sábado, 28 de julho de 2012

Manufatura Enxuta – Os cinco princípios do sistema Lean


 O Japonês usa a palavra MUDA, que significa “desperdício” ou qualquer atividade que o cliente não está disposto a pagar. O cliente não está disposto a pagar por tempo de espera, correção da peça, excesso de estoque, ou qualquer forma de mudaA aplicação dos cinco princípios ajuda a identificar onde podemos trabalhar para eliminar os desperdícios:

  • a) Analise e especifique o que agrega valor ao cliente ou ao processo.
  • b) Identifique todos os principais processos, verifique os pontos que se repetem ou que nada agrega. Analise as alternativas de fabricação do produto: o que é mais econômico, fabricar, comprar ou importar.
  • c) Realize as ações que criam valor ao processo ou ao cliente, e não aumento de custos.
  • d) Verifique as necessidades do cliente, o que ele espera e qual a expectativa de qualidade. Não podemos esquecer que o produto inquebrável custa muito, e nem sempre o cliente tem essa expectativa.
  • e) Procure a perfeição em cada processo, pense no sistema Kaizen.

Definição da alta direção


Algumas das principais dificuldades no processo Lean é a falta de planejamento, a falta de direção, a falta da condução adequada nos projetos ou processos. Em muitas empresas, a falta do conhecimento, falta do envolvimento ou ainda a ausência de comprometimento da alta direção da empresa nos processos são os principais fatores. Para obter um processo Lean, a alta diretoria da empresa deverá seguir os seguintes passos:
  • a) Analisar quais são os fatores críticos para o sucesso empresarial. Exemplo: vendas, faturamento, estoque, lucratividade.
  • b) Quantificar os fatores críticos para o sucesso na situação atual.
  • c) Analisar e definir as metas necessárias para o alcance do sucesso empresarial.
  • d) Cobrar o resultado mensal de cada área. Para as metas não atingidas, verificar a razão dos desvios e definir um plano de ação para que, em curto prazo, se possa alcançar os valores estabelecidos.
  • e) Verificar qual fator crítico necessita de maior atenção.
Produção Lean
Produção Lean
A figura acima mostra os pilares que sustentam o sistema Lean. Como é um sistema do qual todos da empresa têm que participar, em empresas onde o Lean está funcionado corretamente os resultados aparecem, temos os funcionários motivados, comprometidos – e estão continuamente à procura de uma forma para melhorar o processo.
O coração do sistema Lean é o envolvimento de todos da empresa, em havendo grupos de trabalho flexíveis, motivados e constantemente à procura de melhorar o processo, evitando-se desperdícios e aumentando a vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Um comentário:

  1. Jorge, de uma olhada de novo nesse conceito, pois a Toyota não trabalha com essa segunda figura. Pilares só são 2: Jidoka e Just in Time, igual na primeira imagem.
    O resto ou é base ou está contido nesses dois pilares (sendo muito menor que os 2 pilares).
    Tudo isso em busca dos 5 principios

    Abraços

    ResponderExcluir