segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ansiedade - Transtorno Atinge Mais de 10 Milhões no Mundo

Ansiedade é uma condição comum, mas exagerada causa transtornos. 

O termo “estado de ansiedade” refere-se condição à uma humana, que pode ser provocada por situações externas, são eventos ocorridos em desastres naturais, por exemplo Torres do World Trade Center na cidade de nova York e situações de preocupação imaginária,  giram em torno de questões com a incapacidade de enfrentar problemas, expectativa de uma avaliação negativa de outras pessoas, o receio de mau desempenho e preocupações somáticas.

Um grande leque de sintomas físicos pode estar associado a estas situações de ansiedade. Incluem tensão muscular, espasmos e tremores, inquietação, fadigas, falta de ar, diarreia, ondas de calor e arrepios de frio, dificuldade para engolir, sudorese, dores no peito, formigamento nos pés, tontura e sentimento de irrealidade.

A condição inesperada e intensa dessas sensações frequentemente leva os pacientes a acreditarem que correm perigo de desastres físicos ou mentais como o desmaio, um ataque cardíaco, perda de controle ou sentimento que estão enlouquecendo.

Os transtornos de ansiedade em geral se manifestam repentinamente, sendo a idade de início mais comum àquela que se situa por volta de 25 à 30 anos.

“A pessoa ansiosa se preocupa por coisas que ainda não aconteceram. Com isso, ela fica estagnada por não conseguir tomar uma decisão”, explica a psicóloga Graça Miquelutti Camargo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade atinge mais de 10 milhões de pessoas no mundo inteiro, no entanto é mais comum em mulheres.

Inicialmente, pessoas quando percebem mal estar, não reconhecem seus problemas como ‘ansiedade’. 

A primeira busca de ajuda, geralmente ocorre em pronto socorro ou um clinico geral e o primeiro encaminhamento a um especialista pode ser a uma clínica para doenças neurológicas, cardiológica ou respiratória, e quando se apresentam para um tratamento psiquiátrico, é comum que tenham dúvidas sobre a natureza psicológica e comportamental de seus sintomas.

Buscar ajuda de um psicólogo especialista, para as pessoas com ansiedade, minimiza a trajetória do sofrimento. A função importante do psicólogo é a avaliação da necessidade desta ajuda, estabelecendo se há alguma situação que deva ser tratada com urgência, para diminuir possíveis prejuízos, sociais ou familiares.

Dica da psicóloga: A prática de exercício físico, sono saudável e atividades de lazer, mudam a rotina diária, ajudam a aliviar o estresse e consequentemente a ansiedade.

Sintomas da Ansiedade
  • Preocupação, tensão ou medo exagerado;
  •  Sensação contínua de que um desastre ou algo ruim vai acontecer;
  • Preocupação exagerada com a saúde, dinheiro, família ou trabalho;
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes;
  • Dificuldade de concentração;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade e perda de controle;
  • Pavor depois de uma situação difícil.
Fonte: Alika Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário