quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PDCA na Carreira Profissional


Você já parou para pensar como podemos evoluir em nossas metas profissionais através de uma constante avaliação de nossas buscas no dia a dia.
O PDCA além de ser uma ótima ferramenta para o uso da melhoria continua, pode ser utilizada em nossa carreira profissional.

Mas como aplicar este método na carreira profissional?
  • Plan = Planejamento

Imagine sua vida sem metas e ao mesmo tempo você buscando constantemente um cargo de melhor posição, muito bom, a vida profissional deve ser considerada algo sem limites, para isso é claro devemos lembrar que tudo deve ter planejamento.
  • Capacitação;
  • Adequação de um perfil competitivo;
  • Marketing direcionado de seu currículo;
No caso do marketing direcionado do currículo, você usa sua experiência para se destacar em busca de um resultado, mas como você faz este marketing?
 Para 100.000 ou para 10.
Nem sempre a quantidade é o ideal, e sim direcionar sua busca em empresas onde você pode de fato atender o perfil da mesma, para isso estabeleça uma meta e não seja parte um resultado negativo do mercado de trabalho.
  • Do = Execução

Neste exato momento você tem em suas mãos o seu currículo e nomes de empresas, mas acalme-se nem tudo o que reluz é ouro, então que tal você fazer uma pesquisa mais afinada sobre cada empresa? Isso mesmo, vamos executar as atividades conforme o plano de ação abaixo, potencializando a sua busca.
  • História da empresa;
  • Produtos e serviços;
  • Potenciais de mercado;
  • Diferencial em relação aos concorrentes.
Mas o que isso lhe importa? Muito, atualmente ter informação privilegiada gera um Plus na hora da entrevista, e a segurança durante a entrevista é primordial, não custa nada você se dedicar um pouco antes não é?
  • Check = Verificação

Avaliar seus resultados diariamente é necessário, pois o diferencial de um profissional em busca de recolocação ou até mesmo de um destaque em sua carreira, é exatamente o resultado de suas ações.
Imagine quantas pessoas neste exato momento estão em busca da mesma vaga que você? Até mesmo se você está empregado, quantos colegas de trabalho querem o mesmo que você? 
E neste sentido, vamos utilizar a estratégica de marketing, ou seja, qual o seu diferencial?
A verificação de sua carreira ou de busca é exatamente fazer a cada dia algo novo, não esperar chegar até você e sim ao inverso disso, você deve se tornar um atrativo em potencial.
Para isso a verificação deve estar baseada em:
  • Resultados;
  • Metas;
Acalme-se, não é tão difícil assim lidar com a sua auto avaliação, é só não mentir para você mesmo.
  • Act = Ação

Nesta etapa temos a possibilidade de agir diante dos resultados avaliados, buscando a melhoria de sua busca constantemente.
 A meta é muito importante para você se auto declarar estratégico, portanto tenha foco em suas ações, não faça todo o dia a mesma coisa e sim a cada dia algo diferente.
Sua busca por um cargo melhor ou uma recolocação profissional está ligada sim em sua experiência e na capacidade de seu currículo, mas ao mesmo tempo, atitudes podem mudar tudo isso.
Suas ações devem estar direcionadas em sua meta, portanto agir é isso, fazer o que foi planejado e avaliado, agora mãos a obra, e caso você não tenha conseguido alcançar o sucesso no seu primeiro giro deste ciclo, acalme-se e retorne ao ponto inicial, refazendo novamente, pois algo pode ser melhorado. 
Por: Zafenate Desidério http://www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário