terça-feira, 5 de março de 2013

Engessamento mental

Quando uma pessoa quebra um braço, por exemplo, uma das primeiras decisões médicas é engessá-lo para que a cura seja mais rápida.
Mas, o engessamento não é bom para tudo, principalmente, quando se fala da mente.
Infelizmente, um dos maiores causadores de carreiras malsucedidas, empresas falidas, vidas deterioradas, é o engessamento mental.
Pessoas que parecem colocar uma viseira, uma venda, não nos olhos, mas, no cérebro, e se fecham em seu mundo, que pode parecer um conto de fadas, mas, na verdade, acaba se tornando um filme de terror.
Além de não atuarem como protagonistas do filme de suas vidas, elas perdem muitas oportunidades, pois, fechadas em suas misérias, medos, e, na acomodação, algumas chegam a declarar que oportunidades não existem.
  • Na profissão, são pessoas que fazem sempre do mesmo jeito, e, alegam que não há maneiras diferentes de fazer o que fazem, até que alguém com mais abertura mental toma seu lugar.

Mas, por qual motivo muitos sofrem de engessamento mental? Há dezenas de causas, mas, destaco três:
1. Falta de senso crítico: as pessoas que aceitam tudo, sem discutir, questionar, analisar, rapidamente são acometidas pelo engessamento mental. 
Não estou dizendo para você se tornar uma pessoa briguenta, que cria discussões meramente por prazer. Falo de você fazer análises daquilo que está vendo, ouvindo e fazendo. Uma tarefa, por exemplo, precisa ser revista constantemente, para perceber se já não há outras formas de realizá-la. Equipamentos, sistemas, estruturas, com frequência devem ser analisadas. Caso contrário, ainda estaríamos usando máquinas de datilografia. Alguém teve que desengessar a mente para que os computadores surgissem. 
Dê uma boa olhada ao redor da sua empresa, do seu departamento, e veja quantas coisas poderiam estar sendo feitas de maneiras diferentes, mais eficientes, eficazes, que economizariam tempo, dinheiro e muita energia de todos;
2. Achar que sabe tudo: é impossível chegar à perfeição, mas, é perfeitamente possível buscá-la. 
Uma das maneiras mais práticas de engessar a mente é acreditar que não há mais nada a ser aprendido. Há pessoas que quebram empresas pelo fato de se fecharem em suas salas e acharem que são os únicos que podem tomar decisões, e que não precisam da opinião dos outros. 
Outras destroem uma carreira que poderia ser brilhante, pelo simples fato de não aceitar que estão ficando para trás na tecnologia, no capital intelectual, nas ideias.
3. Achar que não sabe nada: o contrário também é verdadeiro. Ninguém é tão tolo a ponto de errar em tudo na vida. 
Sempre há algo que fazemos bem, só precisamos aprender a não deixar o que fazemos de errado acobertar aquilo que fazemos benfeito. Tanto quem acredita que já sabe tudo quanto aquele que diz não saber nada se fecham em um mundinho, sem perceber o universo do lado de fora.
  • Por isso, você que quer crescer na vida, fazer a diferença no mundo, ter conforto, riqueza, tanto exterior quanto interior, não pode aceitar passivamente os acontecimentos, tampouco se julgar autossuficiente, alegando que não precisa de ninguém no mundo para se dar bem, muito menos ainda pensar que está fadado ao fracasso por crer que não sabe fazer nada direito.
Questione suas crenças, pensamentos, ideias, duvide sadiamente das pessoas, não permita que nada se fixe nos solos da sua mente sem que receba a devida análise.
  • Tire o gesso da sua mente, limpe a vidraça, arrede as cortinas para que a luz do sol penetre. Essa luz pode até atrapalhar um pouquinho você de ver o filme na TV, mas, é essa mesma luz que traz consigo a possibilidade de iluminar toda a sua casa.

Pense nisso, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!
Por: Paulo Sérgio Buhrer - http://www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário