quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ETIQUETA NO AMBIENTE DE TRABALHO


É cada vez mais comum encontrar ótimos profissionais na área técnica, mas que quando o assunto é comportamento, deixam muito a desejar.

Segundo Robert Levering, um excelente ambiente para trabalhar é aquele em que você confia nas pessoas para as quais trabalha, tem orgulho de fazer o que faz, e gosta das pessoas com as quais trabalha.


Para nós colaboradores, o que pode ter mudança imediata a partir do comportamento ético, educado e motivado é: “gostar das pessoas com as quais trabalha”.


Este artigo possui alguns aspectos importantes para profissionais e empresas que desejam melhorar as relações interpessoais e tornar o ambiente de trabalho um lugar agradável e de excelência.


1 - Respeite a língua portuguesa


Dominar o português, tanto na oralidade quanto para escrever e-mails, cartas e bilhetes, demonstra que você tem um nível básico de educação e está preparado para transitar e se comunicar em situações diversas. No trabalho, cuidado com o vocabulário, não use as gírias, e retome as lições de ortografia e de gramática quando surgirem dúvidas. Mantenha em um canto da mesa um dicionário e um manual de língua portuguesa – verdadeiros guias na hora de redigir textos.


2 - Celulares:


Durante reuniões de negócios, o profissional deve colocar o celular no silencioso e deixar as ligações para serem recebidas pela caixa postal. Tenha cuidado com o modo vibratório, pois o telefone pode fazer barulho.


Se for um assunto urgente, o profissional deve desculpar-se com seus colegas e sair da sala.


3 - E-mail:


O profissional deve usar, no e-mail, as mesmas regras de pontuação e concordância que usaria numa carta. É preciso ter cuidado para não parecer antiprofissional e preguiçoso. Bonequinhos ou símbolos não deverão ser usados.


Se o profissional pretende usar uma conta de e-mail pessoal para assuntos profissionais, deve escolher um endereço que tenha algum senso de profissionalismo. Evite endereços que sejam muito casuais ou pessoais.


No ambiente de trabalho, as pessoas devem ser cuidadosas ao "responder a todos" ou ao copiar outras pessoas em seus e-mails. Certifique-se de que a pessoa copiada realmente tem interesse no assunto.


4 - Maneiras ao telefone:


Quando ligar para uma pessoa, sempre pergunte se ela está disponível para falar antes de iniciar o assunto.


Na sua caixa postal, a mensagem deve conter seu nome, nome da empresa, departamento e cargo, além da garantia de que você retornará as ligações. Tente retornar em menos de 24 horas.


5 - O ambiente de trabalho não é sua casa


Tem gente que realmente faz do escritório sua segunda casa e passa a utilizar toda a infraestrutura do lugar – impressora, telefone, fax, copiadora. Uma vez ou outra, tudo bem. O problema é o exagero. É falta de educação e de ética. O ideal é resolver essas coisas fora do trabalho. Se você for chefe essa é a melhor oportunidade para dar exemplo.


6 - Guarde seus segredos


Equipe de trabalho em pouco tempo acaba virando uma espécie de família e, de repente, a gente está participando da vida pessoal do colega, dando palpite, pedindo opinião. Isso faz parte do ambiente de trabalho, porém tudo tem limite. O colega não precisa ouvir o sonho que você teve com o seu ex-namorado, uma fofoca, uma piada ou revelar detalhes do seu último encontro amoroso. O melhor é deixar o papo pra hora do almoço ou do café e, principalmente, captar se a sua companhia está interessada na conversa.


7 - O visual


Exercite o bom senso. “A embalagem que mostramos na empresa precisa ser coerente com a função que exercemos e nos ajuda a compor a imagem que esperamos que tenham da gente”, destaca a jornalista Inês de Castro, autora do livro A moda no trabalho (Ed. Panda Books). As regras costumam ser mais rígidas em grandes companhias e para quem visita clientes com frequência, porém algumas são universais, como evitar decotes, minissaias e vestidos curtos, transparências, barriga de fora, trajes justos. Perfume também é questão de etiqueta, não exagere!


8 - Lugar de comida é no refeitório


Existem dias em que é impossível parar para almoçar, e o jeito é pedir um sanduíche e almoçar ali mesmo na frente do computador, certo? Errado. Afinal, além de pouco saudável, o hábito é falta de ética profissional. Imagine se o chefe passa bem naquela hora e pega você de boca cheia, espanando as migalhas da roupa? Por mais corrido que esteja o dia, deixe o seu posto por uns minutinhos para ir ao refeitório ou até mesmo sair para um lanche rápido, pois isso certamente não vai fazer você perder o dia nem o cliente. Também serve para aquele café com biscoito no meio da tarde.


9 - Horários


Antes de aceitar a oferta do seu emprego atual com certeza você foi informada do horário que teria que cumprir, assim como dos benefícios a que teria direito e do salário que iria receber, certo? Então, respeitar hora de entrada e de saída é um dever seu. Cada organização tem sua forma de rigor quanto à pontualidade, o importante mesmo é cumprir a carga horária estabelecida.


10 - Boas maneiras


Para alcançar o sucesso profissional, seja qual for o seu emprego, inclui ser determinado e disciplinado, ousado, dentre outros atributos. Mas é preciso equilibrar esses ingredientes com um toque especial: as boas maneiras no trabalho.


- Qualquer pessoa gosta de ser tratada com atenção e com gentileza. Cumprimente todas as pessoas que encontrar, diga sempre “bom dia”, “boa tarde”. “Por favor”, “com licença” e “obrigado”.


- Pergunte aos seus colegas de trabalho como eles gostariam de ser tratados: senhor, senhora ou simplesmente, você. Evite tratar as pessoas com expressões como “meu bem”, “flor”, “querida”, “meu amor”. Pode soar como falsidade.


- Evite fofoca e grupinhos que espalham boatos. São atitudes que contaminam o ambiente e só resultam em intrigas, e muitas vezes você acabará sendo vítima.


- Um assunto em alta é a PROATIVIDADE. Um profissional proativo é definido como aquele que antecipa os futuros problemas, necessidades ou mudanças; que toma iniciativa; que se interessa. Mas, atenção e muito cuidado! É preciso buscar o equilíbrio, ou então você poderá passar a imagem de inconveniente, imaturo, chato e “entrão”.


São muitos os benefícios de um ambiente de trabalho íntegro e harmônico. Saber relacionar-se é fundamental e só poderá ser conquistado com a colaboração individual. Faça sua parte!

Por: Graciele Araújo de Oliveira Caetanowww.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário