segunda-feira, 3 de junho de 2013

Consultoria Empresarial


Quais São as Causas do Aumento da Demanda Por Consultores? 

O Que é Necessário Para se Tornar Consultor Empresarial? 

Qual o Perfil Ideal de Um Consultor?

Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à organização que assume a responsabilidade de auxiliar os dirigentes da empresa nas suas decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.

A Consultoria representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois as pessoas sempre têm prestado auxílio e realizado consultas a outras, nos mais diversos assuntos.

Mas, somente nas últimas décadas é que ela se tornou uma atividade remunerada e conseqüentemente um negócio, o qual vem apresentando grande desenvolvimento.

Esse desenvolvimento é sustentado pelo crescimento da competitividade das indústrias brasileiras e pelos novos estilos de administração das organizações.

Diante disso, pode-se perceber que as principais causas do aumento de demanda por consultoria empresarial são a busca de novos conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia e a necessidade das organizações em obter vantagem competitiva perante a concorrência.

O incremento dos processos de terceirização e a necessidade das empresas de melhorarem continuamente são fatores que contribuem para o aumento da demanda por Consultoria Empresarial.

Porém, o aumento do número de professores e universidades que prestam serviços de consultoria também contribui decisivamente para o aumento dessa demanda.

Embora a maioria das universidades – principalmente as de Administração – esteja relativamente distante das realidades empresariais, certamente essa é uma tendência importante a ser considerada.

Atualmente os principais serviços que essas instituições prestam para as organizações são relativos à pesquisa e ao treinamento de funcionários.

Mas, pode-se considerar que a representatividade dos serviços de consultoria para os professores das universidades deverá ser cada vez maior, em função da evolução natural desse negócio no cenário nacional.    

A Consultoria Empresarial pode ser considerada uma profissão, bem como um negócio perigoso porque é muito fácil uma pessoa despreparada aventurar-se neste setor de atuação.
Porém, o principal problema é manter-se, pois esta profissão requer vocação e competência.

Plano de Carreira Para Professores Atuarem Como Consultores

O Plano de Carreira de um Consultor Empresarial deve estar baseado no seguinte tripé:

1. Sustentação Conceitual:
A carreira de um consultor deve ser efetivada através de um bom curso de pós-graduação na área de atuação escolhida, podendo ser um curso “Lato Sensu” se o foco for a obtenção de conceitos relacionados à abordagem prática, ou um curso “Stricto Sensu” se o consultor quiser atuar como professor em universidades renomadas, obtendo sinergia profissional.

2. Experiência Profissional Com Foco de Atuação:
O consultor deve ter um foco de atuação. Ou seja, ele deverá ser “especialista” em um determinado assunto, o qual se tornará seu “produto” ofertado ao mercado.

3. Publicações Com Apresentações:
O consultor procurar escrever artigos, pareceres e livros, bem como as correspondentes apresentações por meio de seminários, palestras e treinamentos em geral.
Dessa forma, para o professor se efetivar como consultor deve redigir não apenas relatórios para as empresas-clientes, mas também escrever livros, artigos e realizar palestras e conferências.

A forma como ele expõe suas idéias representa a abordagem máxima para a atividade mercadológica e de desenvolvimento profissional do consultor.

Sendo assim, pode-se concluir que a Consultoria Empresarial é para os professores universitários – com elevado conhecimento sustentado em algum assunto técnico-administrativo – uma das melhores formas de consolidar um futuro profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário