terça-feira, 31 de julho de 2012

10 FORMAS DE MELHORAR O EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

equilibrar
O tema do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem estado na moda durante os últimos anos. A crise, a concorrência cada vez mais forte e a entrada da mulher no mercado de trabalho têm alterado um pouco o modo como passamos a ver o nosso dia-a-dia no que toca à distribuição do nosso tempo. O objetivo é sempre mesmo: conseguir ser uma pessoa equilibrada, tendo tempo e sucesso no trabalho, ajudando a família e cuidando da saúde. O problema é que nem tudo é tão fácil como estas palavras fazem crer. Todos nos até podemos almejar esse feito, mas muito poucos conseguem realmente chegar lá.
Isto porque encontrar este equilíbrio não é algo que aconteça de um dia para o outro. Outro problema é que esse hábito pode ter que ser alterado de uma modo repentino, com a chegada de um relacionamento ou de um novo trabalho. É mais ou menos como o Zen Habits: deve ser uma busca constante por um objetivo, que muitas vezes necessita de ser adequado à realidade. São estes pontos que tornam tão difícil o alcance da harmonia entre a vida pessoal e profissional.

VEJA COMO UM OBJETIVO A SER CUMPRIDO
Observo que muitos freelancers reclamam que um dos pontos negativos em trabalhar em casa é o fato de muitas vezes a nossa vida pessoal ficar misturada com o trabalho, pelo simples fato que produzirem quase “no mesmo local” onde dormem. Sem dúvida nenhuma que este ponto é verdade, mas ele também só acontece porque estes profissionais assim o permitem. Colocar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é uma meta que poucas pessoas têm na cabeça, dando preferência ao aumentar dos ganhos, angariação de clientes ou em comprar aquele computador novo. Pode-se considerar algo normal, visto que se não forem ultrapassadas estas dificuldades a curto prazo, trarão grandes problemas para o freelancer.
Contudo, como profissionais não devemos ter uma visão tão curta ao ponto de pensar apenas no dia de manhã. A ausência desta harmonia irá nos trazer vários prejuízos dentro de bem pouco tempo. Falta de equilíbrio leva à falta de um relacionamento estável ou de uma saúde forte. O sucesso profissional deve estar entre as suas prioridades e nunca a sua única prioridade. Veja algumas dicas para combater este problema cada vez mais comum nos últimos anos:

1. DESLIGUE-SE AO FINAL DE SEMANA
Há bem pouco tempo, desliguei o meu celular na sexta-fera ao final do dia e apenas voltei a ligá-lo na segunda-feira de manhã. Muitos amigos perguntaram como consegui, o que revela bem a dependência nos dias de hoje de um simples aparelho. Mas foi esta uma das formas de fugir um pouco ao mundo que me rodeia e me concentrar em coisas que contribuem para o meu bem-estar como a leitura de um bom livro, uma corrida ao final do dia ou o convívio com os amigos. Experimente fazer o mesmo com o computador, por exemplo.

2. FAÇA APENAS TAREFAS QUE PODEM ALTERAR A SUA VIDA
“A falta de tempo é, na realidade, falta de prioridades”. Esta frase de Tim Ferris representa muito bem o dia-a-dia de muitas pessoas que se queixam da falta de tempo para a família ou para um esporte. Será que existem tarefas rotineiras que são assim tão essenciais? O que é mais importante: ficar vendo Tv ou ir para a academia? Quando pensamos que o nosso dia é assim tão preenchido, talvez seja o momento de revermos a forma como ele está sendo preenchido e mudar alguns hábitos.

3. PRESTE ATENÇÃO À SUA SAÚDE
Eu sei que o leitor já deve ter escutado esta frase milhares de vezes. Mas também aposto que ela entrou por um ouvido e saiu pelo outro, sem que nada fosse mudado. Todos sabemos o que temos de fazer, mas a verdade é que apenas damos prioridade a isso quando encontramos alguma dificuldade. O problema é que os cuidados de saúde não são visíveis, fazendo com que liguemos muito a eles. Contudo, eles podem facilmente ter influência na sua produtividade. Dormir horas suficientes, comer alimentos saudáveis ou fazer exercício podem fazer com que se sinta mais forte ecriativo.

4. EVITE PESSOAS NEGATIVAS E PESSIMISTAS
Recentemente, a Escola Psicologia publicou um artigo que dava-lhe 10 formas simples para tornar-se numa pessoa auto confiante. Num dos pontos, o Miguel Lucas explicou que devemos ser positivos, caso queiramos aumentar a nossa confiança. Ora, se você for lidar constantemente com pessoas negativas, é normal que tenha maiores dificuldades em acreditar no mundo que o rodeia. Por mais que queiramos, acabamos sempre por nos sentir influenciados com toda aquela negatividade. Afaste-se um pouco dessas pessoas se quiser ser mais positivo e proativo.

5. PASSE ALGUM TEMPO SOZINHO
O trabalho de freelancer é, por norma, bastante isolado. Mas quando falo em passar algum tempo sozinho, quero dizer em esquecer o celular ou o computador e partir um dia ou umas horas sem ver ninguém. Coloque a sua mochila nas costas e parta em busca de locais que não conhece, como praias ou montanhas. Passar algum tempo sozinho será positivo para aumentar a criatividade e rever metas para o seu trabalho. Pratique a arte de fazer nada!
6. GUARDE TEMPO PARA O SEU RELACIONAMENTO
O seu negócio precisa de atenção, mas a pessoa que está ao seu lado também. Ninguém consegue ser plenamente feliz tendo apenas o seu próprio negócio. Com vinte anos pode ser que isso aconteça, mas com o passar do tempo verá que o fato de estar sozinho será prejudicial para si. E não faça como a saúde, atuando apenas quando existe algum problema. Constantemente, reserve algum tempo para a sua cara metade. Ela agradece e a sua felicidade também.

7. TRATE DE SI
Já viu como fica a aparência da maioria das pessoas que trabalham o dia inteiro na frente do computador? Perdem anos de vida e engordam vários quilos. Como a vida social diminui, acabam se preocupando menos com a aparência. Não caia nesse erro e de vez em quando dê um prémio para o seu físico. Compre uma peça de roupa, vá ao cabeleireiro ou adquira uns óculos de sol novos. Irá se sentir muito mais confiante.

8. CONHEÇA O MUNDO
Um dos grandes benefícios de quem trabalha através de internet é que pode estar em qualquer canto do mundo produzindo. De certeza que foi uma das motivações que o levou a ter este estilo de vida. Mas como qualquer motivação, é normal que ao fim de algum tempo se esqueça dela.  Não caia nesse erro. Programe constantes viagens para outros países. Verá que não fica assim tão caro como parece.

9. ADQUIRA OUTROS CONHECIMENTOS
No início deste mês, um estudo demonstrou que o fato de aprender duas línguas, estimula o cérebro, retardando o aparecimento de doenças como o Alzheimer. Mas o que esta doença tem a ver com a carreira de freelancer? No fundo, tem tudo. Isto porque se estivermos sempre fazendo a mesma coisa, o mais certo é que caia numa rotina, evitando aprender coisas novas e parando de estimular o seu cérebro. Isso é negativo para a sua criatividade.

10. DIVIRTA-SE
Não existe nada melhor para o seu bem-estar do que uma dose de riso. Por isso, quando tiver tempo livre, vá se divertir com os amigos, assista a um bom cinema ou vá jantar fora. A vida não é só trabalho e todos os rendimentos que você tem também deve ser canalizados para algo que lhe dê prazer e não para estar constantemente a investir no seu negócio.
Torna-se um pouco triste olhar para aquelas pessoas que passam o tempo todo trabalhando mas que não reservam tempo para si. Será mesmo esse o objetivo do trabalho? Será que não deve perder um pouco do tempo cuidando de si? Estas são algumas dicas que lhe deixo para conseguir equilibrar a sua vida pessoal com a profissional. Proponho que faça disto um dos seus objetivos para 2012. Vamos arriscar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário