quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O que é Crowdsourcing? Explicação e exemplos

Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.
Até meados desta década, a moda era o outsourcing. As empresas se perguntavam “para que vou ter o trabalho de fazer algo que outra empresa faz melhor e mais barato?” e então contratavam essas empresas. Inúmeras empresas de outsourcing foram surgindo com diversas soluções e preços. 
  • E agora, para quem a empresa terceiriza este serviço? 
  • Como saber qual a melhor? 
  • Quanto tempo gastar procurando?

No modelo do crowdsourcing, a empresa consulta a nuvem (crowd) de produção, anuncia seu problema e determina um preço. 
Este processo tem o nome “broadcasting“. 
As pessoas e empresas desta nuvem surgem com as propostas (ou com a solução pronta) e você escolhe a melhor. E essas soluções podem vir desde amadores até os mais experientes.
E com a Internet, ficou fácil de organizar essas comunidades, daí que vem sua popularização. A idéia ainda não é muito popular no Brasil, mas muito difundida nos EUA
Exemplos de crowdsourcing:
  • ideias.me – Empresa brasileira que tem feito um ótimo trabalho para ajudar empresas a resolver seus problemas.
  • istockphoto.com – o sistema armazena milhões de fotos de milhares de fotógrafos. Hoje não é preciso contratar um fotógrafo. Basta entrar no site, pesquisar e comprar a foto.
  • Netflix – uma locadora  nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prêmio de 1 milhão de dollares para qualquer pessoa que elaborar um algorítmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o atual.
  • Fiat Mio – a Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projetar um novo carro conceito.
Mas antes de fazer uso deste modelo, tenha cuidado. Veja se não está havendo exploração de mão-de-obra, se a proposta de valor é boa para ambas as partes. Seja ético, sempre.
Fontes : Wikipedia (www.wikipedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário