quarta-feira, 25 de junho de 2014

Adeus, Zona de Conforto!

Uma boa parte das pessoas que conheço tem um desejo profundo, por vezes secreto, de empreender, trabalhar por conta própria, ser dona do próprio nariz.

A maioria sonha em ganhar milhões de reais, criar algo de valor, tornar-se independente financeiramente.


Empreender é uma virtude que não dá em árvores. Qualquer ideia precisa ser cultivada, regada e admirada com paciência para ser colhida no tempo certo e é justamente esse tempo que a maioria não consegue administrar.
O mundo moderno é imediatista, tudo é para ontem, o maior lucro possível hoje, no dia seguinte, no mês seguinte e, por conta disso, o processo de maturação da ideia acaba se perdendo, pois as regras básicas da administração são atropeladas.
Muitas pessoas querem empreender, mas falta-lhes coragem para quebrar o modelo mental adotado desde o dia em que decidiram trabalhar como empregados, o que torna ainda mais difícil a ruptura. Não foi diferente comigo, é um processo longo e doloroso.
É preciso ter coragem para deixar as benesses do vínculo empregatício: salário fixo, plano de saúde, décimo terceiro, vale-refeição, carros, bônus etc. O feitiço das organizações é imenso e a maioria não sabe como lidar com isso. A zona de conforto não é uma opção, mas tende a ser inevitável.
O lado bom de tudo isso é que são poucas as pessoas que desistem de sonho depois de mergulhar de corpo e alma para torná-lo realidade. Da mesma forma que o emprego fixo vicia, trabalhar por conta própria também vicia e acaba se tornando um desafio, do qual não queremos abrir mão, seja por orgulho ou pela própria vontade de prosperar.
Seja qual for o seu negócio, ele vai exigir uma estratégia de concepção, amadurecimento e consolidação em determinado período de tempo. Lembre-se: o tempo não dá saltos, então, é necessário paciência para cumprir cada etapa da melhor maneira possível.
A fase da CONCEPÇÃO está dividida em duas etapas:
  • 1) Objetivo claro: em que negócio (segmento) você está, o que você realmente vende (produto), qual é o seu público-alvo? 
  • 2) Obstáculos a serem superados: capital de investimento e capital de giro, local, equipe, tudo isso suportado por um bom plano de negócio.
A fase do AMADURECIMENTO (maturação) está dividida em três etapas:
  • 1) Desastre: pouco menos da metade dos negócios prospera após o primeiro ano, portanto, se você estiver do lado mais feliz, não olhe para trás. 
  • 2)Reflexão: como você chegou até aqui, quais são os  pontos fortes e fracos, o que ainda falta para melhorar. 
  • 3)Dilema: não consigo evoluir, o negócio estagnou, não era isso que eu imaginava, eu coloquei muito dinheiro no negócio. 
  • 4) Decisão: persistir ou desistir? Vale a pena continuar investindo dinheiro em algo que não tem futuro?
A fase de CONSOLIDAÇÃO é mais simples. Se você conseguiu resistiu a todas as tentações e superar todos os obstáculos, é hora de pensar no crescimento e na maneira de tornar uma referência no mercado para nunca mais perder a posição que você conquistou.
O mercado é cruel, quando você pensa que está bem, o concorrente copia descaradamente e aperfeiçoa o que você levou anos para consolidar, mas isso faz parte do seu processo de amadurecimento e da sua liberdade. Não existe nada mais degradante do que ser escravo da zona de conforto proporcionada por um trabalho que não faz o ser humano evoluir.
Pense nisso e empreenda mais e melhor!
Fonte: Jerônimo Mendes  - http://www.qualidadebrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário