sexta-feira, 18 de maio de 2012

Redes de Relacionamento, Parceria e Networking


O famoso “networking” existe desde o início da humanidade. Embora não com os recursos  dos quais dispomos hoje, a comunicação entre humanos sempre existiu; a necessidade de se agregar, idem. Entretanto, há uma grande diferença entre “fazer contato” e “estabelecer relacionamentos”.  Tudo isto parece muito simples de entender e mesmo óbvio de se ver .
Na verdade, há algumas grandes diferenças nestes contextos que nos levam à reflexão entre qual imagem queremos projetar ; e,  qual imagem realmente projetamos. No contexto do mundo dos negócios é a mesma coisa. Vamos combinar que ninguém faz negócios com empresas. Fazemos negócios com pessoas, certo?
Após residir em alguns países, com diferenças culturais por vezes gritantes em relação ao nosso (não no sentido pejorativo), percebi que saber se relacionar  vai além do mero contato. Há pessoas que entendem profundamente o sentido de construir relações; já outras, que “pensam” tê-las construido, quando na verdade, passaram despercebidas ou deixaram uma imagem negativa. Lembre-se, as relações são muito sutis. No âmbito profissional, a vitrine fica mais exposta.
Estamos em uma era em que pensamos que construir relações é termos uma página no facebook, no twitter, no linked in, ou qualquer outro canal de rede social. Quando na verdade, estamos apenas fazendo contato. Passamos para a etapa da construção, quando nos permitimos estabelecer o relacionamento. Relacionar-se agrega outros componentes e valores, comprometimento, atenção e disponibilidade, mesmo quando o tempo não dá ( quem disse que o tempo é suficiente para alguém?).
A cada dia que passa, podemos abrir um leque de oportunidades; ou, perdê-las.Mais e mais pessoas estão interessadas em “fechar” negócios, “fazer” parcerias, “ganhar” dinheiro. Quando na verdade, deveriam estar mais interessadas em :Abrir portas para os negócios,Construir parcerias = ganha X ganha,Prosperidade.
Veja em que parte do quadro a seguir você, seu setor de trabalho, departamento ou organização se identificam mais:
Quem “fecha” negócios
Quem abre negócios
  • “fecha tudo” – Fecha um contrato por um determinado tempo.
  • na maioria das vezes o contrato não é renovado, porque UM novo contratado sabe se relacionar melhor.
  • Pensa a longo prazo.
  • Pensa em soluções para atender ao seu cliente da melhor forma possível.
  • O negócio do seu cliente É o seu negócio e o sucesso é de ambos.
Quem “faz” parceria
Quem estabelece/constrói parcerias
  • Pensa no imediatismo de ter “quem faça” para que ele “ganhe mais” e o outro tem que perder para que isso aconteça.
  • Confunde estabelecer parceria com “dar comissão” das vendas.
  • Tem discurso diferente da prática e nunca cumpre com o que foi dito. Tem sempre uma nova surpresa que não foi contemplada.
  • A relação ganha-ganha fica comprometida e a relação se desgasta, finalizando o que nunca começou: a parceria.
  • Estabelece a relação ganha-ganha.
  • Entende que ambos os lados podem “deixar de ganhar” para conquistar o cliente.
  • Planeja a execução e a divisão de atividades de forma justa e coerente.
  • Demonstra claramente as suas intenções, os valores que estão envolvidos: perdas e ganhos
Quem está interessado em “ganhar” dinheiro
Quem cria prosperidade
  • Esquece da importância de compartilhar, de abrir mão, de ceder, de perseverar, de flexibilizar.
  • Perde o senso de continuidade do negócio.
  • “Esquece” de cumprir promessas
  • Considera que a prosperidade vai além do valor pago.
  • Emprega valor, profissionalismo  e dedicação ao que faz.
  • Estabelece uma relação humana em todo negócio que abre, vendo-o como uma nova oportunidade para que todos, contratante e contratado, e demais envolvidos ganhem.
  • Flexibiliza, negocia,persevera e cumpre com as suas palavras e promessas.
  • Pensa na continuidade do negócio.

Você que está lendo este artigo, já deve ter passado por algumas situações em que estas diferenças na construção da sua rede social, foram a razão de uma ruptura ou da continuidade de um negócio/relacionamento. Não é raro telefonarmos para algum ex colega de trabalho que tenha subido na escala corporativa e ouvirmos um solene não com as desculpas mais diversas aos pedidos mais simples: “não” pude te atender porque estou atolado de trabalho (e nunca mais entra em contato), “não” te retornei porque estava em uma reunião (e nunca mais telefona), e por ai vai... O detalhe é que estas respostas só são dadas porque o interessado insistiu em obtê-la. Como não é raro, principalmente em consultoria, nos depararmos com pessoas que querem ganhos muito acima dos teus e pedem que você perca (não é deixar de ganhar) para que ele “ganhe” muito mais e denominam “parceria”.
Imagem pessoal e imagem corporativa se fundem. Assim como o caráter e a honestidade de alguém, não há como separar  imagem pessoal e imagem corporativa. Você é !  Há profissionais que ainda acham que são proprietários dos seus cargos e posições e esquecem que estão representando a empresa nas quais trabalham. Faz parte das relações corporativas atuais: responder a emails, responder a telefonemas, ser gentil e cordial, ser diplomático. A isto chamamos de etiqueta corporativa, que vai além de cumprir com as atividades do dia a dia.
São pequenos detalhes na sua forma de agir, suas atitudes que revelam a fibra da qual você é feito: diplomático, educado, dedicado, honesto, atento aos detalhes que fortalecem o relacionamentos que constrói. São estas algumas das características que fazem com que um cliente decida: “ sabe de uma coisa? Gostamos de nos relacionar com o “fulano” da empresa XYZ. Ele é super dedicado e nos oferece um tratamento de primeira. Vamos fechar este contrato com eles” ou então: “ aprecio muito o trabalho do “walter”; entretanto, fica difícil estabelecer contato com ele... Embora a “Marisa” ainda seja nova na corporação, sabe se relacionar melhor com as pessoas interna e externamentee isso faz com que as coisas fluam melhor. Portanto, acho que é a melhor decisão para esta promoção”
Saber estabelecer as  bases de tudo o que faz com valores, com o senso de construção, de continuidade, com certeza terá a perpetuação do que faz e isso se refletirá na sua imagem ou na imagem da empresa em que trabalha. Isto sim, é formar uma“rede de relacionamentos”; ou, “networking”. Portanto, ao atender a um telefonema, preste atenção: pode ser uma pessoa que pretende estabelecer uma relação de negócios de longa data !

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