando por um assunto em comum. Esse termo pode ser aplicado muito antes do nascimento da própria internet.
As mídias sociais, como o próprio nome já diz, é o meio (mídia) de relacionamento (social) utilizado. Então a televisão, que é um meio de comunicação, pode ser considerada uma mídia social? É... não... Diferente dasmídias tradicionais (TV, rádio, jornal), nas mídias sociais existe a reciprocidade da informação, ou seja, você fala e eu respondo. 
Uma marca faz uma publicação e o consumidor comenta, critica e compartilha. No caso da televisão, o público é completamente passivo da informação (ler Teoria da Mídia - Douglas Kellner) e não pode interagir instantaneamente com o conteúdo.
Portanto, para concluir o raciocínio:
  • O Facebook, Twitter, Instagram (entre outros) são mídias sociais digitais - meios digitais para estabelecer um relacionamento desde que exista a reciprocidade da informação
  • Já a rede social, pode ser qualquer tipo de conexão entre pessoas por um assunto em comum.

Como existem diversas definições técnicas espalhadas pela internet e em livros, o conteúdo desse post não é o dono da verdade, apenas uma definição simples e prática dos termos. 
Assim, na sua próxima reunião com o cliente e o chefe, quem sabe não fica mais elegante utilizar o termo "mídias sociais digitais" ao invés de só falar rede social.
Por: Planejamento de Marketing Digital na AppStudioBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário