quinta-feira, 17 de julho de 2014

Como Contratar Consultoria?

Antigamente esta era uma atividade que enfrentava muita resistência por parte das empresas. Afinal, não é muito agradável discutir questões particulares do negócio com pessoas estranhas. 

Por outro lado sempre existia a possibilidade de que esse recurso poderia significar que a empresa não tinha competência para enfrentar os seus problemas. 

Hoje a situação está mais facilitada.
Há compreensão mais clara da contribuição e efetividade de um olhar externo sobre os negócios. Principalmente se for de profissionais competentes. Por isso no processo de contratação de consultoria não hesite em fazer pesquisas e buscar indicações, principalmente de clientes.

Na questão de visão externa as grandes empresas dispõem de um Conselho de Administração, dotado de profissionais gabaritados que exercem um olhar crítico para garantir sustentabilidade aos negócios. Esse olhar externo tem sido um fator de rara contribuição para os negócios em geral. O posicionamento isento e competências diferentes das alocadas no negócio podem fornecer uma análise mais abrangente das oportunidades e das dificuldades a operar. Mas será que as pequenas empresas precisam, ou melhor, poderiam suportar um processo de consultoria.,

Bem, costumo dizer, e já escrevi um artigo sobre isso, que os pequenos empresários não tem pequenos problemas. Aliás, ás vezes até o espaço de manobra é menor e, portanto, de solução mais difícil. Além do mais há problemas de ordem pessoal. Pequenas empresas, ou mesmo as médias empresas, são compostas, de maneira geral, por pessoas muito próximas, quando não familiares, o que dificulta um posicionamento profissional mais consistente e direto.

 Bem, mas voltando, porque as empresas contratam consultoria? Os motivos são muito variados, mas podemos citar alguns exemplos:
  • - Por questão dessa visão externa que possibilita uma revisão das ações organizacionais e de identificação de gargalos e de reposicionamento. Esta é um motivo recorrente das empresas na busca de consultorias que podem ser de várias expertises dependendo da necessidade mais emergente.
  • - Outro motivo refere-se á necessidade de maior velocidade e aprofundamento em determinado tipo de atividade. Interessante notar que nestas questões há sistemáticas para a contratação de profissionais aposentados e que, normalmente, detém expertise técnica específica para dar um impulso ao desenvolvimento dos negócios.
  • - Também encontramos empresas que necessitam de profissionais para analisar questões que envolvem relações pessoais onde uma visão externa e isenta sempre permite um posicionamento mais equilibrado e livre de comprometimentos. E poderíamos falar de muitos outros motivos, mas é importante entendermos como contracenar com as consultorias. Em primeiro lugar a necessidade não precisa estar clara, mas precisa ser discutida de maneira clara.

Um cliente, certa vez, me fez uma observação, no mínimo interessante. Ele disse: para os médicos e consultores é necessário ser sincero, senão se está jogando dinheiro fora.
É verdade. É necessária uma relação de clareza e definição de objetivos. Outra questão importante é a da definição das expectativas. Este é um ponto muito complicado. Os resultados, na ação da consultoria, dependem diretamente de uma ação conjunta entre Empresa e Consultoria. A responsabilidade é dividida. Até porque, como sou psicólogo entendo assim: a Consultoria assemelha-se muito á terapia. Você não vai a terapia para se tornar outra pessoa.

Vai-se á terapia para ser a mesma pessoa, melhor! Esse é o ponto. A empresa não pode ser despersonalizada. É determinante respeitar-se a Cultura Organizacional. 

E quando contratar uma consultoria? Este também é um ponto controverso. Mas é importante observar alguns sinais, como por exemplo. Há empresas que, no processo de sucessão iniciam o trabalho após o falecimento do sucedido. Ora, não há muito que fazer!

É necessário planejamento para um bom resultado. Mais uma vez vou pedir licença para fazer uma nova analogia. Quando devemos ir ao médico? Quando os sintomas forem intoleráveis? Lógico que não. Precisamos sentir os sinais e agir de maneira preventiva.

Com consultoria também é assim. Talvez devêssemos imaginar a possibilidade de um check up! Sem forçar a barra, mas a saúde dos negócios também tem sua importância. Bem o assunto é muito abrangente e poderíamos ir muito mais além, mas o importante é iniciar uma análise aberta de um recurso empresarial que, se bem administrado, pode trazer excelentes resultado

Fonte: Bernardo Leite Moreira - http://www.qualidadebrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário