segunda-feira, 8 de junho de 2015

Conhecimento, Habilidade, Atitude...

Atualmente está em voga se falar das competências, existe o termo Gestão de Competências, mas, o que realmente significa “Competência”? 



Conceitos

Conhecimento: é o “Saber”

Tipicamente, é o que se aprende na escola ou na faculdade. 

Não é definitivo, envolve reaprender, evoluir, descobrir novos aspectos, aumentar o conhecimento…

Habilidade: é o “Saber Fazer”

Corresponde a fazer uso real do conhecimento, usar o conhecimento para resolver problemas, gerar novos conceitos.

Atitude: é o “Saber Fazer Acontecer” (querer fazer). 

Significa obter resultados de excelência a partir do Conhecimento e da Habilidade, é ter pró-atividade, não esperar ordens ou acontecimentos para então agir, é antecipar-se a eles.

Conhecimento, Habilidade, Atitude – exemplo

  • Um excelente aluno de Engenharia Metalúrgica tem grande Conhecimento sobre metais, composição, resistência mecânica e à corrosão (teoria).
  • No entanto, requer algum treino para poder identificar uma micrografia, caracterizar um defeito apontado em um ensaio radiográfico de uma junta soldada, avaliar a criticidade de uma trinca. Com este treino (prática) ele terá adquirido Habilidade.
  • Ao trabalhar em uma empresa, em um projeto, estará ajudando a resolver os problemas que lhe são propostos. Em dado momento, ao ser avaliada a utilização de um material em determinado equipamento ou estrutura, ele poderá anunciar uma alternativa mais eficaz, mais segura ou mais econômica – neste caso, estará utilizando seu conhecimento e habilidade, mas estará também demonstrando Atitude.
Certamente o leitor saberá identificar situações similares em seu próprio ramo de atuação, ficando desta maneira clara a diferença conceitual entre Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Conhecimento, Habilidade, Atitude – competência
  • A competência corresponde à sinergia entre estas três vertentes, e a necessidade do uso concomitante das três – a isto damos o nome de Competência.
Estes três pilares devem estar presentes: não adianta nada apenas o conhecimento. Muitas vezes nos deparamos com estudiosos que nunca praticaram a sua ciência, o que de nada serve. 

Quem de nós toparia ser operado por um cirurgião de excelentes notas na faculdade, mas que nunca fez uma cirurgia?

Por outro lado, apenas a habilidade, sem o conhecimento teórico, também não adianta…

Enquanto o Conhecimento e a Habilidade estão diretamente ligados respectivamente à Teoria e à Prática, a Atitude é algo mais intrínseco às características de cada um, apesar de poder também ser desenvolvida.

Aqueles que equilibram adequadamente estes conceitos – 

Conhecimento, Habilidade, Atitude – tem o que todas as Organizações e Empresas buscam em seus profissionais: a Competência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário