quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Análise SWOT – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é um instrumento extremamente simples e poderoso para auxiliar o empreendedor a estabelecer seuPlanejamento estratégico. A análise SWOT é bem conhecida, e iremos aqui dar um roteiro para otimizar a elaboração da análise SWOT. 

 Análise SWOT – diagrama
A análise SWOT consiste basicamente em construir um sistema de quadrantes como ilustrado a seguir, identificando no Ambiente Interno quais são as Forças e Fraquezas, e no Ambiente Externo, quais são as Oportunidade e Ameaças.
Análise SWOT - Diagrama
Análise SWOT – Diagrama
O que são cada um destes elementos?

Análise SWOT – conceitos básicos

Businessman With Idea Concept by 89studio
Forças:

São possíveis exemplos de Forças de uma Organização:
Gestão Competente – Marca Forte – Liquidez – Reputação de produtos e/ou serviços – Estabilidade Financeira – Boas instalações e equipamentos – Capacidade de inovação – Localização da empresa (que pode também ser uma fraqueza) – Qualidade dos produtos
Fraquezas:
Fraquezas de uma Organização poderiam ser:
Baixa visibilidade – Falta de diferenciação – Comunicação deficiente – Falta de coesão na administração – Equipe insuficientemente capacitada – Reputação duvidosa
Oportunidades:
No Ambiente Externo, exemplos de Oportunidades são:
Mercado em expansão – Alianças estratégicas – Novo segmento no mercado – Demanda de novos produtos e/ou serviços – Saída de um concorrente
Ameaças:
Novos concorrentes – Guerra de preços – Concorrência predatória – Novas tecnologias (pode ser Oportunidade ou Ameaça, conforme se detenha ou não novas tecnologias) – Crise econômica – Instabilidade política – Novos tributos

Análise SWOT – perguntas a serem feitas

Para identificar os elementos que compõem a análise SWOT, há algumas perguntas que nos auxiliam a sair da subjetividade:
Forças:
Que vantagens sua Organização tem?
Em que sua Organização é melhor que a concorrência?
O que é visto como Força de sua organização pelo mercado?
O que seus clientes apreciam em sua Organização?
Quais são os produtos e serviços em que sua Organização faz a diferença?
Fraquezas:
Onde sua Organização pode melhorar?
O que seus clientes não apreciam em sua Orgnização?
O que já o fez perder clientes?
Oportunidades:
Quais são as tendências do mercado?
Há previsão de melhorias urbanas em sua localização?
Há previsão de eventos em sua área de negócios?
Algum programa de governo pode lhe carrear clientes ou serviços?
Ameaças:
Há novos produtos ou serviços surgindo em seu mercado?
Há novos concorrentes se instalando em sua área?
Há mudanças tecnológicas que possam afetar seus processos ou produtos?

Análise SWOT – da Análise ao Planejamento estratégico

Uma vez identificadas as Forças e Fraquezas, Ameaças e Oportunidades, como tirar desta análise insumos pra o nosso planejamento estratégico?
Devemos, em diagrama similar ao anterior, avaliar as conjunções (Forças e Fraquezas) x (Oportunidades e Ameaças):
Análise SWOT - estratégias
Análise SWOT – estratégias
Desenvolvimento (Forças + Oportunidades):
Aproveitar ao máximo as Forças para maximizar as Oportunidades.
Crescimento (Fraquezas + Oportunidades):
Desenvolver estratégias que minimizem as Fraquezas, e otimizem usufruir das Oportunidades.
Manutenção (Forças + Ameaças):
Potencializar as Forças para minimizar os efeitos das ameaças.
Sobrevivência (Fraquezas + Ameaças):
Desenvolver estratégias que minimizem as Fraquezas, e possivelmente, contornem as Ameaças.

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