sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Construa o seu Cenário

O tempo onde quase tudo era previsível cede lugar ao novo, ao desconhecido. A era das escolhas está aí à nossa porta nos oferecendo uns cem números de estilos de vida, produtos e serviços, informações via rede, o mundo está acessível com um pequeno click no mouse.

Agora é hora de você aprender a construir o seu próprio cenário, ser o responsável pelo seu destino, planejar e enfrentar adversidades sempre em busca de novas conquistas.

Mas, como construir o seu próprio cenário?

Veja abaixo alguns pontos que podem auxiliá-lo na condução da sua carreira e na criação de novas oportunidades. Vamos a eles:
  • Crie e reavalie sempre sua estratégia. 
Não confunda planejamento com estratégia. Ambos são complementares, mas estratégia tem a ver com a visão de longo prazo em “criar um ambiente produtivo”, como afirma o especialista Michael Porter. Toda empresa tem ou deveria ter uma estratégia, mas quando falamos de estratégia pessoal são poucos os que conseguem saber exatamente onde pretendem chegar. Estratégia tem a ver com perguntas e respostas:
  • O que espero de minha carreira?
  • Quais são as competências essenciais para ter um relativo sucesso em minha profissão?
  • O que meus concorrentes fazem ou tem que eu não faço ou tenho?
  • Tenho aptidão para seguir outra carreira?
  • O que faço hoje é o que eu gostaria de estar fazendo daqui a cinco, dez ou vinte anos?
  • Minha carreira está no mesmo ponto de que há cinco anos atrás. Evolui em quê ou estagnou por quê?
 As perguntas podem ser muitas, por isso monte o seu próprio questionário, faça um diagnóstico de sua carreira e crie uma estratégia, revise de tempos em tempos, seis meses, uma vez por ano, o que importa é ter um horizonte a seguir.
  •  Questione suas certezas
 Quais são minhas verdades? 
Minhas crenças e valores estão sendo atualizados? 
Perceba que a mesma informação reorganizada pode gerar vários tipos de conhecimentos. Qual é a sua leitura do mundo atual? Muitos dos sonhos de ontem são realidades banais hoje. Velhas soluções já não nos servem mais. Para construir o seu cenário é preciso reavaliar suas ações, buscar o novo e não temer ser diferente.
  • Busque o autoconhecimento
 É vital que você conheça a si mesmo. 
Quais são minhas limitações?
 Em que sou excelente? 
O que gosto de fazer? 
Sou uma pessoa de fácil relacionamento? 
O seu cenário somente vai se concretizar se for condizente com o seu perfil pessoal e sua capacidade de realização. É preciso aliar o seu conhecimento, às suas habilidades e ao seu querer, vontade de fazer. É preciso acreditar, ter atitude e trabalhar muito para que o sonho se torne realidade.
  • Faça atividades que agreguem valor
 Quer crescer no emprego atual? Faça mais do que os outros, não só no sentido da realização da tarefa, mas sim em conhecer o mercado atual, nossos concorrentes, clientes principais, etapas do processo e não perca oportunidades de interagir com outros setores da empresa.
  •  Seja um especialista, mas com muita flexibilidade
 As empresas buscam pessoas flexíveis, criativas, mas o que não significa que a era da especialização está chegando ao seu final. Muito pelo contrário, hoje, somente na área de treinamento temos cursos para tudo, os temas estão cada vez mais segmentados e focados em uma área específica. Porém, a visão do todo é fundamental e vital para a ascensão de sua carreira. A miopia corporativa deve dar lugar à visão 360 graus com setores interdependentes praticando a ajuda mútua e foco integrado no resultado.

Construir o seu cenário exige visão e ação, atenção aos detalhes, aos riscos. Desenvolvimento, adequação e aquisição de novas competências. É ir muito além do esperado, seguir o arco-íris em busca do pote de ouro. O tamanho do pote? Bem... depende do tamanho do seu sonho e da magnitude do seu trabalho, mas tenha a certeza que ele está lá pronto para ser conquistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário