quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Os Quatros Níveis de Liderança

Uma pesquisa apontou como as pessoas se tornaram lideres: 10% talento natural, 05% consequência de líderes, 85% influência de outros líderes. Se você está galgando, dentro da sua organização, alcançar níveis mais elevados de liderança, saiba que você passará por esses quatro níveis:

1. Posição ou Cargo: 
As pessoas o seguem porque têm que fazer.  A liderança está fundamentada na sua posição e sua influência não se estenderá além das fronteiras definidas pela descrição do seu cargo.  Um líder que deseja que as pessoas o sigam simplesmente porque ele é "o chefe" logo perderá o respeito de seus liderados. Quanto mais permanecer neste nível, maior será o turnover de sua organização e mais baixo será seu nível de influência.

2. Relacionamentos: 
À medida que os seguidores confiam e gostam de seu líder, começam a segui-lo porque assim desejam fazer. É neste nível que o trabalho começa a ficar gostoso.  Contudo, permanecer por muito tempo neste nível, sem elevar os índices de produtividade faz com que pessoas altamente motivadas fiquem inquietas.

3. Capacidade ou Resultados: 
Nesse nível sua influência está consolidada, o respeito aumenta por causa daquilo que o líder e os subordinados alcançam juntos. As pessoas começam a seguir o líder em razão do que ele fez pela equipe ou pela organização. Este é o nível em que se percebe a liderança propriamente dita. Os problemas são resolvidos com o menor esforço, metas alcançadas mais rapidamente, moral das pessoas é mais elevado, turnover baixa e a lucratividade aumenta.

4. Desenvolvimento de Pessoas:
Os maiores líderes tem a visão de ajudar pessoas a se desenvolverem de modo que alcancem seu máximo potencial. A maturidade faz com que seu foco mude, saindo da preocupação de inspirar e conduzir seguidores para a capacitação de outros líderes. Como resultado, elas o respeitam não apenas por aquilo que fez pelo time, mas também pelo que fez a elas a nível pessoal.

Fonte: http://www.qualidadebrasil.com.br - COLUNISTAS: PROF. MENEGATTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário