sexta-feira, 11 de maio de 2012

TERMO TÉCNICO ADMINISTRAÇÃO – RH – INGLÊS/PORTUGUÊS - (de O a Z ) Parte 04 Final


·         OCCUPATION  -   OCUPAÇÃO - Grupo de cargos semelhantes quanto à espécie de trabalho que pode ser encontrado em uma indústria ou país.
·         OCCUPATIONAL ROLE    -    PAPEL OCUPACIONAL - Papel adotado por uma pessoa a fim de se seguir aquilo que tem como ocupação.
·         OFF-THE-JOB TRAINING   -  TREINAMENTO FORA DA EMPRESA - Treinamento extra, feito fora do trabalho normal.
·         ONGOING     -   AVANÇO - É o desenrolar de um treinamento. O quanto o treinamento de desenvolveu, ou evoluiu.
·         ON-THE-JOB TRAINING  -  TREINAMENTO DENTRO DA EMPRESA - Qualquer treinamento que ocorra enquanto o estagiário está em seu trabalho. Às vezes tem a conotação de “aprender fazendo”.
·         OPEN-ENDED      -    DIMENSÃO LIMITADA - Expressão usada para descrever uma instituição de investimento coletivo com fundo ilimitado.
·         ORGANIZATION    -   ORGANIZAÇÃO - Uma das quatro funções principais de administração. Significa que uma empresa procura atingir seus objetivos dirigindo os esforços dos que se acham sob sua supervisão. Hierarquia de posições ou funções para melhor facilidade de desempenho.
·         ORGANIZATION THEORIES - TEORIAS DE ORGANIZAÇÃO - Historicamente, existem três teorias de organização: a doutrina clássica, que se interessa pela estrutura da organização formal; a teoria neoclássica que se interessa especialmente pelo aspecto de relações humanas; e a moderna teoria que a concebe como um sistema e centraliza-se na análise de sistemas.
·         ORIENTATION PROGRAM    -  PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO - Programas que servem principalmente para que os novos empregados travem conhecimento com seus papéis, com a organização e suas políticas e com os demais empregados.
·         OUTPLACEMENT    -   EMPREGO EM OUTRA FIRMA - Situação que se estabelece quando uma empresa ajuda seus empregados atuais a encontrar colocação em outra firma, seja por excesso de empregados, seja porque suas habilitações superam o que a atual firma necessita.
·         OVERALL BALANCE  -   SALDO GLOBAL - Saldos que cobrem os fluxos correntes e os de capital, exceto os empréstimos tomados ou concedidos pelo governo. É igual ao saldo corrente menos o dispêndio de capital mais os recebimentos de capital. Em termos de contabilidade nacional, é a alteração ou variação das obrigações líquidas do governo em outros setores.
·         PARENT COMPANY    -   MATRIZ - Matriz ou empresa principal de um grupo interligado; exerce controle e tem subsidiárias ou filiais.
·         PARTNER      -  SÓCIO - Um dos membros de uma sociedade com fins mercantis.
·         PARTNERSHIP     -  PARCERIA - Duas ou mais empresas distintas que compartilham serviços.
·         PART-TIME JOB -  EMPREGO DE MEIO-PERÍODO - Emprego oferecido a trabalhadores que tenham disponibilidade para trabalhar somente meio-período, quatro horas por dia.
·         PAY ROLL       -  FOLHA DE PAGAMENTO - Uma lista de pessoas que estão empregadas em uma empresa e a quantidade de dinheiro que cada empregado vai receber.
·         PAYCHECK   -  PAGAMENTO - A quantidade de dinheiro recebida pelos empregados de uma empresa.
·         PAYSLIP    -   HOLERITE - Um papel que mostra quanto foi pago ao empregado e os descontos de INSS e outros impostos.
·         PERFORMANCE APPRAISAL -  AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - Processo pelo qual as organizações avaliam o seu próprio desempenho e, também, o dos empregados em seus respectivos cargos.
·         PERMANENT JOB  -  EMPREGO FIXO - Contratação permanente de um trabalhador para serviço específico em uma empresa.
·         PERSONNEL  -   PESSOAL - Todas as pessoas empregadas em uma empresa e que devem estar registradas no departamento do pessoal, setor de RH.
·         PERSPECTIVE  -  PERSPECTIVA - Probabilidade ou algo esperado pelos treinadores, empregados e também donos de uma empresa ao fim do treinamento.
·         PETER F. DRUCKER  -  PETER F. DRUCKER - Nascido em Viena, Austria, Peter Drucker foi professor de Ciências e Gerenciamento em várias universidades, e recebeu prêmios de muitos países por seus 30 livros publicados e traduzidos em mais de 20 línguas, e que relaciona sociedade, economia, política e gerenciamento.
·         PIECE WORK     -   TRABALHO POR PEÇA - Sistema de trabalho em que a remuneração é feita pela quantidade de peças que cada empregado produz. Os sindicatos podem restringir a quantidade de peças diárias que um operário tem a possibilidade de fazer, geralmente estabelecendo um máximo.
·         PLANNER   - PLANEJADOR - Alguém que planeja alguma coisa especial. Alguém cujo trabalho é de planejar a maneira que uma companhia cresce ou desenvolve-se.
·         PLANNING     -   PLANEJAMENTO - A mais básica das funções de administração. É a previsão atual do que podemos desejar no futuro, do que deve ser realizado. É um curso de ação predeterminado; é a projeção de hoje para a atividade de amanhã.
·         PLANT -   FÁBRICA - Unidades do ativo, como fábricas, edifícios, depósitos, lojas e outras edificações comerciais e industriais. O termo também é usado para designar a configuração de uma empresa. Na maioria das vezes trata-se de uma fábrica e seus elementos periféricos.
·         POLICY   -  POLÍTICA - Diretriz ou linha de ação seguida por uma empresa ou entidade.
·         PORTFOLIO    -  PORTFÓLIO - Lista de papéis negociáveis, à disposição de eventuais interessados. O nome mais usado é carteira de títulos. Um portfólio pode conter ações de numerosas empresas.
·         POTENTIAL -   POTENCIALIDADE - Qualidade ou caráter de cada trabalhador.
·         PRESENTATION  -   APRESENTAÇÃO - A exibição de algo na empresa. Por exemplo, em uma reunião pode haver apresentação de slides, ou seja, os slides serão projetados e mostrados para o público que estiver assistindo à reunião.
·         PRIVATE COMPANY  -   EMPRESA PRIVADA - Empresa que pode ser de propriedade individual ou de grupo limitado ou de capital aberto.
·         PROBLEM SOLVING -  SOLUÇÃO DE PROBLEMA - Termo geral para descrever um tipo de experimento, em que um indivíduo, ser humano ou animal se defronta com uma situação de certa complexidade que exige iniciativa e síntese mental para que a meta seja alcançada.
·         PROCESS    -   PROCESSO - Maneira de operar, resolver ou ensinar; técnica desenvolvida pelo treinador no processo de treinamento.
·         PRODUCTIVITY      - PRODUTIVIDADE - Aumento anual médio da produção por homem-hora.
·         PRODUCTIVITY INCREASE      -   AUMENTO DE PRODUTIVIDADE - Uso de ferramentas administrativas, treinamento ou aplicação tecnológica para ampliar a produção.
·         PROFICIENCY TEST  -  TESTE DE PROFICIÊNCIA - Teste do quão bem uma pessoa pode executar um certo trabalho.
·         PROFIT  -  LUCRO - Interesse, proveito que se tira de uma operação comercial, industrial etc. ganho, depois de descontadas as despesas, ganho líquido. Proveito, utilidade, vantagem.
·         PROFITABILITY   -   RENTABILIDADE - Aptidão de produzir lucros, ou seja, isto é uma vantagem em uma empresa.
·         PROGRAM -  PROGRAMA - Plano para a solução automática de um problema, por meio de um computador, consistindo na lista de estágio por estágio das instruções relativas ao plano.
·         PROGRESSIVE DISCIPLINE     -  DISCIPLINA PROGRESSIVA - Punições cada vez mais severas aplicadas aos empregados por reincidência em transgressões e ofensas repetidas.
·         PROJECT     -  PROJETO - Plano para a realização do ato de treinar.
·         PROMOTION  -  PROMOÇÃO - Designação de um empregado ou diretor para um posto superior ao que ocupa no momento, geralmente com um aumento correspondente no ordenado ou salário.
·         PROVISION OF SERVICES    - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - Ato ou efeito de prestar serviços a uma empresa.
·         PURCHASE  -   COMPRA - Compra de algum produto em uma empresa.
·         PURPOSE    -   PROPÓSITO - É o ponto em que se deseja chegar ao fazer algo na empresa. É o fim de um projeto, idéia, plano.
·         QUALITATIVE -   QUALITATIVO  - Associado com a qualidade ou natureza do treinamento ou de uma empresa.
·         QUANTITATIVE   - QUANTITATIVO - Associado com a quantidade de tentativas de treinamento ou de capital financeiro.
·         QUASI-AGREEMENTS  -  QUASE-ACORDOS - Diz-se das firmas oligopolísticas que se comportam da mesma maneira. Respeitam a crença de que baixar preços não é ético; não participam do mercado e dos territórios de vendas de outras firmas; fazem os mesmos cálculos para a formação de preços etc. .
·         QUESTIONARY   -   QUESTIONÁRIO -  Objeto de entrevistas, muito usado quando a empresa vai contratar novos funcionários e precisa saber do histórico do quase novo contratado/funcionário.
·         QUESTIONNAIRE    -    QUESTIONÁRIO - Formulário geralmente usado em alguma espécie de pesquisa, em que a pessoa englobada no universo emite suas respostas em consonância com as perguntas formuladas. Os questionários tanto podem ser preenchidos pelo correspondente como por um entrevistador. De qualquer maneira, as respostas, ainda que verbais, são registradas por escrito.
·         RAISE IN SALARY    -  AUMENTO DE SALÁRIO - Aumento da quantidade que se paga a um trabalhador pela mão-de-obra.
·         RANGE -    FAIXA - É uma linha de medida. É o limite entre um nível mais alto e mais baixo. Por exemplo, a faixa de salários para funcionários antigos pode variar de acordo com o cargo.
·         REAL WAGE     -  SALÁRIO REAL - Poder aquisitivo dos ganhos de um assalariado. É encontrado dividindo-se o salário monetário por um número-índice dos preços globais. Esse salário não se modifica quando os preços e salários se alteram em conjunto, aumentando e diminuindo.
·         REALTY     -   BEM DE RAIZ - É o bem que a empresa possui desde a sua fundação.
·         RECRUIT   -     RECRUTAMENTO - Selecionar novas pessoas para trabalhar em uma empresa.
·         RENEWAL      -  RENOVAÇÃO - Ato ou efeito de renovar-se. Especializar-se na área em que se trabalha.
·         REQUEST  -   SOLICITAÇÃO - Pedido feito com instância ao chefe ou supervisor de um departamento da empresa.
·         REQUIREMENT   -  EXIGÊNCIA - Ato ou efeito de exigir especialização e conhecimento em uma ou mais áreas de trabalho.
·         RESOURCES  -   RECURSOS - Diversos elementos, de qualidade materiais ou abstratos, que uma pessoa ou organização usa para a execução de seu trabalho e do treinamento.
·         RÉSUMÉ  -    CURRICULUM VITAE - Termo francês equivalente a "resumo", que é uma breve listagem de um candidato a emprego, relativamente a sua experiência de trabalho, educação, dados pessoais e outras informações.
·         REVENUE -    RECEITA - É o montante de dinheiro que uma empresa possui.
·         REWARD  -  RECOMPENSA - Ato ou efeito de recompensar o trabalhador que se especializa e produz.
·         ROLE -   PAPEL - Padrão de comportamento que se espera de uma pessoa de determinado status ou em determinada situação. O papel pode ser múltiplo para o mesmo indivíduo, de acordo com as circunstâncias da empresa.
·         ROUTINE  -    ROTINA - Hábito de proceder sempre da mesma maneira, sem atender aos progressos no local de trabalho.
·         RULE   -    REGRA - Norma, preceito ou método utilizado no treinamento com o objetivo de alcançar o alvo estabelecido.
·         SAFETY OFFICER      -  ENCARREGADO DE SEGURANÇA - Empregado com a responsabilidade de recomendar métodos seguros de trabalhar, e investigar acidentes.
·         SALARIED WORKER  -  TRABALHADOR ASSALARIADO - Trabalhador que recebe dinheiro todo mês por serviços prestados.
·         SALARY ADMINISTRATION  -   ADMINISTRAÇÃO SALARIAL - Atividade do departamento de uma firma especializado em estudar os ângulos pertinentes dos pagamentos de salários e ordenados, e muitas vezes efetuar o seu pagamento.
·         SALES REPORT    -   RELATÓRIO DE VENDAS - Um relatório que registra o número total de produtos que uma companhia vende durante certo tempo.
·         SANDWICH MODEL      -  MODELO SANDUÍCHE - Termo relativamente novo e aplicado principalmente em trabalhismo. Sugere que os comentários corretivos devem situar-se entre dois comentários positivos, a fim de tornar o corretivo mais aceitável por parte do empregado.
·         SCHEDULE    -  PROGRAMA - Demonstração escrita de pormenores, muitas vezes em forma tabular, especialmente a que serve de apêndice ou explicação para outro documento. Horário, programa, roteiro do treinamento ou das funções da empresa.
·         SCIENTIFIC MANAGEMENT  -  ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - O pensamento central dessa escola (administrativa) pode ser resumido na afirmação de que alguém será um bom administrador à medida que planejar cuidadosamente seus passos, que organizar e coordenar racionalmente as atividades de seus subordinados e que souber comandar e controlar tais atividades.
·         SELECTION BOARD    -  JUNTA DE SELEÇÃO - Grupo com a obrigação de escolher a melhor pessoa ou pessoas para um cargo.
·         SELECTION INTERVIEW  -    ENTREVISTA DE SELEÇÃO - Reunião entre a pessoa ou pessoas que se candidataram a um emprego e a que tem que decidir qual a mais adequada.
·         SELF-ASSESSMENT    -  AUTO-AVALIAÇÃO - Ato ou efeito de o funcionário avaliar suas próprias ações e/ou seu próprio trabalho.
·         SELF-STEEM    -   AUTO-ESTIMA - O sentimento que você é alguém que merece ser amado (a), respeitado (a), admirado (a). O sentimento estimulado pelos treinadores para que o indivíduo produza mais em seu local de trabalho e em sua área.
·         SEMI-SKILLED WORKER   -  TRABALHADOR SEMI-ESPECIALIZADO - Trabalhador braçal que teve uma quantidade limitada de treinamento, porém não o suficiente para qualificá-lo como um artífice.
·         SENIOR EMPLOYEE    -   EMPREGADO ANTIGO - O empregado que trabalha há mais tempo, um empregado que possui muitos anos de trabalho na mesma empresa.
·         SENIOR MANAGEMENT      - ALTA GERÊNCIA - Gerência com responsabilidade ilimitada e que pode receber uma proporção maior de lucro.
·         SERVICES  -    PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS AUTÔNOMOS - Ato ou efeito de prestar serviços a uma empresa ou pessoa através de um profissional que não tem vínculo com a empresa.
·         SESSION     -   SEÇÃO - Espaço de tempo durante o qual uma corporação deliberativa realiza regularmente as suas reuniões, palestras, conferências, etc. .
·         SHIFT PREMIUM     -  BONIFICAÇÃO POR TURNO  - Pagamento maior para os que trabalham em turnos desagradáveis, como os que começam à meia-noite ou ao meio-dia. Presumivelmente, os que começam a trabalhar em horários mais confortáveis não fazem jus à bonificação.
·         SHORT-TIME WORKING -   TEMPO MAIS CURTO DE TRABALHO - Acordo entre empregadores e empregados para trabalharem menos do que as horas comuns numa semana, em conseqüência de situação adversa.
·         SIMULATION  -   SIMULAÇÃO - Em administração de empresas, formulação de um modelo, sistema ou processo, para a experimentação de alternativas, antes de ser escolhida a ação final. Geralmente feita por computador. Relaciona-se a jogos empresariais.
·         SKILL    -   HABILIDADE - Qualidade de hábil. Capacidade e inteligência adquirida por um funcionário em um empresa.
·         SKILL INVENTORY -   INVENTÁRIO DE HABILIDADES - Resumo das diversas perícias ou habilidades que um trabalhador possa ter. Via de regra, o resumo é feito apenas no que concerne aos operários, mas existe também um inventário de administração.
·         SKILLED-WORKER  - TRABALHADOR CAPACITADO - Trabalhador que tornou-se capaz de fazer alguma coisa específica.
·         SMALL BUSINESS       -  PEQUENA EMPRESA - Empresa, que nos Estados Unidos, tem menos de 500 empregados. O termo médio é de 250 empregados, dependendo de seu ramo, porém a atribuição de porte é feita pela Small Business Administration, um órgão do governo encarregado dos interesses das pequenas empresas.
·         SOCIAL RESPONSIBILITY   -  RESPONSABILIDADE SOCIAL - Dever de uma empresa privada de garantir que ela não afeta adversamente a vida da comunidade em que opera.
·         SOCIAL STRUCTURE -   ESTRUTURA SOCIAL - Fato segundo o qual cada sociedade atribui categorias a seus membros, esperando que eles executem certas espécies de trabalho e que tenham certas atitudes e crenças. Tal estrutura redunda em divisão por classes.
·         SOCIAL WORKER - ASSISTENTE SOCIAL Pessoa com treinamento avançado em sociologia, que investiga os antecedentes familiares e pessoais de pessoas com problemas de personalidade. O assistente social pode ser considerado como o grau básico na hierarquia dos que se dedicam ao bem-estar social.
·         SPAN OF CONTROL-  AMPLITUDE DE ADMINISTRAÇÃO - Termo que expressa a limitação humana, isto é, atribui um limite ao número de pessoas e funções que um único homem pode controlar.
·         SPECIALIZATION –PECIALIZAÇÃO - Situação em que os trabalhadores propendem e são encorajados a especializar-se em determinado campo, como na divisão de trabalho, eliminando o "homem de sete instrumentos" que era tão popular em tempos passados. Os trabalhadores são treinados para primar em tarefas relativamente pequenas. As empresas também tendem a se especializar-se.
·         SPEED UP    -   ACELERAR - Apressar a resolução de alguma emenda em uma empresa, ou acelerar a aprovação de algum contrato por exemplo.
·         STAFF ASSOCIATION - ASSOCIAÇÃO DE COLARINHO BRANCO - Grupo formado para representar os pontos de vista dos empregados de uma determinada companhia ou organização (geralmente empregados de colarinho branco); muito semelhante a um sindicato, mas não se acha ligada a qualquer grupo fora da companhia ou organização.
·         STAFF AUTHORITY  - AUTORIDADE DE ASSESSORIA  - Poder formal para aconselhar a administração de linha, ou por algum outro modo facilitar o desempenho das funções de linha.
·         STAFF MEMBERS -  MEMBROS ASSISTENTES - Um grupo de pessoas destinado a ajudar, dar assistência tanto no departamento de recursos humanos como em todos os departamentos de uma empresa.
·         STAFFING -  PREENCHIMENTO DE VAGAS - Colocação de trabalhadores, de todas as espécies, quando da organização de uma empresa, ou nos lugares vagos, em empresa já existente. Alguns autores consideram o preenchimento de vagas como uma das funções da administração.
·         STANDARD  -  PADRÃO - Uma medida tomada como exemplo para as empresas. Números de funcionários, produtividade, etc.
·         STRATEGY -  ESTRATÉGIA - Planos para tratar de problemas específicos, ou de programas cuja natureza é de curto prazo, em geral para a complementação dos objetivos de longo alcance dentro das políticas estabelecidas em uma empresa.
·         STRESS INTERVIEW    -  ENTREVISTA SOB TENSÃO -  Tipo de entrevista que consiste em uma série de perguntas ásperas, rápidas, às vezes extremamente desagradáveis, que tentam perturbar um candidato a emprego e ver como ele se comporta sob tensão.
·         STRUCTURAL UNEMPLOYMENT   -  DESEMPREGO ESTRUTURAL  - O desenvolvimento tecnológico do capitalismo, por ser capital-intensivo, marginaliza a mão-de-obra. Também chamado de desemprego marxista.
·         SUBORDINATE -  SUBORDINADO - Indivíduo que está sujeito à autoridade de um outro que lhe é superior talvez somente na escala hierárquica da empresa.
·         SUCCEED - OBTER SUCESSO - Quando um treinador, por exemplo, espera treinar 200 trabalhadores e obtém êxito, então ele teve sucesso em seu plano.
·         SUCCESS    -  SUCESSO - Êxito ou resultado feliz obtido no treinamento. O alcance daquilo que foi realizado.
·         SUGGESTION PROGRAM   -  PROGRAMA DE SUGESTÕES - Sistema usado por certas empresas, em que os empregados fazem sugestões para melhoria geral do trabalho. Em alguns casos, as empresas concedem prêmios às sugestões que aumentem a sua rentabilidade.
·         SUGGESTION SCHEME  -   ESQUEMA DE SUGESTÃO - Processo através do qual um empregado com idéias para tornar a organização mais eficiente ou rentável, pode expô-las à administração, recebendo em troca, alguma espécie de prêmio.
·         SUITABLE EMPLOYMENT    -  EMPREGO ADEQUADO - Racionalidade de colocar os desempregados que estão recebendo auxílio, somente nos empregos adequados àquilo que sabem fazer.
·         SUPERIOR    -   SUPERIOR - Em administração, indivíduo que tem autoridade sobre um outro. Não implica superioridade que seja diferente da hierárquica.
·         SUPERVISOR   -  SUPERVISOR - Grau mais baixo de uma escala hierárquica de administração. Abaixo, na escala, estão os trabalhadores que não têm autoridade de espécie alguma que possa ser considerada como formal. Uma das características do supervisor é que ele não tem de produzir e sim fazer com que os outros produzam.
·         TACKLE  -  EQUIPAMENTO - Conjunto de instrumentos e instalações necessários para um trabalho ou profissão.
TAFT-HARTLEY ACT   -  LEI TAFT-HARTLEY - Conhecida nos Estados Unidos como Lei Nacional de Relações Trabalhistas de 1947, constitui uma reformulação importante da lei Wagner. Visa a estabelecer melhor equilíbrio entre os empregadores e os sindicatos trabalhistas.
TAKE-HOME PAY  -  ORDENADO LÍQUIDO - Salário ou ordenado que um empregado realmente recebe por dia, semana ou mês, após todas as deduções legais que podem ser feitas em folha de pagamento.
TARGET -   ALVO - Objetivo que se deseja atingir dentro de uma companhia ou através da aplicação do treinamento.
TARGET-MARKET  -MERCADO ALVO - Mercado ao qual uma empresa pretende vender, como por exemplo o mercado de pessoas idosas, ou o mercado de estudantes.
TASK ANALYSIS -  ANÁLISE DE TAREFA - Análise sistemática do comportamento exigido para executar um trabalho repetitivo, a fim de identificar áreas de dificuldade e criar métodos apropriados visando a treinar pessoas para a finalidade em vista.
TASK FORCE -    GRUPO DE TRABALHO - Termo extraído das forças armadas, significando a formação de um grupo para a execução de determinada tarefa, após cuja realização se dissolve. Não é um grupo permanente.
TASK WORK  -  TRABALHO POR TAREFA - Trabalho manual, cujo pagamento depende de uma taxa padronizada de produção. O trabalhador que não alcança o padrão pode ser demitido ou seu salário pode ser reduzido.
TEAM LEADER  -  LÍDER DE EQUIPE - É a pessoa responsável por uma equipe que tem o dever de representá-la em uma reunião, congresso, entre outros.
TEAM MANAGEMENT   - ADMINISTRAÇÃO POR EQUIPE - Tipo de administração em que o administrador trabalha com seus associados como um grupo ou equipe. As metas são determinadas em conjunto e sua consecução constitui responsabilidade de todos. O método reduz a competição individual, aumenta a comunicação, o entendimento e o respeito mútuos, além do esforço em conjunto.
TEAMWORK  -  TRABALHO DE EQUIPE - Trabalho de um grupo nas condições de administração por equipe.
TECHNOLOGICAL CHANGE – MUDANÇA TECNOLÓGICA - Alteração no nível de produção conseguido com uma quantidade estática de insumos, em resultado de melhorias no conhecimento científico e da tecnologia. Vale dizer que o custo médio por unidade de produto baixa, embora os preços dos insumos permaneçam inalterados. As duas formas conhecidas de mudança tecnológica são por inovação de produto e inovação de processo.
TECHNOLOGICAL UNEMPLOYMENT   - DESEMPREGO TECNOLÓGICO - Desemprego causado principalmente por avanços tecnológicos, como a automação, por exemplo. Uma das saídas é usar intensamente a mão-de-obra em programas de obras públicas, sem auxílio de maquinaria moderna. Os desempregados devem procurar treinamento para as novas tecnologias.
TECNIQUE    -  TÉCNICA - É uma forma de se desenvolver algo que foi pensado. Por exemplo, técnicas para a melhor aplicação de treinamento.
TEMPORARY JOB -  TRABALHO TEMPORÁRIO - Trabalho oferecido ao trabalhador somente por um período, podendo levar a uma contratação permanente.
TEMPORARY STAFF SERVICE  -  SERVIÇOS DE EMPREGADOS TEMPORÁRIOS - Organização que, por certa quantia, oferece empregados temporários, principalmente os de colarinho branco, nas ocasiões de escassez desse tipo de mão-de-obra.
TIME STUDY -   ESTUDO DE TEMPO - Medida do tempo que um trabalho necessita para ser executado dentro de um ciclo de tarefa. O tempo médio de inúmeras observações é o prescrito para determinada tarefa, visando à maior produtividade.
T-GROUP TRAINING  -  TREINAMENTO DE GRUPO T - Treinamento que atualmente ocorre em terapia de grupo, quando é encorajada a expressão absolutamente livre das emoções de um indivíduo perante uma reunião de participantes. O indivíduo diz o que quer, mesmo que os participantes não gostem. Os que recebem o treinamento aprendem interagir com os outros. Esse método é semelhante ao de grupos de encontros, mas seu uso principal tem sido para o desenvolvimento de administradores.
THEORY X  -  TEORIA X - Pensamento da teoria de administração, segundo a qual tirando-se a iniciativa do trabalhador e forçando-o a operações repetitivas, a administração burocrática torna-o apático, indiferente às metas organizacionais e insatisfeito.
THEORY Y-   TEORIA Y - Filosofia de administração de que os trabalhadores são naturalmente capazes de ambição, dignos de confiança, criativos, porém a administração tem de reestruturar a situação gerencial e de trabalho a fim de aproveitar estas motivações para produzir.
THEORY Z -  TEORIA Z - Teoria de administração lançada por William Ouchi, postulando que o problema de produtividade não será resolvido através de política monetária, nem de mais investimento em pesquisa e desenvolvimento. Tal problema somente poderá ser remediado quando as pessoas forem dirigidas de tal modo que possam trabalhar mais efetivamente em um conjunto.
THIRD-PARTY -  TERCEIROS - Pessoa com a qual é mantido um relacionamento estritamente comercial.
THRIVE    -    PROSPERAR - É quando uma empresa começa a se desenvolver, e começa a aumentar os seus ganhos, bens, enfim, começa a enriquecer.
TIME TICKET  -  CARTÃO DE PONTO - Cartão em que um relógio marca as horas de entrada e saída dos empregados, ou os tempos de início e término de uma tarefa, processo ou operação de máquina.
TOP MANAGEMENT   -   ADMINISTRAÇÃO DE CÚPULA- Mais alta plana da administração de uma empresa em sua parte executiva, incluindo o presidente, vice-presidentes, gerentes gerais, gerentes de vendas, de compras, de pessoal e de finanças. Muitas vezes é mencionada como diretoria.
TOTAL COST -   CUSTO TOTAL - É o gasto total da empresa com fatores de produção. Compõe-se de custos variáveis e custos fixos.
TRADE UNION    -  SINDICATO TRABALHISTA  - Associação de trabalhadores organizados para a defesa de progresso de seus interesses nas negociações com os empregadores e o governo.
TRAINEE    -  ESTAGIÁRIO - Indivíduo que se acha em treinamento. Difere do estudante porque quase sempre se trata de uma complementação de treinamento (estágio) sob a forma de instrução dada principalmente durante o trabalho ou em sua simulação.
TRAINEESHIP  -  ESTÁGIO - Tempo de prática ou de aprendizado para o exercício de certa profissão.
TRAINEE-TURNOVER  -    ROTAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - Perda e reposição de estagiários por uma organização durante um determinado período. Normalmente um estagiário fica em uma empresa durante a sua fase de treinamento (que pode ser equivalente à época de seus estudos). Passada essa fase, a empresa admite estagiários novos ou efetiva os antigos.
TRAINER   -  TREINADOR - Que treina. Aquele que treina. Profissional que treina ou dirige o treino.
TRAINING  -  TREINAMENTO - Processo de preparar alguém ou ser preparado para um trabalho.
TRAINING DEPARTMENT    - DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO - Seção ou divisão em ministérios onde o treinamento acontece.
TRAINING MODEL - MODELO DE TREINAMENTO - Representação, em pequena escala, do treinamento que se pretende executar em ponto grande.
TRAINING PROCEDURE -   PROCEDIMENTO DE TREINAMENTO - Regra que incorpora um elemento temporal ou exige uma atividade seqüencial. Meio para realizar o treinamento.
TRAINING QUALITY  -  QUALIDADE DE TREINAMENTO - É a característica, seja ela boa ou má, de um treinamento.
TRAINING TOOL   -  FERRAMENTA DE TRABALHO Qualquer instrumento utilizado para auxiliar durante um treinamento.
TUNED  -   SINTONIZADO - Aquela pessoa que se encontra em harmonia tanto com seu trabalho quanto com seus colegas de trabalho.
TURNOVER -   ROTAÇÃO DE ESTOQUE - O número de vezes durante um determinado período em que é vendido ou renovado o estoque de uma empresa. Perda e reposição de empregados por uma organização durante um determinado período.
ULTIMATE CONSUMER    -  CONSUMIDOR FINAL - Consumidor, principalmente no sistema capitalista, que tem ampla liberdade de escolha, havendo a implicação de que suas compras visam ao consumo próprio e não há intuito de revenda.
UNCOVER  -  ENCOBERTO - Algo que não é revelado para outras empresas, por exemplo, o quadro geral de funcionários, ou o quanto a empresa tem de dívida.
UNEMPLOYED   -  DESEMPREGADO - Pessoa que não está trabalhando em uma certa época.
UNEMPLOYMENT       -    DESEMPREGO - O número de pessoas em um país que não têm um emprego.
UPDATED  -  ATUALIZADO - Um funcionário atualizado é um funcionário que vai a palestras, debates e lê constantemente sobre pesquisas feitas sobre sua área.
UPGRADE   -    ATUALIZAR - Tornar-se atual para continuar competindo com outras empresas no mercado.
VALORIZATION SCHEME -   ESQUEMA DE VALORIZAÇÃO - Tentativa, geralmente feita por um governo, para estabilizar ou aumentar o preço de um produto. Sendo difícil a demanda, a estratégia mais comum é aumentar o preço, ao mesmo tempo em que se diminui a quantidade, talvez encorajando a sua não produção ou até mesmo a destruição.
VELOCITY OF CIRCULATION     -   VELOCIDADE DE CIRCULAÇÃO - Renda nacional dividida pela quantidade de moeda. Pode ser interpretada como demonstrando a quantidade média de trabalho efetuado por uma unidade monetária, ao mesmo tempo em que atua como um meio de troca para as transações que produzem a renda nacional.                
VOCATIONAL-TRAINING    -  TREINAMENTO PROFISSIONALIZANTE - Treinamento para aprender uma vocação específica.
WAGE     -    SALÁRIO  - Quantidade que se paga à mão-de-obra por seu trabalho, que tanto pode ser físico como mental.O salário pode ser por tempo por tempo ou tarefa. O ordenado, via de regra é o pagamento feito ao pessoal administrativo, por semana, quinzena ou mês.
WAGE ADMINISTRATION    -  ADMINISTRAÇÃO SALARIAL - Atividades que dizem respeito à determinação e, às vezes, até mesmo ao pagamento de salários de uma empresa.
WAGE AND SALARY SURVEYS   -   LEVANTAMENTO DE SALÁRIOS E ORDENADOS - Estudo dos salários e ordenados pagos por outras organizações, a fim de serem estabelecidas comparações, dentro do mercado de trabalho do empregador.
WAGE AUDIT    -    AUDITORIA SALARIAL - Revisão periódica feita por consultores, de todas as formas de pagamento aos empregados de uma empresa.
WAGE COMPRESSION    -  COMPRESSÃO SALARIAL - Situação que se estabelece quando se estreita a diferença entre os cargos mais baixos e mais altos. Resulta da concessão de aumentos proporcionalmente mais altos aos situados nos escalões mais baixos. Há quem dê ao sistema ao nome de melhor distribuição de renda.
WAGE DIFFERENTIAL -   DIFERENCIAL DE SALÁRIO - Diferença no montante pago aos trabalhadores em diferentes níveis de cargo, dentro da mesma organização.
WAGE DRIFT    -    DERIVA SALARIAL - Fenômeno decorrente da demanda de mercado. Quando há escassez de mão-de-obra, os empregadores pagam o que for necessário para atrair e manter os empregados de que necessitam. Como qualquer mercadoria, o preço da mão-de-obra varia com a demanda e a oferta. A deriva é em sentido ascendente e o benefício em geral é para os especializados.
WAGE FREEZE   -  CONGELAMENTO SALARIAL - Fixação de salários em seu nível atual durante um período indeterminado. Quase sempre a medida visa a controlar a inflação, mas o resultado tem sido muito duvidoso.
WAGE FUND THEORY        -  TEORIA DO FUNDO SALARIAL - Idéia que Adam Smith tomou dos fisiocratas, de que os salários são adiantados para os trabalhadores antes de seus produtos serem vendidos. Os salários não poderiam ser aumentados salvo se o fossem do capital destinado ao seu pagamento.
WAGE EARNER  -  ASSALARIADO - Pessoa que trabalha mediante um salário, algumas vezes distintamente da que trabalha por um ordenado.
WAGE INCENTIVE -   INCENTIVO SALARIAL - Artifício para induzir os trabalhadores a maiores esforços, por uma compensação quase sempre monetária. Para isso não há necessidade de aprovação dos sindicatos.
WAGE POLICY    -   POLÍTICA SALARIAL - Maneira pela qual um estabelecimento comercial atua em relação aos salários, isto é, seus sistemas, diferenciais etc.
WAGE RATE    -   TAXA SALARIAL- Pagamento a que um trabalhador faz jus, por condições estipuladas na contratação, em proporção à quantidade de trabalho que realiza por hora, dia, semana, mês etc., ou por unidade de produto feito ou vendido.
WAGE STABILIZATION -    ESTABILIZAÇÃO SALARIAL - Tentativa de impedir um aumento geral no nível de salários, especialmente por parte do governo.
WAGE STRUCTURE   -   ESTRUTURA SALARIAL - Sistema pelo qual são regidos os pagamentos dos assalariados. Os tipos básicos são:  pagamento por unidade de tempo e pagamento por incentivo. Há também o trabalho por peça em que o empregado recebe pelo que faz. Pode haver uma combinação de métodos.
WAGNER ACT   -     LEI WAGNER  - Nome mais conhecido da Lei Nacional de Relações Trabalhistas promulgada em 1935, ainda no período chamado Nova Ordem. Em 1947 esta lei foi bastante modificada pela lei Taft-Hartley.
WALSH-HEALEY ACT    -  LEI WALSH-HEALEY - Lei americana, promulgada em 1936, que estabelece os salários mínimos, regula o tempo de trabalho e coloca fora da lei o trabalho do menor para empresa que tenha contratos com o governo.
WEBB-POMERANE ACT -    LEI WEBB-POMERANE - Lei que isenta as empresas que fazem exportações das providências contidas nas lei antitruste. Foi promulgada em 1918 para promover o comércio exterior dos Estados Unidos e colocar os exportadores em base competitiva com os países que não dispõem de leis eficazes, ou não as têm, contra trustes e cartéis.
WELL-QUALIFIED WORKER   -  TRABALHADOR BEM QUALIFICADO - Um trabalhador bem qualificado para o tipo de trabalho que está ou quer exercer. Trabalhador que tem conhecimento, experiência e qualificação para atuar na área que está atuando.
WHITE COLLAR   -  COLARINHO BRANCO - Trabalhador em serviços administrativos.
WORK ACCIDENT -   ACIDENTE DE TRABALHO - É uma situação no local de trabalho em que a pessoa se machuca ou algo se danifica sem nenhuma intenção própria.
WORK CYCLE    -   CICLO DE TRABALHO - Seqüência dos elementos necessários à execução de um trabalho, ou a uma unidade de produção. Podem ser incluídos elementos ocasionais.
WORK LOAD      -  CARGA DE TRABALHO    - A quantidade de trabalho que uma pessoa ou uma máquina precisa fazer.
WORK OVERTIME  -  FAZER HORA EXTRA - Trabalhar horas a mais do período estipulado a um trabalhador, sendo na maioria das vezes recompensadas.
WORK PERMIT -   PERMISSÃO PARA TRABALHAR - Documento dado a um estrangeiro, permitindo-lhe trabalhar em um país durante certo tempo.
WORK PROJECT    -   PROJETO DE TRABALHO - Plano para a realização de um ato; desígnio, intenção. Cometimento, empreendimento, empresa. Redação provisória de qualquer medida (estatuto, lei etc.).
WORK SIMPLIFICATION -    SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO - Simplificação dos cargos, eliminando tarefas desnecessárias ou reduzindo a quantidade de obrigações, combinando-as.
WORK STUDY  -   ESTUDO DE TRABALHO - Conjunto de técnicas para estudar o método e medir o trabalho humano. Sistema que investiga todos os fatores que afetam a eficiência e economia da situação sob exame.
WORKAHOLIC  -  VICIADO EM TRABALHO - Uma pessoa que possui um desejo muito forte de trabalhar duro e encontra dificuldades para parar de trabalhar.
WORKDAY    -   DIA ÚTIL - A quantidade de tempo que uma pessoa passa trabalhando em um dia.
WORKER        -    TRABALHADOR - Indivíduo assalariado que despende esforço físico e mental para originar os muitos e variados bens e serviços que o sistema econômico produz. Pode ser especializado, semi-especializado e não especializado. Não tem autoridade sobre os demais trabalhadores. Quando um trabalhador adquire autoridade ou passa a controlar outros, torna-se administrador, quando o que ele faz, nesse caso, não o classifica como trabalhador no sentido estrito do termo.
WORKER DIRECTOR   -   DIRETOR DOS TRABALHADORES - Membro da diretoria de uma empresa, designado para representar os interesses de seus trabalhadores.
WORKER’S CONTROL      -  CONTROLE PELOS TRABALHADORES - Situação em que os trabalhadores têm controle direto sobre a administração da empresa.
WORKER’S PARTICIPATION    -  PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES - Situação em que os trabalhadores participam da administração da empresa e, em alguns casos, também dos lucros.
WORKFORCE   -  MÃO-DE-OBRA - Todas as pessoas que trabalham em um país, indústria ou fábrica.
WORK-IN     -      ANTILOCKOUT - Situação em que os trabalhadores ocupam o local de trabalho a fim de impedirem o lockout.
WORKING SHARING    -  PARTILHA DE TRABALHO - Situação em que um grupo de trabalho tem suas horas diminuídas a fim de que outros trabalhadores não sejam dispensados quando os negócios estão fracos. Dessa forma são evitadas as dispensas temporárias.
WORKLOAD    -   RESISTÊNCIA - A resistência que um funcionário tem para poder trabalhar bastante tempo ininterrupto.
WORKPLACE   -   LOCAL DE TRABALHO - Local onde você exerce seu trabalho e que não é a sua casa.
WORKPLACE LAWS     -  LEIS TRABALHISTAS - Um sistema completo de regras que os empregados e empregadores de um país devem obedecer.
WORKSHEET     -   FOLHA DE PONTO - Um papel onde são registradas as horas de  trabalho e a produtividade de cada funcionário.
WORKSHOP -  SEMINÁRIO - Série de reuniões, geralmente de executivos, para a tomada de decisão e solução de problema, visando a melhoria de algum setor da empresa.
WORK STATION   -  ESTAÇÃO DE TRABALHO - Ponto numa linha de produção em que um operário é responsável por uma determinada operação em seqüência à que foi feita pela estação precedente e que será continuada na subseqüente, até que o produto esteja finalmente acabado no que tange ao trabalho de linha de produção.
WORKING ASSETS    -  ATIVO CIRCULANTE - Capital investido que é comparativamente líquido.
WORKING CAPITAL FUND   - FUNDO DE CAPITAL DE GIRO - Fundo rotativo usado para financiar estoques e outras necessidades das empresas.
WORKING CLASS    -  CLASSE TRABALHADORA - Eufemismo para designar a classe baixa, graduada por seu nível de renda individual, instrução, ocupação e estilo de vida. Dentre os trabalhadores deveria ser a classe menos remunerada, mas nem sempre é esse o caso. Por exemplo, um artífice pode ganhar mais  do que um professor.
WORKING EXPENSES    -   DESPESAS DE FUNCIONAMENTO - Custos em que normalmente uma empresa incorre para que possa operar normalmente, tais como aluguéis, salários, impostos etc. Normalmente essas despesas aparecem na demonstração de lucros e perdas, como a diferença entre lucro bruto e lucro líquido.
WORKING PAPERS   -  CARTEIRA DE TRABALHO - Em geral, são os documentos, equivalentes aos de uma carteira de trabalho, contendo as informações necessárias ao empregado, ao empregador e a alguma entidade que controle as relações entre as duas partes.
WORKING PARTY  -   GRUPO DE TRABALHO -  Grupo selecionado para empreender uma indagação ou investigação específica para relatar o que descobrir.
WORK-TO-RULE  -  TRABALHO PELA REGRA - Forma de ação industrial em que os empregados permanecem no trabalho, mas aplicam com tal rigor as regras que a quantidade de trabalho resultante é limitada. Dessa forma não precisam recorrer a uma greve, ao mesmo tempo em que exercem pressão sobre a administração.
WRIT   -   INTIMAÇÃO - Intimação ou ordem judicial, emitida por uma autoridade, para que o indivíduo ou empresa aja de acordo com o que foi intimado, sob pena de punição.
X-EFFICIENCY  -     EFICIÊNCIA X - Diz-se da eficiência de uma empresa na aquisição e uso de seus insumos.
X-INNEFICIENCY    -   INEFICIÊNCIA X - Há ineficiência X quando os recursos são usados de tal modo que, mesmo quando usados para fazer o produto certo, isso ocorre com menor produtividade do que é possível. A má tecnologia é um dos motivos de tal ineficiência.
ZORAN KOSTOVSKI  -   ZORAN KOSTOVSKI   - -Diretor da Motiva Consulting, um centro para educação e treinamento do pessoal do gerenciamento. Pós graduado em Estudos de Gerenciamento na Universidade de Melbourne, é conferencista e seminarista em vários países do mundo sobre sua Educação e Treinamento no trabalho. 
Pesquisa: Jorgenca - Fonte: http://portaladm.adm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário