segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Vocábulos Japoneses em Manufatura Lean

filosofia de Manufatura Lean (Produção Enxuta), prática fabril que teve seu início no Japão em 1950 no chão-de-fábrica da Toyota por meio de seu mais notório diretor Taiichi Ohno (1912 – 1990), é uma prática produtiva essencialmente utilizada com o objetivo de eliminar ou minimizar atividades não agregadoras de valor ao produto final.

Esta filosofia é carregada de termos e expressões que, apesar da não popularidade do idioma como objeto de estudo internacional, continua em sua língua nativa, o japonês.
Abaixo segue a lista dos termos mais recorrentes dentro da manufatura Lean:
  • Chaku-Chaku

Método de condução do fluxo de uma só peça em uma célula em que as máquinas descarregam as peças automaticamente, de modo que o operador (ou operadores) possa levar uma peça diretamente de uma máquina à outra, sem parar para descarregar, economizando assim tempo e movimentos**.
  • Gemba

Termo compreendido como "local real", normalmente utilizado para o chão-de-fábrica ou qualquer lugar em que ocorre o trabalho que cria valor. Também grafado com "n": Genba**.
  • Heijunka

Nivelamento do tipo e da quantidade de produção durante um período fixo de tempo. Isso permite que a produção atenda eficientemente às exigências do cliente, ao mesmo tempo em que evita excesso de estoque, reduz custos, mão-de-obra e lead time de produção em todo o fluxo de valor**.
  • Hoshin Kanri

Uma ferramenta estratégica que auxilia na tomada de decisão das equipes executivas de empresas que focam seus recursos nas iniciativas críticas necessárias para o cumprimento dos objetivos de negócios da empresa. Esta prática unifica e alinha os recursos e também estabelece claramente a diferença entre as metas que são mensuráveis e as medições que são feitas regularmente do progresso obtido em direção aos principais objetivos*.
  • Jidoka

Fornecer às máquinas e aos operadores a habilidade de detectar quando uma condição anormal ocorreu e interromper imediatamente o trabalho. Isso possibilita que as operações construam a qualidade do produto em cada etapa do processo e separa os homens das máquinas para um trabalho mais eficiente. Jidoka é um dos dois pilares do Sistema de Produção Toyota**.

Determinado tipo de workshop “mão na massa”, em que se “aprende fazendo”. O termo significa literalmente “autoaprendizado”**.
  • Kaikaku

Melhoria radical e revolucionária de um fluxo de valor, a fim de rapidamente se criar mais valor com menos desperdício**.
  • Kaizen

Traduzida literalmente como “mudança para melhor”, o Kaizen refere-se à pequena melhoria incremental de uma atividade para criar maior valor com menos desperdício. Um evento Kaizen é um workshop altamente focado e orientado para a ação que tipicamente envolve uma equipe de 5 a 15 pessoas. Ele normalmente tem duração de três a cinco dias. O objetivo de um evento Kaizen é concentrado na melhoria de um processo específico*.
  • Kanban

O kanban é um dispositivo sinalizador que autoriza e dá instruções para a produção ou para a retirada de itens em um sistema puxado. O termo significa “sinais” ou “quadro de sinais”**.
  • Muda

Qualquer atividade que consuma recursos sem criar valor para o cliente. Dentro dessa categoria geral, é útil distinguir entre muda tipo 1, que consiste das atividades que não podem ser eliminadas imediatamente, e muda tipo 2, as atividades que podem ser rapidamente eliminadas por Kaizen**.
  • Mura

Falta de regularidade em uma operação, como altos e baixos na programação causados não pela demanda do cliente final, mas pelo sistema de produção, ou ritmo de trabalho irregular em uma operação, fazendo com que os operadores tenham picos de trabalho intensos e depois momentos de espera**.
  • Muri

Sobrecarga de equipamentos ou operadores, exigindo que operem em ritmo mais intenso ou acelerado, empregando mais força ou esforço, por um período maior de tempo do que podem suportar**.
  • Poka-Yoke

Um dispositivo ou procedimento à prova de erros que evita que um defeito passe para a próxima operação ou processo*.
* Definição do vocábulo extraído de TBM Consulting Group
** Definição do vocábulo extraído de Lean Intitute Brasi
Referências:
Glossário Lean. TBM Consulting Group. Disponível em <http://www.tbmcg.com.br/resource-center/lean-sigma-glossary-terms.html>
Vocabulário Lean Intitute Brasil. Disponível em <http://www.lean.org.br/vocabulario.aspx?>


Por Rogério Ramos - http://www.infoescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário