domingo, 8 de setembro de 2013

“Dia Nacional do Administrador”

Comemora-se no dia nove de setembro o “Dia Nacional do Administrador”, esta comemoração se dá nesta data devido a assinatura da Lei n.º 4769 de 09 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador e também os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). 

O dia do Administrador foi instituído pela Resolução do Conselho Federal de Administração nº 65/68, de 09/12/68. 

Qual a função do Administrador? 

Este profissional é responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada. 

A atuação do Administrador é bastante ampla, sendo necessário em todo tipo de empresas. 

Ele atua em diversas áreas como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, material e patrimônio, mercadológica, produção, recrutamento e seleção de pessoas, orçamento e organização, sistemas e métodos.  entre outras, pois o Administrador é um profissional de múltiplas competências.

O Administrador é um profissional de destaque na nossa sociedade, é ele que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e consequentemente da sociedade em geral. 

Administrar segundo os nossos dicionários é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Segundo Peter Drucker, um guru na área de Administração “administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcional”. 

As características para ser um bom Administrador:
  • Ser proativo, saber gerenciar uma equipe e ter espírito de liderança são algumas delas. Além disso, tem que saber planejar ações, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade.
A profissão de Administrador vem evoluindo ao longo dos tempos e já consolidou uma imagem de profissional que atua com visão sistêmica da organização e a partir daí, consegue as condições necessárias de articular as suas diversas áreas. 

Parabéns Administradores, profissionais de múltiplas competências.

Por: Adm. Prof. MSc, Jorge Henrique M. Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário