sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quatro passos para a FELICIDADE

Qual é a razão da sua vida? As respostas podem ser muitas, mas seguramente se você fizer uma lista, descobrirá que ser feliz ocupará as primeiras posições dela.
Mas o que é ser feliz? Uns pensam que é ter muitos bens e outros, a exemplo de Thomas Hardy, preferem acreditar que “a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos”
O que mais importa é que todos desejam a felicidade mais do que qualquer outra coisa. Esta tem sido uma força motriz do homem há milhares de anos. Você quer ser feliz em seu trabalho, família, comunidade, em seu tempo livre e em todas as suas atividades. Você quer mais felicidade em todos os seus momentos.
Tem muita gente que pensa que precisa ser rico para ser feliz. Isso não é verdade, pois há muitos pobres bem mais felizes do que vários endinheirados que conheço. Não estou dizendo que o dinheiro não traz felicidade, pois há quem diga que ele pode até comprá-la. É como o caso de dois amigos, um muito rico e outro pobre, conversando sobre a felicidade. Então, o rico disse ao pobre: “o dinheiro não traz felicidade”. Ao que o outro ponderou: “então me dê todo o seu dinheiro e seja feliz”.
A realidade é que nada pode fazer você feliz se você nunca decidir ser feliz. Além disso, há uma grande diferença entre ser feliz e se sentir bem. Acredito que a maioria das pessoas valorizam bastante os momentos de descontração, quando deveriam priorizar o alcance da felicidade verdadeira e duradoura. Não há receita infalível para conseguir a real felicidade, mas os tópicos a seguir poderão ajudar qualquer pessoa a encontrá-la.
1 – Querer ser feliz

Construa a felicidade em sua mente, e ela se encarregará de colocar a felicidade em seu caminho. Já dizia Abraham Lincoln: “Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau da decisão de ser feliz.”

2. Seja responsável pela sua felicidade

Ninguém, além de você mesmo, é responsável por criar a sua própria felicidade. Então, diante do primeiro fracasso, a pessoa pensa que não será mais possível ser feliz. Helen Keller nos ensinou: “Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre. Muitas vezes ficamos tanto tempo olhando para a porta fechada que não vemos a que se abriu.” Assuma logo a responsabilidade pela sua felicidade e seja feliz.

3. Dedicar-se aos seus talentos

Você poderá encontrar felicidade em todas as coisas. Mas quando você se dedica ao desenvolvimento de seus talentos e habilidades naturais, fazendo o que você gosta de fazer, a tendência é você tornar-se melhor a cada dia. Isso lhe dará mais confiança, satisfação e sucesso, ingredientes naturais para experimentar um aumento da felicidade em sua vida.

4. Não se contente com nada inferior a 100% de felicidade

Muita gente que conheço se contenta com momentos de alegria. É preciso potencializar os momentos de alegria para que eles ajudem a pavimentar a estrada da sua felicidade.

Para isso você pode, por exemplo, criar uma escala da felicidade. Então, você pode subdividir a sua vida em áreas (familiar, profissional, financeira, espiritual, física etc.) e criar uma escala de 1-10. Daí, você deve dar uma nota para cada quesito e o que estiver inferior a dez, deve ser aprimorado em busca da nota máxima. Para isso você pode se perguntar: “O que eu posso fazer para aumentar a minha felicidade nessa área?”
Finalmente, lembre-se do que disse S. Brown: “Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá, a cada pessoa, tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria.”
Por: Evaldo Costa - www.microepequenasempresas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário