terça-feira, 9 de setembro de 2014

Gestão Empresarial - que "bixo" é esse? - Conceitos

Está na moda falar sobre “Gestão Empresarial” e sua inteligência para facilitar o dia-a-dia do Gestor.

Com que conceitos entender a Gestão Empresarial? 

Para simplificar, sugerimos entender a Gestão Empresarial como sendo a prática de alinhar propósitos, pessoas e processos através de decisões, atividades, recursos, informações, relacionamentos e avaliações, tudo com suporte digital. Neste sentido, uma gestão bem-sucedida leva à diferenciação competitiva de uma empresa.

Enxergando a empresa como um organismo vivo (não engessado por excesso de burocracia e tecnocracia) em seu ecossistema corporativo (nas suas relações com os stakeholders), ela precisa dispor de competências capazes de sustentar um crescimento com lucro. É aqui que se justificam a profissionalização e modernização da Gestão Empresarial.

Muitas empresas fracassam por falta de práticas adequadas de Gestão Empresarial.Mesmo dispondo de conhecimento, muitas vezes não se sabe por onde COMEÇAR e como implementar melhorias.

Por onde começar? Uma avaliação dos processos gerenciais e operacionais permite identificar os pontos críticos, a “massa crítica” para indicar as ações de melhorias necessárias, com impacto direto no resultado financeiro.

Para facilitar a sua compreensão, vamos responder a algumas perguntas freqüentemente colocadas:

P 1: Como identificar se uma empresa realmente precisa de uma solução de Gestão Empresarial?
R 1: Se sua empresa tem até 20 colaboradores, já pode requerer a adoção de práticas modernas de Gestão Empresarial, que servem para prover soluções viáveis, de aplicabilidade imediata, em situações complexas.
Se sua empresa tem mais de 20 colaboradores, já precisa de um Modelo de Gestão Empresarial que desenha o processo de uma gestão executiva integrada.
Obviamente, a divisória acima é meramente indicativa, mas bem próxima da realidade.
P 2: Se a empresa necessita de uma solução de Gestão Empresarial, como se pode avaliar a dimensão e o escopo da mesma?
R 2: O melhor caminho é fazer uma avaliação diagnóstica, por mais simples que seja. Para saber por onde COMEÇAR, busque uma consultoria para ajudar a fazer um diagnóstico sobre o negócio atual versus negócio potencial, acompanhado de recomendações sobre possíveis soluções para reduzir a distância entre a situação atual e a potencial.

P 3: Por que é preciso sistematizar a Gestão Empresarial? 

R 3: Toda organização busca crescer com lucro de forma sustentável. Para alcançar esse anseio, a organização precisa ser competitiva: estabelecer seus objetivos, trabalhar suas vantagens competitivas e conquistar (e manter!) uma posição de liderança no segmento de atuação.

P 4: O que influencia o grau de competitividade?


R 4: O grau de competitividade depende diretamente do nível de produtividade da organização, medida pela relação entre o resultado produzido versus recurso consumido.
Para a empresa ser produtiva, não basta dominar a tecnologia do negócio; é preciso contar com pessoas dotadas de postura vencedora, orientadas para resultado e que incorporam as melhores práticas de gestão.

P 5: Como entender o conceito “Melhores Práticas de Gestão Empresarial”?
R 5: Melhores Práticas de Gestão Empresarial (best practices) são métodos e ferramentas gerenciais aplicados no dia-a-dia dentro do sistema de gestão, alinhados com os propósitos organizacionais, almejando algum resultado qualitativo ou quantitativo.

P 6: Quais são os pilares de um “bom” sistema de gestão?
R 6: Um bom sistema de Gestão Empresarial deve estar fundamentado em sete subsistemas, que são:
  • Clareza e Comunicação de Objetivos
  • Foco do (e não só no) Cliente
  • Agenda de Prioridades
  • Foco no Resultado
  • Envolvimento de Pessoas
  • Avaliação baseadas em fatos e números
  • Aprendizado contínuo
P 7: Como abordar estes subsistemas?
R 7: Uma organização eficiente dos subsistemas da Gestão Empresarial deve responder às seguintes questões:
  • Quais são os objetivos corporativos?
  • Por que os clientes deveriam nos escolher para fazer negócio?
  • Quais são as ações que perfazem 80% do resultado?
  • Quais são as contribuições individuais para o todo?
  • Como ampliar o comprometimento das pessoas com o resultado?
  • Quais informações são necessárias para a avaliação assertiva?
  • Como incentivar as pessoas para criar e inovar?
P 8: Como dar respostas “inteligentes”?
R 8: A Gestão Empresarial somente conseguirá dar respostas inteligentes, se estiver focada na competência essencial e centrada em torno de estratégia, pessoas, informação e operação.

P 9: Como entender as quatro competências essenciais corporativas?
R 9: Vamos partir para o seguinte entendimento:
- A Estratégia define o posicionamento competitivo frente aos stakeholders, que são colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores;
- A valorização das pessoas implica em lhes dar espaço para desenvolver o seu potencial produtivo;
- A Informação será trabalhada de modo a permitir acuracia e agilidade para a tomada de decisão, em todos os níveis organizacionais.
- A Operação será desenhada para a conquista e manutenção de vantagens competitivas no dia-a-dia da empresa.

P 10: Qual é o resultado esperado da implantação de uma Gestão Empresarial sistematizada?
R 10: O resultado esperado é uma Gestão Empresarial norteada para fazer da empresa a opção preferida para se fazer negócio, diferenciando-a através de criatividade e inovação contínuas, assegurando transparência e compartilhamento bem como sustentando produtividade e qualidade superiores ao concorrente.

Em resumo, é possível modernizar a gestão e a operação na busca de saltos de melhorias qualitativas e melhores resultados financeiros.

Gestão Empresarial – não um “bixo de sete cabeças”, mas a solução factível para fazer uma diferença no mundo corporativo.
Por: Werner Kugelmeier – Consultor Empresarial - http://www.gestaoempresarial.adm.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário