sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Difícil Linguagem de Recursos Humanos


Às vezes fico impressionado com tantas definições e termos de RH que existem no mercado, confesso que algumas vezes tenho até que raciocinar um pouco para descobrir seus significados ou se são apenas termos antigos rebatizados com novos nomes.
Acredito que muitas vezes os gestores de RH utilizam esta linguagem hermética ao exemplo de advogados e médicos apenas para valorizarem seu cargo e trabalho.
Mesmo assim não podemos negar a importância de conhecê-los, já que a maioria das empresas valoriza os profissionais atualizados com a linguagem corporativa.
Por isso vou tentar simplificar alguns destes termos com exemplos de nosso comportamento cotidiano.
Quando você copia e acompanha a sua avó na realização daquela famosa receita de bolo para depois tentar fazê-la em casa não é nada mais é do benchmarking, por outro lado se toda a família se reúne para escolher o nome do novo cãozinho da casa ou do próximo destino de férias já podemos dizer estão fazendo um brainstorming.
Por outro lado quando revezamos as tarefas domesticas entre os moradores da casa, isto é, cada semana é a vez de uma pessoa cozinhar, lavar a louça, levar o lixo para fora, passear com o cachorro estamos fazendo Job rotation, assim todos aprendem a rotina domestica da casa e aprendem uma nova competência.
No dia que seus pais começaram a deixar você estudar sozinho e assim ser responsável pela suas notas ou pegar o carro emprestado eles estavam fazendo Empowerment, ou seja, lhe dando poder, liberdade e informação para tomar suas próprias decisões e com isso amadurecer para assumir maiores responsabilidades.
O numero de convites que você se recebe para festas e para sair é proporcional ao numero de pessoas que te conhecem, lembram de você e o mais importante gostam da sua companhia pode ser chamado de networking. É claro que estas pessoas esperam que você também lembre delas também.
Aquelas vezes que um professor de determinada matéria nos revela que temos potencial para alguma atividade e nos auxilia a desenvolvê-la ou nos ajuda na adaptação quando chegamos a um novo colégio está fazendo apenas mentoring.
Lembra do tempo de escola?
Do uniforme que tinha de usar, os horários das aulas, o intervalo, as regras de comportamento dentro da sala e nas dependências da instituição. Em algumas delas antes das aulas se cantava o hino nacional, se fazia uma oração, na semana da pátria hasteava-se a bandeira outras não. Enfim todos esses rituais refletiam a cultura organizacional da sua escola, o mesmo ocorre numa empresa. Algumas normas não eram implícitas como a proibição de namorar nas dependências do colégio, ninguém da dizia que não podia, mas também ninguém deixava isso acontecer. 
Todos já passaram pela seguinte situação, ser escolhido para fazer parte do time que vai disputar uma determinada competição, qualquer que seja o esporte o numero de atletas é limitada e o treinador tenta escolher aqueles que tem mais chance de tornar a equipe vencedora. Neste momento ele age como um headhunter descobrindo novos talentos mesmo que façam parte de outros times.
Existem dezenas de outros termos e expressões no mercado que não pude exemplificar por isso sugiro que você pesquise e aprenda-os que com certeza lhe ajudarão em sua carreira. Alem disso não há sensação pior do que a de não entender o que as outras pessoas estão falando.

 Por: Roberto Recinella - http://www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário