quarta-feira, 6 de março de 2013

Como Fazer Qualquer Chefe Perder a Paciência


Para descontrairmos, vamos elencar 8 frases que qualquer chefe perderia a paciência:
  • 1- “Sabe aquele projeto que deveríamos entregar amanhã? Então, não vou dar conta”
 É importante comunicar ao chefe quando um projeto está ameaçado e dar a notícia antes de a situação ficar crítica. Esconder o problema até o último minuto pode transformar uma simples lombada na pista em um engavetamento monstruoso. Dê ao gerente de projetos a oportunidade de sanar um acontecimento que pode comprometer o resultado.
  • 2- “Isso não é minha função”
 A falta de mão de obra fez aumentar o valor de profissionais de TI dispostos a resolver qualquer problema que apareça. Não é uma questão só de moral, de entregar-se pelo bem do coletivo. Os benefícios de um comportamento que o motiva a se mobilizar fora da própria zona de conforto aparecem quando você percebe que suas habilidades foram agraciadas e que adquiriu experiência, abrindo as portas em sua carreira profissional.
  • 3- “Ah, então era isso que você queria? Foi mal ”
Quando não souber exatamente o que é esperado de você, peça que expliquem melhor quando surgir a dúvida. É melhor do que sair disparado em uma direção para, depois, ver que era o caminho errado.  
Perguntar sobre os detalhes de uma tarefa antes de iniciá-la também demonstra que você está pensando de maneira estratégica, no lugar de limitar-se a cumprir ordens. Um exemplo é perguntar: “Querem que eu rode esse teste nos outros servidores também, para ver se há problemas?”
  • 4- “Fulano(a) é uma mala! Por favor, tome providências”  
Faça tudo que estiver o seu alcance antes de perturbar o gerente com questões de relacionamento pessoal na empresa. Seu colega não o atende por email? Já tentou falar com ele pelo telefone ou até fazer uma aproximação pessoal? Mas atenção: condutas que violam os preceitos básicos de relacionamento profissional devem ser imediatamente informadas ao gerente.
  • 5-“É chato dizer isso, mas é tudo culpa de sicrano(a)” 
Quem avalia o desempenho dos integrantes da equipe é o gerente. Quando um projeto não sai de acordo com o esperado, mostre eficiência e dê sugestões de como melhorar resultados futuros, em vez de liderar a caça às bruxas. Sublinhar faltas e deficiências dos outros não inspira confiança em sua habilidade de trabalhar em equipe.
  • 6- “Quer ser meu amigo no Facebook?” 
Convidar um chefe a entrar para seu seleto grupo de amigos na rede social não leva a lugar algum. Na melhor das hipóteses – aquela em que o chefe aceita figurar entre seus “amigos” – essa operação pode resultar em desastre, no caso de detalhes íntimos e pessoais criarem manchas em sua imagem profissional.
Fique atento para o fato de que vários chefes preferem manter clara a fronteira entre o profissional e o privado. Quase metade dos entrevistados em pesquisa disse não se sentir confortável sendo amigo de seus subordinados.
  • 7- “Achava que você não precisasse saber disso”  
Mesmo os gerentes que deixam a equipe trabalhar com liberdade e limitam seu envolvimento à observação fazem questão de ser informados sobre o andar da carruagem. Ao enfrentar uma situação em que não sabe ao certo se deve ou não passar o problema adiante, faça de conta que é você o chefe e pergunte: Quero saber disso? Essa informação vai ajudar a melhorar a performance da equipe e otimizará os resultados?
Até informações do tipo “está tudo conforme esperado” são valiosas. Elas demonstram que você está efetivamente no controle da situação.
  • 8- “Fui!” 
Substituir alguém em uma equipe enquanto as engrenagens se movem é um processo custoso na perspectiva financeira e de tempo. Aliás, manter os integrantes de um time a bordo constitui, muito provavelmente, uma das maiores atribuições da gerência.
No lugar de manter seu chefe às escuras quando o seu objetivo é largar a empresa, ponha as motivações para o seu desligamento em pauta na próxima vez que tiver a oportunidade de conversar com ele.  Seu chefe poderá lhe surpreender e dar cabo daquilo que o aborrece. E mais: a informação que você vai dar irá alertar a gerência para possíveis entraves e fatos que podem afundar toda uma equipe, e não apenas a você.
Fonte: http://cio.uol.com.br/gestao/2013/01/30/oito-frases-que-podem-fazer-qualquer-chefe-perder-a-paciencia/

Depois de rirmos com isto, vamos pensar seriamente: As atitudes acima não são apenas para um chefe perder a paciência. São atitudes antiprofissionais.
Se queremos evoluir como pessoas em nosso trabalho, não devemos ter desídea, falta de visão e principalmente o famoso “tô nem aí” com a empresa. 
Precisamos estar conectados com tudo que acontece ao nosso lado e com todos que fazem parte do trabalho.
Convido-o a ler novamente as oito frases nesta nova ótica: 
  • O que representa cada uma delas dentro da minha empresa? 
  • Conheço colegas com estas características? 
  • Tenho eu que pensar em algo que estou fazendo neste sentido?

Enfim,
Não apenas por fazer o chefe perder a paciência, mas pela manutenção do trabalho, vamos evoluir, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário