sexta-feira, 11 de maio de 2012

TERMO TÉCNICO ADMINISTRAÇÃO – RH – INGLÊS/PORTUGUÊS (de I a N) Parte 03


·         IMPLEMENT    -  IMPLEMENTO - Algum projeto para implementar uma nova área de uma empresa, ou algum curso para que os funcionários sejam reciclados com o nosso projeto.
·         IMPLEMENTATION  -   IMPLEMENTAÇÃO - Ato ou efeito de exercer algo na empresa, como um projeto que foi executado, ou seja, ele foi cumprido.
·         IMPROVEMENT  -  APERFEIÇOAMENTO - Ato ou efeito de se especializar em algo de uma determinada área através de palestras, conferências, etc. .
·         INCOME -  RENDA - Pagamentos efetuados a um indivíduo ou organização durante um determinado exercício. O termo também significa receita, sob a suposição de que ainda não sofreu descontos tributários ou outros.
·         INCOME STATEMENT    -   DEMONSTRAÇÃO DE RENDA - Lista impressa ou escrita do dinheiro recebido e do que foi pago durante um determinado período.
·         INDIFFERENCE CURVE -  CURVA DE INDIFERENÇA - Demonstração gráfica das diferentes combinações de dois produtos que proporcionarão igual satisfação ao consumidor. Supondo-se que dois bens são substitutos entre si, pode-se traçar uma tabela de indiferença e desta uma curva que contém todas as combinações possíveis de um bem que proporcionará a mesma satisfação.
·         INDIRECT-LABOR -  MÃO-DE-OBRA INDIRETA - Mão-de-obra cujos custos não são justificáveis, ou incorridos na produção de bens e serviços específicos, mas aplicam-se às atividades de produção em geral.
·         INDUSTRY  -  INDÚSTRIA - Conjugação do trabalho e do capital para transformar a matéria-prima em bens de produção e consumo. O conjunto das empresas industriais.
·         INEFFICIENCY -    INAPTIDÃO - A incapacidade de uma pessoa fazer o seu trabalho numa determinada situação.
·         INFORMAL AUTHORITY    -  AUTORIDADE INFORMAL - É a autoridade que se vai dando de um gerente ao seu inferior através de contatos externos, fora da empresa, por meio da amizade entre duas pessoas que vai aumentando e possuem certa liberdade e acabam (os inferiores) recebendo autoridade informal de seus superiores com quem têm liberdade.
·         INFORMATION SYSTEM  -  SISTEMA DE INFORMAÇÃO - O sistema de buscar informações administrativas armazenadas em um computador localizado em uma empresa.
·         INSTRUCTOR    -  INSTRUTOR - Que, ou o que instrui, ensina e adestra os trabalhadores a uma determinada função.
·         INTERPERSONAL COMMUNICATION -  COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL - Capacidades ou habilidades de comunicação que envolve relações entre as pessoas dentro do ambiente de trabalho.
·         INTERVIEWER  -   ENTREVISTADOR - Pessoa capacitada que entrevista um candidato a uma vaga de trabalho.
·         INVENTORY   -  INVENTÁRIO - Avaliação de mercadorias, balanço de uma empresa.
·         INVESTMENT    -  INVESTIMENTO - Quando se deposita confiança econômica em algo e se investe dinheiro para que isso prospere e dê lucros.
·         INVOLUNTARY UNEMPLOYMENT -  DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO - Ocorre quando os sindicatos fixam os salários acima do salário de equilíbrio, o que faz com que uma parcela de trabalhadores, querendo trabalhar, não encontre vagas disponíveis.
·         ISOQUANT  -   ISOQUANTA - Demonstração gráfica do mesmo tipo geral de uma curva de indiferença. Revela as diferentes combinações de dois recursos com os quais uma firma pode produzir quantidades iguais de um mesmo produto.
·         JOB APPLICATION   -   FORMULÁRIO PARA UMA VAGA DE EMPREGO - Papel que deve ser preenchido por um candidato a uma vaga de emprego.
·         JOB AREAS  -   ÁREAS DE TRABALHO - Campo de atividade ou interesse; esfera. Local onde exerce o trabalho.
·         JOB ASSESSMENT  -  AVALIAÇÃO DE TRABALHO - Cuidadosa opinião ou julgamento do trabalho, feito pela empresa.
·         JOB CENTER   - CENTRAL DE EMPREGOS - Local onde empregos são anunciados e cursos de treinamentos são oferecidos às pessoas que estão procurando empregos.
·         JOB CYCLE -  CICLO DE TRABALHO - Tempo que um trabalhador leva para completar cada tarefa de seu cargo antes de repetir o ciclo.
·         JOB EFFECTIVENESS    -  EFETIVIDADE DE TRABALHO - É a “quantidade” de bons resultados do trabalho. Consecução de um objetivo dentro da melhor interpretação possível.
·         JOB ENRICHMENT  -  ENRIQUECIMENTO DE CARGO - Permissão ao empregado que trabalha em serviço repetitivo e monótono, para exercer algumas outras tarefas técnicas que causem o prazer de realização e de status mais elevado, sem que haja necessariamente aumento de salário ou ordenado.  Adição de mais responsabilidade, autonomia e controle a um cargo.
·         JOB RELATIONS -  RELAÇÕES DE CARGO – Um dos programas de treinamento dentro da indústria. Visa a promover entendimento dos relacionamentos humanos com particular ênfase na prevenção de problemas.
·         JOB ROTATION   -  ROTAÇÃO DE CARGO  - Movimentação de empregados de um cargo para outro, a fim de lhes permitir maior variedade e aprendizagem de novas habilidades. Pode ou não ter em vista promoção futura.
·         KEY-JOBS   -  CARGOS-CHAVE - Cargos comuns numa organização e em seu mercado de trabalho, quase sempre considerados imprescindíveis.
·         KEYNES EFFECT -  EFEITO-KEYNES - Efeito estimulante de uma redução salário-preço sobre o emprego, que atua se as taxas de juros caírem em relação à eficiência marginal do capital, em resposta a uma demanda reduzida de moeda para transações a um nível de renda mais baixo.
·         KEYNES PSYCHOLOGICAL LAW  -  LEI PSICOLÓGICA DE KEYNES - Lei segundo a qual, via de regra, e em média, o consumo aumentará com a renda, porém não tanto quanto o aumento em renda. Em conseqüência, a propensão marginal a consumir, ou seja, a taxa à qual o consumo aumentará, dada uma elevação de renda, será menos do que proporcional.
·         KEY-RESULTS AREA  -   ÁREA DE RESULTADOS-CHAVE - Em administração por objetivos verificação das áreas em que a organização deve dar atenção contínua aos resultados, estabelecer objetivos e lutar por aperfeiçoamento a fim de garantir seu êxito sem interrupção. Também conhecida como área-chave.
·         KINGPIN  - CHEFÃO - Gíria significando a principal pessoa de uma empresa e, também, a maior ou principal empresa em determinado ramo.
·         KIWANIS    -  KIWANIS - Organização que abrange muitos clubes americanos e canadenses, cujo objetivo é proporcionar liderança para a realização dos mais altos ideais na vida empresarial, industrial e profissional.
·         KNOW-HOW  -  EXPERIÊNCIA - Conhecimento de técnicas ou detalhes práticos de alguma coisa que permite mais eficiência e melhores resultados em uma operação ou processo.
·         KNOWLEDGE  -  CONHECIMENTO - Ato ou efeito que uma certa pessoa da empresa tem em mente. Por exemplo, um treinador não pode treinar pessoas caso não tenha conhecimento daquilo que se vai abordar.
·         KNOWLEDGE OF RESULTS   -  CONHECIMENTO DE RESULTADOS - Conhecimento que uma pessoa tem quanto ao que está progredindo em treinamento ou no desempenho de seu trabalho. Este conhecimento é necessário para aprendizagem mais rápida e para dar a conhecer ao indivíduo em que pontos está forte ou fraco.
·         KRA -  ARC - Sigla de área de resultados-chave, termo criado por Peter Drucker e usado em administração por objetivos.
·         LABOR    -  TRABALHO - Em teoria econômica, exprime a atividade humana para fins de produção. É um dos fatores de produção.
·         LABOR REFORM ACT OF 1959 -   LEI DA REFORMA TRABALHISTA DE 1959 - Denominação informal da Lei Landrum-Griffin (lei americana sobre o funcionamento interno dos sindicatos trabalhistas).
·         LABORATORY TRAINING    - TREINAMENTO DE LABORATÓRIO - Em trabalhismo, forma de treinamento grupal, usado principalmente para aumentar as perícias interpessoais.
·         LANDRUM-GRIFFIN ACT  -  LEI LANDRUM-GRIFFIN - Lei americana que fortalece as restrições impostas pela Lei Taft-Hartley de 1947, sobre o funcionamento interno dos sindicatos trabalhistas, proporcionando um estatuto dos direitos dos afiliados. Entre as principais providências há a exigência de relatórios detalhados das finanças e da execução do estatuto de cada sindicato (union); considera crime o desperdício de fundos sindicais; proíbe o exercício de qualquer cargo sindical aos comunistas, ex-sentenciados e aos que tenham interesses colidentes com os fins sindicais etc. .
·         LARGE FIRMS   -  GRANDES EMPRESAS - Empresas de grande porte, com elevado número de funcionários.
·         LAYOFF   -  DISPENSA TEMPORÁRIA DE EMPREGADO - Empregado dispensado temporariamente por diminuição dos negócios; não perde a situação de antiguidade de que desfrutava, quando for novamente chamado a trabalhar, salvo se tiver arranjado emprego em outro lugar. É também o intervalo de tempo de desemprego forçado.
·         LEAD – LIDERAR - Dirigir como líder; chefiar um departamento qualquer em uma empresa.
·         LEADERSHIP -  LIDERANÇA - Influência interpessoal exercida pelo processo de comunicação, a fim de ser atingida uma meta determinada. O líder procura influenciar o comportamento dos seguidores.
·         LEAMAN'S ACT OF 1867  -  LEI LEAMAN DE 1867- Lei britânica que obriga as sociedades anônimas a especificar os números de séries das ações da empresa nos contratos de venda.
·         LEARNER -  APRENDIZ - Os empregados em uma empresa que está em aprendizado contínuo devido às informações recebidas no treinamento.
·         LEARNING PROCCESS -   PROCESSO DE APRENDIZADO -O processo de conhecimento obtido através de leitura, estudo ou prática.
·         LEVEL OF ASPIRATION    -  NÍVEL DE ASPIRAÇÃO - Objetivos que um trabalhador espera alcançar, principalmente no que tange a promoções e aumentos salariais. A melhoria a que o trabalhador aspira pode resultar em produção acima da satisfatória, porém se suas expectativas não forem satisfeitas dentro de um prazo razoável, o resultado será frustração e, em conseqüência, má produção.
·         LIABILITY -  COMPROMISSO FINANCEIRO - Responsabilidade legal para alguma coisa, principalmente para pagamento. A quantidade de dívida a ser paga.
·         LINE AUTHORITY   -   AUTORIDADE DE LINHA  - É o poder que os funcionários teoricamente têm para se continuar trabalhando numa empresa.
·         LINE MANAGEMENT  -  ADMINISTRAÇÃO DE LINHA - Função executada por gerentes de linha, isto é, por aqueles que se acham mais perto da produção.
·         LINE MANAGER   -   GERENTE DE LINHA - Indivíduo geralmente especializado que tem a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de uma seção da organização, geralmente na parte mais próxima da produção.
·         LOAN CAPITAL   -    CAPITAL DE EMPRÉSTIMO - Parte do capital de uma empresa que não integra seu fundo acionário e obtém uma taxa fixa de juros em vez de lucro proveniente de ações.
·         LOAN OFFICE    -    ESCRITÓRIO DE EMPRÉSTIMO -Entidade que se dedica a efetuar empréstimos, muitas vezes recebendo algo sob penhor.
·         LOCAL BARGAINING    -   NEGOCIAÇÃO LOCAL - Negociação coletiva sobre as condições de emprego em um determinado local.
·         LOCAL UNIONS   -    SINDICATOS LOCAIS - Menores unidades organizacionais dos sindicatos trabalhistas, responsáveis pela representação de seus membros no local de trabalho.
·         LOCKOUT  -   GREVE PATRONAL - Artifício de um empregador que se recusa a admitir os trabalhadores em seus cargos. Não são os empregados que não querem trabalhar; é o empregador que não os deixa entrar. A finalidade é principalmente a de evitar uma greve dos empregados, que se acha preparada. Raramente os empregadores usam de tal dispositivo. Ao fim de um contrato de trabalho, o empregador pode anunciar em que condições o renovará, fazendo-o de modo unilateral, permitindo ao sindicato trabalhista que aja como julgar melhor.
·         LOCK-UP  - LUCRO EM LONGO PRAZO - Investimento que segundo se espera será bastante lucrativo, porém em longo prazo. É um investimento "trancado".
·         LOCUS PENITENTIAE  -  LOCUS PENITENTIAE - Expressão latina significando "oportunidade para se arrepender", o que quer dizer que duas partes contratantes podem mudar de idéia e não assinar um contrato que seria ilegal.
·         LOSS LEADER   -  MERCADORIA ISCA - Produto que é vendido abaixo do custo para atrair clientes para a empresa
·         LOST COST -  CUSTO PERDIDO - Despesa feita e que não produziu nenhum benefício à empresa.
·         MABIOCENTRIC    -   MABIOCÊNTRICO - Administradores jovens, com curso superior, que freqüentemente mudam de empresa, tendo a implicação de que suas promoções somente se concretizam quando mudam de uma empresa para outra.
·         MACHINE AUTOMATION  -  AUTOMAÇÃO DE MÁQUINA - Emprego de equipamento mecânico avançado, talvez em combinação com computadores e controles automáticos. A automação aumenta a produtividade e diminui os custos. Existe a suposição que agrava o problema de desemprego, principalmente para os indivíduos sem especializações.
·         MACROECONOMICS -   MACROECONOMIA - Estudo da determinação e o comportamento dos grandes agregados, como PIB, consumo nacional, exportação, nível geral dos preços etc., com o objetivo de delinear uma política econômica.
·         MAIN OFFICE  -  MATRIZ - Nome dado à parte central de uma empresa, por exemplo uma multinacional americana tem sua matriz em Los Angeles, ou seja, o seu escritório central, onde é resolvida a maior parte dos problemas da empresa.
·         MAKE-UP      -  MAKE-UP - É a margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produção. Essa margem deve ser tal que permita à empresa cobrir os custos diretos (ou variáveis), os custos fixos e a parcela desejada de lucro da empresa.
·         MAKE-UP PAY -  PAGAMENTO DE COMPENSAÇÃO - Situação que se estabelece quando os pagamentos são feitos pelo que foi produzido, e cada trabalhador tem a garantia de um ganho mínimo semanal. Quando ele não consegue efetuar o trabalho que lhe garanta esse mínimo, recebe uma compensação que é a diferença entre o trabalho que não conseguiu fazer e o mínimo semanal.
·         MAN PROFILE     -  PERFIL DO HOMEM - Demonstração das características, experiência e treinamento do homem para bom desempenho de determinada função.
·         MANAGE    -  GERENCIAR - Exercer o ofício de controlar o setor administrativo de uma empresa.
·         MANAGED COST   -  CUSTO PREDETERMINADO - Um dos custos fixos que surgem das decisões periódicas, geralmente anuais, refletindo diretamente as políticas da empresa. Trata-se de um custo previsto, também conhecido como custo programado.
·         MANAGEMENT  -  GERENCIAMENTO - Nome dado aos indivíduos que compõem a direção de uma empresa. Os administradores podem não possuir parte ou o todo da empresa, porém, na maioria dos casos, a administração consiste em pessoas capazes, nomeadas pelo conselho de administração.
·         MANAGEMENT AUDIT  -   AUDITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - Exame sistemático e detalhado da qualidade de administração em uma empresa. O objetivo é a melhoria do desempenho da empresa.
·         MANAGEMENT BY OBJECTIVES -  ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - Processo de administração por meio do qual o supervisor e o subordinado, operando com uma definição das metas e prioridades da organização, identificam as principais áreas de responsabilidade de cada indivíduo, em termos dos resultados que dele são esperados, Esse resultados servem como orientação para operar qualquer unidade e avaliar a contribuição de cada um dos membros da organização.
·         MANAGEMENT CONSULTANT  -  CONSULTOR ADMINISTRATIVO - Pessoa que é paga para aconselhar o gerente ou o diretor de uma empresa a fim de aprimorar a organização e os métodos de trabalho.
·         MANAGER  -   GERENTE - Que, ou quem gere, dirige ou administra bens, negócios ou serviços.
·         MANAGERIAL       -    GERENCIAL - Relativo à administração. Inquérito administrativo em uma determinada empresa.
·         MANAGING STRESS  -  ESTRESSE GERENCIAL - Estresse provocado pelo acúmulo de trabalho ou preocupação excessiva com o trabalho exercido.
·         MANDATORY RETIREMENT   -  APOSENTADORIA COMPULSÓRIA – Idade em que um indivíduo é obrigado a aposentar-se, tanto em empresas privadas como públicas. A idade varia nos diversos países, tanto para civis como para militares.
·         MAN-HOUR       -    HOMEM HORA - Unidade de medida do tempo de trabalho que um homem executa em uma hora.
·         MANPOWER  -  FORÇA DE TRABALHO - Contingente total da mão-de-obra de um país, incluindo todos os que estão em idade de trabalhar, não importando o sexo. Naturalmente, há uma idade mínima e uma máxima para os que figuram na força de trabalho.
·         MANPOWER PLANNING    -  PLANEJAMENTO DE FORÇA DE TRABALHO - Planejamento do número e tipo de trabalhadores e gerentes que uma empresa necessitará no futuro e como obtê-los.
·         MANUAL WORKER  -    TRABALHADOR MANUAL - Pessoa que trabalha principalmente com as mãos, muitas vezes sem a necessidade de qualquer habilidade.
·         MARKET DEMAND  -  DEMANDA DO MERCADO - Total de vendas de um produto dentro de um exercício, geralmente um ano.
·         MARKET LEADER    - LÍDER DE MERCADO - Empresa que tem a maior participação de mercado para um determinado produto. Quase certamente essa empresa será também a líder de preços.
·         MARKET PROFILE  -     PERFIL DO MERCADO - Características dos componentes de um determinado grupo de mercado que sirvam para identificar seus membros.
·         MARKET REACH  -  ALCANCE DE MERCADO - Número total de clientes em perspectiva dentro de um determinado mercado, que pode ser alcançado dentro de alguma campanha
·         MARKET RESEARCH   -   PESQUISA DE MERCADO - Pesquisa que tem como finalidade descobrir informação sobre o mercado para um determinado produto.
·         MARKET SHARE       -   PARTICIPAÇÃO DE MERCADO  arte do mercado geral dominada por um determinado produtor ou comerciante. Quase sempre a medida é percentual e visa a um certo segmento.
·         MARKETPLACE     -   MERCADO - Local público, onde se compram mercadorias postas à venda. Centro de comércio. Termo específico para definir operação financeira.
·         MBO  -     APO - Sigla de administração por processo objetivo de administração por meio do qual o supervisor e o subordinado, operando com uma definição das metas e prioridades da organização, identificam as principais áreas de responsabilidade de cada indivíduo, em termos dos resultados que dele são esperados.
·         MEANS-ENDS  -  MEIOS-FINS - Análise por meio de heurística para alcançar uma meta estabelecida, para a solução de um problema.
·         MEASURE   -  MEDIDA - Uso de certo instrumento econômico ou financeiro, durante certo tempo, a fim de promover um ou mais objetivos, como por exemplo, a decisão de elevar a taxa bancária durante um período, ou reduzir o imposto de renda em determinado orçamento.
·         MERCHANDISE  -  MERCADORIA - Bens, especialmente os manufaturados, vendidos a vista ou a prazo. Verbalmente equivale a vender, comprar, comercializar, tendo em vista o lucro.
·         MERGER      - FUSÃO - Duas ou mais empresas que se juntam e formam uma empresa diferente.
·         METHOD -  MÉTODO - Ordem ou sistema que se segue no estudo ou ensino do assunto ou tarefa que está sendo ensinado aos trabalhadores.
·         MONETARY INCENTIVE -  INCENTIVO MONETÁRIO - Forma de tentar obter ganhos de qualidade ou de produtividade.
·         MONEY WAGE    -   SALÁRIO MONETÁRIO - Remuneração por serviços de um assalariado, em termos do dinheiro recebido.
·         MONOPOLIZER COMPANY -  EMPRESA MONOPOLISTA - Empresa com direito exclusivo de fazer ou vender um determinado produto ou serviço.
·         MOTIVATE        - MOTIVAR - Despertar o interesse dos trabalhadores em suas próprias áreas de trabalho.
·         NEED  -  NECESSIDADE - Aquilo que é absolutamente necessário.  Indispensabilidade de se treinar pessoas continuamente a fim de produzirem mais.
·         NOMINAL WAGE   -  SALÁRIO NOMINAL - Salário medido em termos da moeda e não por seu poder aquisitivo.


Pesquisa: JORGENCA - Fonte: http://portaladm.adm.br

3 comentários: