quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dicas Poderosas Sobre Carreira

Em todas as minhas formações, seja na Especialização em Gestão de Empresas e Pessoas, Coach, Palestrante, Hipnoterapeuta, e, em todos os profundos estudos que faço para conhecer e ajudar o ser humano, permita-me dar a você algumas dicas valiosas para sua carreira, seja você um iniciante ou veterano no mercado de trabalho.

1ª. FAÇA MAIS QUE O COMBINADO

Ninguém ganha mais por fazer aquilo que combinou com seu chefe. Normalmente as pessoas nem isso fazem. Por isso, decretam o fracasso logo que começam numa profissão. Para ter uma carreira de sucesso, faça mais do que o combinado, não importa se a empresa é boa ou ruim, se o chefe é uma pessoa boa ou ruim. Enquanto estiver na empresa, vá além. O que você faz além do combinado, mesmo sem receber um centavo, imediatamente, por isso?

2ª. TRABALHE NA ESCURIDÃO

Sim, trabalhe na escuridão. Gente de sucesso trabalha enquanto as outras dormem. Não significa ser um maluco por trabalho e deixar de lado todo o resto. Quer dizer apenas que você precisa se dedicar fora do comum, em horários onde quem reclama da vida está assistindo novela ou no boteco jogando bilhar. Você também pode ver novelas, e pode jogar bilhar, enfim, pode fazer o que quiser, mas, sabe que na hora em que a coisa pega, você precisa ter disposição para trabalhar da meia noite as seis (isso não vale para quem trabalha normalmente nesse horário... rsss). 
Você lê em casa? 
Você estuda seu produto, mercado, a concorrência fora do horário normal de trabalho? Você pergunta se seu chefe precisa de ajuda depois do expediente? 
Cancela o jogo de futebol ou o passei no shopping se for necessário?

3ª. HONRE SUA PALAVRA

Meu pai sempre comprou fiado, não porque gostava, mas, porque a grana insistia em acabar antes do final do mês. Nunca assinou qualquer documento nas mercearias. Sabe qual era a primeira coisa que ele fazia quando recebia o pagamento? Passar em todas as mercearias pagando a conta. Hoje, infelizmente, vemos muita gente sem palavra, e, no aspecto profissional, a honra da palavra não passa do fim do período de experiência. Jamais quebre o que combinou, e, se for para quebrar, que seja para fazer mais. Caso a empresa onde trabalhe não cumpra o que prometeu, cumpra você. Logo surgem oportunidades para quem tem o coração limpo. 
Você tem coragem de olhar para o espelho e dizer: eu sempre cumpro minha palavra?

4ª. VALORIZE PEQUENAS COISAS

Não importa qual profissão você exerce agora nem quanto você ganha com ela. O que realmente importa é você valorizar o que tem no momento. Os indianos dizem que Deus tira tudo o que a gente não agradece ou não valoriza. Acredito nisso e vejo funcionando o tempo todo. Se você for mecânico, não reclame da vida, do salário, do chefe, da graxa. Faça o seu melhor trabalho como mecânico, até que Deus olhe pra você e pense: 
“Puxa, esse cara é um excelente profissional, nunca reclama de nada, ganha pouco, mas doa sua alma no trabalho. Vou dar um jeito de melhorar a vida dele”. 
Isso vale para todas as profissões. Seja você gari, porteiro, ajudante, assistente, secretária, empregado (a) doméstico (a), taxista, engenheiro, eletricista, pintor, professor. Nunca menospreze o trabalho que está na sua frente. É nele que você encontra dignidade e tem a oportunidade de mostrar a Deus, e ao mundo, o quanto você é bom, e, aí, o resto Ele faz, por conta própria ou usando alguém.

5ª. ESFORÇO VALE POUCO

É verdade, esforço vale pouco no mundo corporativo. O que vale são resultados. Claro que para você atingir resultados tem que, além de muita coisa, se esforçar. Mas as empresas não seguram muito tempo quem só se esforça, todavia, erra, dá prejuízo, é incompetente. Conheço muita gente esforçada, dedicada, no entanto, que vive cometendo os mesmos erros, dando resultados medíocres. É como o gerente financeiro que é esforçado, mas, um belo dia chega ao diretor geral e diz: Senhor, me esforcei, mas errei nos investimentos e estamos à beira de um colapso”. 
Se esforce, porém, para dar resultados. Não acredite na história de que o esforçado vai longe. O que o leva longe são os resultados que você apresenta.

6ª. CONTINUE

Sim, a vida da gente é um ato contínuo, não tem fim como nas novelas e filmes. 
Doeu? Continue. 
Sofreu? Continue. 
Fracassou? Continue. 
É um sucesso? Siga em frente. 
Deu alguns passos pra trás e já se acha velho para tentar novamente? 
Tome impulso (e fôlego) e continue. Na vida, não importa quantas vezes as coisas deram errado, não importa quantas vezes parou. O que vale é o ato de continuar, apesar de tudo, e só escrever fim depois de ter feito tudo, mas absolutamente tudo para que desse certo. Se fizer isso, dá certo, sem dúvida. Continue...

São dicas simples para você ser bem sucedido na profissão que está agora. Isso não significa que vá ganhar uma fortuna fazendo o que faz no momento, contudo, implica dizer que estará dando largos passos nessa direção, caso seja o seu desejo.

Grande abraço, torço por você campeão, campeã, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!
Fonte: Paulo Sérgio Buhrer - http://www.qualidadebrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário