quarta-feira, 18 de março de 2015

Benefícios do Armazenamento em Nuvem

Serviços de armazenamento na Nuvem proporcionam facilidade na hora de armazenar e compartilhar grandes arquivos na Internet. Mas, muitos empresários ainda estão inseguros quanto à eficiência e à segurança desses sistemas.
Todas as empresas podem se beneficiar, independentemente do porte ou segmento. É claro que cada uma possui uma necessidade diferente, e a Nuvem não é algo pronto que basta instalar e sair usando. 
É necessário levantar uma série de requisitos, levar em consideração vários aspectos na hora de arquitetar um projeto e isso requer uma equipe altamente especializada, seja interna ou terceirizada.
Há alguns anos, a Marinha dos EUA iniciou a migração de suas informações para uma Nuvem. Com 500 mil colaboradores e cerca de 1400 sistemas em atividade, a previsão é que finalizem a migração de suas informações até abril de 2016, totalizando 36 meses. 
Nesse processo está previsto reduzir os sistemas pela metade, assim como corte de custos e modernização na gestão do departamento.
O interessante é apontar que, independente do tamanho de cada instituição, é necessária uma quantidade substancial de planejamento, empenho, recursos e tempo, com pouca margem de erro. Por isso, ainda existem muitos questionamentos por parte dos empresários, não só quanto às questões financeiras e de segurança, mas também com relação a todo o processo.
Para quem já se decidiu em fazer a migração, caso a empresa não possua expertise interna é muito pertinente contratar uma empresa que tenha a especialização, não apenas para desenvolver o projeto, como também sustentar os servidores migrados para a Nuvem.
Com a criação de uma estratégia flexível, você pode constantemente se adaptar à condições de mudança na indústria sobre as quais você não tem quase nenhum controle. Embora muita gente possa não saber exatamente o que é Computação em Nuvem, todo mundo sabe que é um recurso vital no mundo corporativo hoje.



A mudança deve ser encarada como uma oportunidade de deixar sistemas para trás e substituí-los por versões mais leves, rápidas e econômicas. Embora seja provável que uma boa parte do seu ambiente possa ser virtualizado e mudar para uma Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS), levar tudo o que sua empresa dispõe de recursos para a Nuvem é inviável, especialmente em caso de altos investimentos em sistemas de nível gerencial e toda a infraestrutura implantada para apoiá-los.
Veja benefícios que ela pode oferecer para sua empresa:
1- O fim do armazenamento local
Adeus HDs eternos e pendrives! Com a Nuvem é possível armazenar todas as informações da empresa de forma virtual. Com uma gestão correta da tecnologia, criptografia de suas informações e senhas, é possível descartar dispositivos físicos de armazenamento, facilitando ainda a troca de informações entre os usuários.
 2- Proteção dos dados
Estando na Nuvem, é possível configurar qual usuário vai poder acessar, alterar e editar determinado documento. Também é possível proteger os dados confidenciais com controle dos usuários.
 3- Diminuição de custos de armazenamento
Com Nuvens Privadas e Públicas é possível fazer uma combinação para construir uma Nuvem Híbrida, com baixo custo de utilização. Nas Nuvens Públicas pode-se, por exemplo, armazenar os arquivos mais acessados pela empresa e na Privada, as mais confidenciais. 

4- Facilidade no compartilhamento das informações

Para facilitar a vida das empresas e seus colaboradores, quando os dados estão concentrados e acessíveis na Internet, é mais fácil a troca de informações e atualizações de arquivos em tempo real, mesmo que as pessoas estejam fisicamente em diferentes locais.  

5- Armazenamento flexível

Na Nuvem é possível aumentar ou diminuir o espaço de armazenamento, dependendo da quantidade e tamanho de arquivos, contratando somente o serviço que será realmente utilizado. Neste caso, há corte de custo também.
Não tenha medo de fazer essa migração. Pesquise no mercado os melhores fornecedores e qual tipo de Nuvem mais se encaixa ao seu perfil.
Por:  - http://www.artigonal.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário