sábado, 18 de agosto de 2012

COISAS QUE UM ESTAGIÁRIO NÃO GOSTA DE FAZER

Todo universitário tem o grande sonho de conseguir um estágio em uma boa empresa. Apesar do aparente “glamour”, a realidade é que o estagiário é um aprendiz e muitas das suas atividades não são nada glamourosas.


Veja abaixo as 7 coisas (inevitáveis) que um estagiário não gosta de fazer:

1. Tirar xerox
Esse é o primeiro grande desafio de um estagiário com experiência internacional e fluência em inglês. Operar a fotocopiadora com precisão não é nada fácil e exigirá a sua capacidade analítica para atingir a perfeição na arte de reproduzir documentos estratégicos.

2. Passar fax
Confesso que até hoje não sei utilizar esse aparelho tão complexo. Nas poucas vezes que me deram este desafio, solicitei a ajuda dos estagiários mais experientes ou das secretárias.
Isso prova como as universidades não preparam os alunos para o mercado de trabalho.

3. Puxar ligações toda hora
Já que as secretárias ajudam muito os estagiários, nada melhor do que retribuir fazendo algumas coisas que elas fazem. Puxar ligações exige agilidade na tomada de decisão e conhecimento em técnicas de negociação.
É importante treinar agora, pois quando você for promovido, será exigido ainda mais.

4. Fazer entregas
Essa é uma tarefa que favorece o networking e tira você da zona de conforto (a sua mesa). Mais do que isso, é um privilégio ter acesso a documentos e apresentações confidenciais da empresa.
Os pré-requisitos para assumir este desafio são ética, habilidade de comunicação e rapidez nas entregas (literalmente).

5. Servir café ao chefe
Relacionamento interpessoal é fundamental para subir na carreira. Por isso, não menospreze o ato de servir café ao chefe, pois é uma ótima oportunidade para criar laços e entender a cabeça de alguém que conseguiu chegar lá.

6. Fazer o que ninguém quer
Esse é o momento de mostrar que você tem as competências para trazer soluções aos problemas que ninguém conseguiu resolver. Um estagiário “1001 utilidades” ganha visão abrangente do negócio e exposição à diferentes executivos.

7. Não fazer nada
Pior do que fazer tudo o que ninguém quer é não ter absolutamente nada para fazer. O tempo demora mais para passar, não dá para ficar na internet o dia todo e ainda tem que fingir que está bastante ocupado. Haja desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário