quinta-feira, 10 de maio de 2012

TERMO TÉCNICO ADMINISTRAÇÃO – RH – INGLÊS/PORTUGUÊS (de D a H) Parte 02

·         DATA BANK -  BANCO DE DADOS - São os lugares onde ficam cadastrados nomes dos funcionários, endereços, telefone, enfim, toda sorte de dados de seus trabalhadores.
·         DEAD-END JOB -  EMPREGO SEM SAÍDA - Emprego em que o trabalhador atinge o ponto em que não há maiores progressos no trabalho, ou que não oferece chance de promoção.
·         DEALER -  NEGOCIANTE - Qualquer pessoa ou empresa que compra mercadoria para revenda, com intuito de lucrar.
·         DECISION-MAKING   -  TOMADA DE DECISÃO - Processo pelo qual os administradores decidem quanto aos objetivos da empresa, estribando-se nos seguintes fatores principais: reconhecimento do problema; definição e análise de suas partes principais; estabelecimento de soluções alternativas; escolha da alternativa julgada mais favorável; adoção da solução.
·         DEGREE PROGRAM  -  PROGRAMA DE NÍVEL - Programa que é e/ou possui um nível bom, alto, que pode ser de predileção ou que possibilita um nível melhor de conhecimento.
·         DELEGATE   -  DELEGAR - Quando se administra uma empresa por meio de poderes. Um gerente delega uma empresa.
·         DEVELOPMENT  -  APERFEIÇOAMENTO - Uso de resultados de pesquisa para tornar um produto mais atrativo, útil, rentável etc. Aproveitamento de recursos de uma área para torná-la mais produtiva.
·         DIAGNOSE -   DIAGNOSTICAR - Encontrar causa ou efeito de uma falha cometida por falta de conhecimento ou negligência em uma área específica de trabalho.
·         DIRECT-LABOR -  MÃO-DE-OBRA DIRETA - Parte da força de trabalho que está diretamente ligada à manufatura de bens ou serviços.
·         DISABILITY    - FALHA - Falta, lacuna. Imperfeição, insuficiência por parte dos trabalhadores no local de trabalho.
·         DISCERN  -  DISCERNIR - Ver distintamente, discriminar, diferenciar. Por exemplo, um funcionário experiente sabe se determinado projeto trará vantagens ou problemas e prejuízos para a empresa.
·         DISCHARGE -  DEMISSÃO - Eliminação permanente de um empregado.
·         DISCIPLINE – DISCIPLINA - Para Fayol, a generalização sobre a disciplina, conjunto de obrigações que regem uma empresa, é que ela é essencial para facilitar os negócios, e sem ela - padrões, consistência de ação, adesão de regras e valores – nenhuma empresa prosperaria.
·         DISCOVER  -  EXPLORAR - Estudar, analisar, pesquisar as falhas que têm acontecido em uma empresa.
·         DIVERSITY     - DIVERSIDADE - Qualidade daquele ou daquilo que é diverso.  Diferença, dessemelhança: Diversidade de interpretações.  A variedade de informações na rotina de trabalho e a variedade de profissionais a serem capacitados.
·         DIVISION OF LABOR  -  DIVISÃO DE TRABALHO - Especialização de tarefa dentro de um processo produtivo. É a concentração do esforço do trabalho em tarefas particulares, a fim de melhorar a perícia em cada uma, poupar tempo e promover melhor uso do capital.
·         DUMPING -  DUMPING - É a prática na qual uma empresa ou país vende abaixo dos custos de produção, com o objetivo de ganhar mercado.
·         DYSFUNCTION -  DISFUSÃO - Perturbação da capacidade funcional de um órgão ou sistema de uma empresa.
·         EARNED SURPLUS  -  LUCRO ACUMULADO - O lucro disponível ou excedentes disponíveis.
·         ECONOMIC COLLAPSE -   COLAPSO ECONÔMICO - Uma queda repentina na maneira com que as coisas funcionam dentro de uma empresa e por isso não pode continuar exercendo suas funções normais.
·         ECONOMY -   ECONOMIA - Ciência que estuda as leis que regulam a produção, distribuição e consumo de bens e arte de pôr em prática as normas que daquelas se deduzem.  Boa administração no estabelecimento de trabalho. Hábito de poupar, moderação nas despesas; poupança, parcimônia. Dinheiro acumulado por efeito de poupança ou boa ordem, em qualquer administração particular ou pública.
·         EFFECTIVE    -  EFETIVO - Algo que produz efeito no trabalho após o treinamento.
·         EMBARGO -  EMBARGO - Em termos comerciais, proibição completa de importação ou exportação de mercadoria de e para um outro país.
·         EMBEZZLEMENT  -  DESFALQUE - Apropriação indébita de dinheiro ou valores do empregador por parte do empregado.
·         EMERGE   -  EMERGIR - Subir, elevar as qualidades de um funcionário na empresa.
·         EMERGING SKILLS   -  HABILIDADES EMERGENTES  - Habilidades crescentes, que estão vindo à existência a partir dos estímulos impulsionados no treinamento.
·         EMPLOYEE -  EMPREGADO - Que se empregou; usado, aplicado. Que tem emprego; assalariado. Pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência desse, mediante salário.
·         EMPOWERMENT - AUTONOMIA - Poder cedido aos funcionários para tomarem decisões.
·         ENTERPRENEUR   -  EMPRESÁRIO - Palavra de origem francesa que se refere ao indivíduo ou grupo que se empenha em negócios sob o sistema capitalista.
·         ENTRY -  ENTRADA - Refere-se à entrada de uma firma no mercado, passando ou não por barreiras.
·         ERGONOMICS   -  ERGONOMIA - Condições de trabalho anatomicamente adequadas para seus trabalhadores.
·         ESTIMATE  -  ESTIMATIVA - É tudo o que se espera depois de uma ação tomada dentro de uma empresa.
·         EULOGY   - TRIBUTO - Aquilo que se concede por hábito ou necessidade no dia-a- dia do trabalhador. 
·         EXCLUSIVE DEALING CONTRACT  - CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE - Contrato que proíbe os intermediários de negociarem com produtos competitivos, exceto quando isso tiver o efeito de reduzir a concorrência ou criar um monopólio.
·         EXPAND -  EXPANDIR - Tornar-se pando; dilatar. Difundir em uma empresa os métodos efetivos de treinamento e de produção.
·         EXPENDITURE -  DISPÊNDIO - Ato de efetuar um gasto muitas vezes sinônimo de despesa. Em termos contábeis, consiste em efetuar um pagamento ou incorrer na obrigação de fazê-lo, para a aquisição de um bem ou liquidar uma despesa.
·         FACILITATE -  FACILITAR - Tornar a resolução de um problema mais fácil.
·         FACILITATION   -  FACILITAÇÃO - Ato ou efeito de facilitar o processo de treinamento. Fazer com que esse processo se torne mais fácil.
·         FACILITATOR    - FACILITADOR - O indivíduo ou a coisa que facilita o treinamento
·         FACTOR  -  PRODUZIR - Usado no passado significa todo o dinheiro produzido por uma empresa, tudo o que ela obteve de lucro durante certo tempo.  
·         FEE -  GRATIFICAÇÃO - A quantidade de dinheiro paga a um profissional por seu trabalho.
·         FIELD EXPERIMENT  -  EXPERIMENTO DE CAMPO - Em trabalhismo, pesquisa que permite aos investigadores estudar os empregados de uma empresa sob condições reais. Procuram saber como os sujeitos à experiência e controle se ajustam a novos programas ou quaisquer outras mudanças que os afetem.
·         FILLING THE GAP  -   PREENCHER A LACUNA - Ser a pessoa que tem os pré-requisitos para preencher  uma vaga numa empresa.
·         FINANCIAL ANALYST   -   ANALISTA FINANCEIRO - Uma pessoa cujo trabalho está relacionado com dinheiro ou administração de dinheiro.
·         FOLLOW-UP  -  SEGUIMENTO  - Ser seguimento ou acompanhar alguma ação a fim de verificar seus resultados e dar seqüência a tal ação, se for o caso.
·         FORMAL AUTHORITY -  AUTORIDADE FORMAL - Autoridade quase sempre delegada por superior imediato. Pode ser rastreada de volta, subindo até os executivos, o conselho de administração, os acionistas, e eventualmente até a sociedade, que permitem o exercício de autoridade com base nos direitos da propriedade privada e outras permissões garantidas por lei. A extensão da autoridade formal é determinada por obrigações, pelas quais o ocupante do cargo é responsável.
·         FREDERICK WINSLOW TAYLOR FREDERICK WINSLOW TAYLOR - Ele foi o iniciador da eficiência industrial, sendo chamado, com inteira justiça, o "Pai da organização Científica do trabalho". Contribuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX. E também ex-presidente da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos.
·         FRINGE BENEFITS  -  BENEFÍCIOS EXTRAS - Benefícios nem sempre monetários que uma empresa concede, visando à melhoria das condições de trabalho e diminuição do giro de empregados. Incluem, além de salários ordenados, seguros, assistência médica e hospitalar, assistência jurídica, férias remuneradas, pensões, determinado número de feriados por ano, freqüência sem ônus a certos clubes, vagas em estacionamento, direito a compras de ação da própria empresa etc.
·         FULL-BLOW - DESENVOLVER POR COMPLETO - Usado no passado, um projeto que foi desenvolvido, que foi desenrolado, executado numa empresa.
·         FULL-TIME JOB - EMPREGO POR PARTE INTEGRAL - Emprego oferecido a trabalhadores que tenham disponibilidade de trabalhar oito horas por dia, número máximo de horas permitido por lei.
·         FUNCTIONAL ANALYSIS  -  ANÁLISE FUNCIONAL - É o exame dos objetivos da organização como um todo e para cada unidade, e investigação do trabalho a ser feito para a consecução desses objetivos. Consiste em dividir os deveres de cada cargo e determinar sua relação com outras obrigações, sua relevância para a unidade organizacional e o que é necessário ao seu bom desempenho.
·         FUNCTIONALLY LITERATE  - INSTRUÍDO FUNCIONALMENTE - Pessoa instruída para fazer o trabalho adequadamente.
·         GAP - ANÁLISE DE HIATO - Método para demonstrar como a demanda insatisfeita por parte do consumidor poderia ser uma oportunidade para novos produtos. Consiste na tabulação de todas as necessidades de uma classe de produto, em conjunto com um rol cruzado de produtos atuais que as satisfazem.
·         GEORGE ELTON MAYO  -  GEORGE ELTON MAYO - Psicólogo industrial australiano que por volta de 1920 foi lecionar na Universidade de Harvard nos EUA. Ele escreveu um livro chamado "The Social Problems of an Industrial Civilization". Nesse livro, ele investigou as causas da alta rotatividade de pessoal existente no departamento de fiação de uma empresa têxtil e discutiu os problemas dos empregados e seus rendimentos.
·         GLOBALIZATION  -   GLOBALIZAÇÃO - Conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas.
·         GOAL -  META - Objetivo visado por alguém para atingir o que é esperado dentro do local de trabalho.
·         GOVERNMENT COMPANY  - EMPRESA ESTATAL - Empresa de propriedade do governo.
·         GROUP DYNAMICS -  DINÂMICA DE GRUPO - Estudo científico de interação dentro de pequenos grupos de pessoas que ainda não são funcionários mas estão interessados em se tornar um.
·         GROWTH AREA  -  ÁREA DE CRESCIMENTO  - Uma área ou parte do mercado do trabalho que está em aumento, aumentando seu lugar de alcance.
·         GUESSTIMATE -  ESTIMATIVA ADVINHADA  - Estimativa feita com pouca crença ou pretensão de que seja exata, embora possa haver alguma base em experiência passada.
·         GUIDANCE – ORIENTAÇÃO - Variedade de métodos usados em tratamento psicológico e em administração, como aconselhamento, consultoria, teste, instrução especial e ensino corretivo, por cujo intermédio uma pessoa pode ser auxiliada a encontrar e empenhar-se em atividades condizentes com o seu modo de ser, que lhe proporcionem satisfação.
·         GUIDE LINE -  DIRETRIZ - Conjunto de instruções ou indicações para se levar a termo um negócio ou uma empresa.
·         HALLMARK -  MARCA REGISTRADA - Marca ou carimbo oficial que atesta a pureza, a legitimidade, alta qualidade de alguma coisa tangível ou não, e freqüentemente tem sido usada como "marca registrada" ou característica de algo em apreço produzido ou oferecido por uma empresa.
·         HALSEY INCENTIVE  -  INCENTIVO HALSEY - Esquema de incentivo salarial desenvolvido por F. A. Halsey, nos Estados Unidos, a fim de melhorar o sistema de remuneração por peça. O trabalho recebe uma bonificação por produção extra, cuja taxa é calculada por peça (por exemplo, 50% do tempo economizado), além de um pagamento horário garantido.
·         HANDICAP COMPETITION -  CONCORRÊNCIA DIFICULTADA - Tipo de concorrência iniciada nos Estados Unidos durante a depressão da década de 1930. A finalidade era diminuir o impacto da concorrência de preços de bens idênticos entre os grandes e os pequenos varejistas. Foram promulgadas leis que impediam os grandes varejistas de oferecer bens a preços mais baixos do que os negociantes de menor porte. Dessa forma foi possível dificultar a concorrência  dos mais poderosos.
·         HAND-TO-MOUTH BUYING -  COMPRA ESTRITAMENTE NECESSÁRIA - Expressão que descreve a empresa que faz compras estritamente necessárias, em pequenas quantidades e a intervalos freqüentes. Praticada por diversos fatores, como risco de prejuízo por depreciação do estoque, fraqueza financeira ou falta de espaço para armazenamento. Ocorre quando não há perigo de escassez de matéria-prima ou dos produtos necessários.
·         HARD GOODS    -  BENS DURÁVEIS - São os bens que a empresa possui e que são duráveis tais como automóveis, mobílias, refrigeradores.
·         HATCHET MAN  -  CARRASCO - Gíria britânica para indicar a pessoa empregada para fazer o que as outras não gostariam de fazer, como, por exemplo, demitir empregados indesejados.
·         HAWTHORNE EFFECT    -  EFEITO-HAWTHORNE  - Efeito que se observa quando, em um estudo experimental, as pessoas que estão sendo observadas sabem que são alvo da pesquisa; os resultados podem ser interessantes, mas desaparecem logo depois que o estudo termina. É assim denominado porque os experimentos foram feitos na fábrica da Western Electric de Hawthorne, Chicago.
·         HAZARDOUS CONTRACT  -  CONTRATO DE RISCO - Contrato em que um indivíduo ou empresa se empenha às suas próprias expensas em determinado trabalho, o qual poderá ser muito lucrativo se der certo, mas será um prejuízo se falhar; donde o risco. É comum nas concessões para prospecção de poços petrolíferos.
·         HEAD HUNTERS -   HEAD HUNTERS - Nome jocoso que se dá a certas organizações do tipo agência de emprego, cujos elementos atuam como agentes secretos de recrutamento para as empresas que se expandem. Muitas vezes colocam "espiões" nas grandes empresas, a fim de descobrirem executivos capazes que possam sentir-se insatisfeitos ou frustrados e que talvez aceitem uma proposta de empregador potencial.
·         HEADQUARTER -  SEDE - Sede, matriz ou escritório principal de uma organização de qualquer tipo, com a implicação de centralização.
·         ]HEALTH HAZARD – PERICULOSIDADE - Qualquer risco ou mal à saúde decorrente do tipo de serviço e dos métodos de trabalho.
·         HEAVY USER  -  GRANDE USUÁRIO - Pessoa ou empresa que compra grande quantidade de um produto ou serviço.
·         HECKSHER-OHLIN MODEL -   MODELO HECKSHER-OHLIN - Modelo de intercâmbio internacional, criado em 1919 e aperfeiçoado por Bertil Ohlin em 1933. Focaliza diferentes dotações de fator de cada país e considerações de seus custos, sem que seja levado em conta o grau de esforço para produzir os bens. Os pressupostos básicos são de que não há custos de transporte, a concorrência é perfeita, e as funções produção são idênticas em todos os países. A idéia dominante é de que os países com boa dotação de capital produzirão bens intensivos de capital e os trocarão por produtos intensivos de mão-de-obra daqueles onde esta é abundante e barata.
·         HENRI FAYOL    -  HENRI FAYOL - Henri Fayol foi um engenheiro francês e diretor de minas, e mais tarde, autor de princípios da administração científica, em que sintetiza vários princípios de organização e gerenciamento para uma especialização funcional.
·         HENRY FORD -   HENRY FORD - Fundador da companhia Ford Motor. É considerado um ícone da administração por seu estilo teimoso e de autoridade gerencial que causou o seu sucesso na produção de carros feitos em série, e voltados para um trabalhador médio.
·         HETEROGENEOUS MARKET -   MERCADO HETEROGÊNEO - Mercado que oferece muitas alternativas para a satisfação de necessidades iguais ou semelhantes.
·         HIDDEN RESERVE  -  RESERVA OCULTA - Artifício contábil que consiste em lançar os bens ativos com valor menor do que o real, e os passivos em excesso, de modo a existir uma reserva secreta que pode escapar à percepção dos acionistas e do fisco, em um simples exame de balanço.
·         HOLDING COMPANY  -  COMPANHIA CONTROLADORA - Empresa que possui subsidiárias e geralmente limita suas atividades à sua administração.
·         HOLDING OUT -  PRETENSÃO DE EX-SÓCIO - Situação que pode ocorrer quando um sócio deixa uma firma e diz ou age como se ainda a ela pertencesse, obtendo crédito e vantagens pelo prestígio de sua antiga empresa.
·         HONORARY  -   HONORÁRIO - Dirigente não pago de uma empresa ou sociedade. 2. Pagamento realizado a um profissional por serviços prestados.
·         HOS -    HOS - Iniciais de Hecksher, Ohlin e Samuelson, usadas por Bhagwati para determinar um modelo econômico internacional, caracterizado por dois países e (dentro de cada um) duas mercadorias, dois fatores de produção, funções produção caracterizadas em cada atividade por rendimentos constantes e decrescentes de escala ao longo das isoquantas, concorrência perfeita e pleno emprego da determinada oferta de fatores de produção.
·         HUMAN CAPITAL  -  CAPITAL HUMANO - Capital constituído por educação, perícias, habilidades que um indivíduo possui, que lhe permitem auferir renda pela prestação de serviços pessoais. Este capital se acha incorporado no indivíduo, do qual ele não pode separar-se, por exemplo, para o resgate de uma dívida, o que pode acontecer com outro tipo de capital.
·         HUMAN QUOCIENT  -   QUOCIENTE HUMANO - Complexo de trabalhadores, técnicos, contramestres e os próprios administradores da empresa.
·         HUMAN RELATIONS     -  RELAÇÕES HUMANAS - Estudo dos problemas sociais entre as pessoas, como, por exemplo, os que surgem em uma companhia entre seus grupos de trabalhadores e também entre a empresa e seus clientes.
·         HUMAN RESOURCES  -  RECURSOS HUMANOS - O departamento em uma companhia que lida com a contratação, treinamento, ajuda pessoal.
·         HUMAN RESOURCES AUDIT  - AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS - Processo que resume as perícias e capacidades de cada empregado.
·         HUMAN RESOURCES FORECAST -  PREVISÕES DE RECURSOS HUMANOS - Processos que predizem a demanda de futuros empregados da empresa.
·         HYGIENE FACTOR    -  FATOR HIGIÊNICO - Termo que engloba uma série de condições em um cargo ou emprego, como local, condições de trabalho, salários, benefícios extras, relações patronais, regulamentos, extensão das férias etc. Tudo isso constitui um mínimo para que o empregado se sinta apenas satisfeito. O termo higiênico tem a conotação do que é preventivo, isto é, deve evitar a insatisfação.
·         HYGIENIC MANAGEMENT -  ADMINISTRAÇÃO HIGIÊNICA - Administração em que o empregado tem tudo o que é considerado mínimo para que possa sentir-se satisfeito no cargo, como férias remuneradas, benefícios extras, salários normais, bons regulamentos, bom ambiente de trabalho etc., mas que não proporciona uma verdadeira motivação como, por exemplo, se houvesse enriquecimento do cargo.
Pesquisa: JORGENCA - Fonte: http://portaladm.adm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário