quinta-feira, 7 de março de 2013

Vendedor C.O.M.P.L.E.T.O

Ao criar o acrônimo do vendedor COMPLETO, conclui que ele serve para que você, que sabe que a todo o momento estamos vendendo, seja lá o que for, tenha maior sucesso na sua vida profissional.

Significa o seguinte:

C – competência
Nada melhor para subir na vida do que ser competente. Por competente entenda fazer benfeito o que você foi contratado e pago para fazer. Por isso, como vendedor, aprenda tudo quanto puder sobre seu produto/serviço, o mercado em que atua, as estratégias da sua empresa, sobre a concorrência, e, claro, sobre seus potenciais clientes.

O – oportunidade
O sucesso acontece quando aproveitamos ou criamos oportunidades durante nossa trajetória. As oportunidades são como o ônibus que você espera no ponto. Se perder a hora, se distrair e não der sinal de que quer subir nele, vai perdê-lo. Dá para pegar outro ônibus? Claro que sim, mas, talvez você não chegue mais a tempo no destino.

M – motivação
Precisamos de motivação quando estamos no topo e quando estamos lá embaixo. Vejo as pessoas confundindo motivação com euforia, alegria, e não é nada disso. Motivação é você levantar do sofá e ir fazer o que precisa ser feito, mesmo que, aparentemente, não consiga ver motivos para agir assim. Vendedores desmotivados jamais terão resultados tão expressivos enquanto não descobrirem a fonte motivacional que cochila dentro de cada um.

P – persistência
Já ouvi dizer que sucesso é uma consequência da paciência somada à persistência. Persistir não significa ser teimoso, ou seja, mesmo sabendo que determinado projeto já afundou, por orgulho ferido, continuar nele. Persistência diz respeito a quando você está dando um monte de marretada no dedo, continuar, pois nota que se mudar um pouco para a esquerda ou para a direita, vai conseguir o que deseja. Fico triste ao ver pessoas jogando as chaves das portas do sucesso pela janela, sendo que bastava forçar mais um pouquinho que a porta se abriria.

L – lealdade
Nada melhor do que ser leal, seguir seus princípios, valores, e solidificar sua carreira sobre os firmes alicerces da lealdade. E, compreender que ser leal significa você dizer não para quem quer que você saia dos trilhos, que engane clientes, por exemplo, empurrando para eles produtos ou serviços que não prestam. Ser leal tem a ver com ética, integridade, e, quando se fala nisso, não deve existir flexibilidade.

E – energia
Precisamos de vendedores com energia, que é como se tivessem levado uma injeção de adrenalina nas veias. Os clientes gostam de fazer negócios com gente pra cima, alegre. A fonte para sua energia está no sentido que você dá as coisas, e, externamente, em cuidar da saúde física e mental. Ninguém consegue sucesso se estiver doente. Cuide disso.

T – trabalho
Trabalhe bastante, mas, certo. Feliz ou infelizmente, trabalho duro nem sempre significa sucesso financeiro, porém, significa dignidade de poder levar, ao menos, pão e leite para casa. Procure dentro de você alguma profissão que lhe faça brilhar os olhos. Fica mais fácil ser bem-sucedido na carreira se fizermos aquilo que nos dá prazer, contudo, tenho notado que mais importante que isso é você aprender a gostar do que faz e a dar o seu melhor no que tem pela frente.

O – orgulho
Tenha orgulho da sua história. Não esconda seus erros ou frustrações, as vendas que não fechou e os negócios que perdeu. A maioria das coisas dá errado na vida da gente antes de dar certo (Drucker). Se renegarmos nossa história, talvez as pessoas pensem que nunca erramos e que somos super heróis. O problema é que as frustraremos cedo ou tarde, afinal, somos falíveis. O importante para você ter orgulho da sua história é folhear as páginas anteriores do livro da sua vida e perceber que vem evoluindo sempre.
Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!

Fonte: Vendedor C.O.M.P.L.E.T.O
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