segunda-feira, 21 de maio de 2012

10 mentiras que você ouvirá ao começar sua empresa

Desenvolvimento de produtos
Sempre tem alguém pra atrapalhar...
Começar uma empresa é complicado. Pra deixar ainda mais complicado, pessoas próximas te dirão que não vale a pena, que é arriscado, etc. E elas estão certas.
Porém, se você tem um sonho, o risco vale a pena e isso é algo que dificilmente essas pessoas irão entender. Seguem então algumas coisas que você provavelmente ouvirá, mas que não podem te impedir de seguir o seu sonho.

1. Você pode seguir seus sonhos depois, mas agora você precisa de estabilidade e aprendizado
Depois? Quando é “depois”? “Depois” não é um dia, é uma generalização de um tempo que nunca chegará.
Hoje é único dia que você tem garantia. Hoje é o único dia que você pode começar a fazer alguma diferença na sua vida e correr atrás dos sonhos é o que a vida se trata.
Portanto, não seja irresponsável. Não espere até “depois”. Faça de hoje o primeiro dia do resto da sua nova vida.
2. Você está completamente ferrado se não der certo
Errado! Essa é uma grande pilha de m****. Você não chega nem perto de se ferrar.
Na verdade, o pior que pode te acontecer se não der certo é você voltar a fazer exatamente o que está fazendo agora.
3. É mais seguro seguir no seu empregoCom certeza, mas sabe o que é ainda mais seguro? Ficar em casa, se trancar no quarto e nunca mais sair de lá. Mesmo assim, você acabou de desperdiçar sua vida e deu descarga nos seus sonhos.
Lembre-se, mais seguro nem sempre quer dizer melhor.
4. Isso é impossível!Algo só é impossível se você não fizer nada sobre isso.
A razão pra algumas coisas parecerem impossíveis é o fato de ninguém ainda ter feito. Mas isso não significa que com você isso não será possível no futuro.
Se você se dedicar ao resultado, QUASE tudo é possível. Porém você precisa querer o suficiente pra fazer acontecer.
5. Só poucos sortudos conseguemIsso porque poucos sortudos soltaram o freio de mão e fizeram algo! Eles tiveram coragem, determinação e força de vontade que você tem agora. Você pode ser um deles. Isso depende de você. Só de você.
6. Você pode falhar e falhar é ruimFalhas são etapas para o sucesso. Ou você é bem sucedido ou você aprende algo, é um ganha-ganha.
O maior erro é não fazer nada por medo de cometer erros. Se você não sabe lidar com a falha, provavelmente não conseguirá lidar com o sucesso.
7. Você não tem acesso aos recursos certosNão é uma questão de ter recursos, é uma questão de usar os recursos que você já tem.
Stevie Wonder é cego, então ele usou sua audição na paixão pela música e agora tem 24 Grammys pra provar isso. Sacou?
8. Você precisa guardar mais grana antes de começarVocê não precisa de mais dinheiro. Precisa de um plano e um orçamento.
Elimine TODOS os custos não-essenciais da sua vida. Se correr atrás do sonho requer que você largue seu emprego, descubra o mínimo que você realmente precisa pra viver.
Estudar aqueles que tiveram sucesso também ajuda, mas acima de tudo, vá com calma.
Não seja tolo e assuma que já tem o dinheiro necessário ou que precisa sair hoje do emprego. Ao invés disso, pergunte a si mesmo “O que eu preciso fazer com o dinheiro e recursos que já tenho que vão me deixar mais perto da minha meta?”.
9. Você não precisa de ajuda, é mais esperto ir sozinho
Você é a soma das pessoas que você passa mais tempo. Se você anda com as pessoas erradas, isso te afetará negativamente. Porém, se você anda com as pessoas certas, você ficará muito mais capaz e poderoso do que sozinho.
Encontre sua tribo e trabalhe com essas pessoas pra fazer a diferença na vida de todos.
10. Isso parece que vai dar muito trabalho
Pode ter certeza que sim! Mas isso não quer dizer que não vale a pena.
Eu acho que sucesso depende de um fator principal: achar um trabalho árduo que você goste de fazer.
Enquanto você seguir seus objetivos, interesses, valores e sonhos, você encontrará o sucesso através da paixão. Talvez o mais importante, você não acordará daqui a alguns anos, na carreira errada, pensando “Como que eu vou conseguir trabalhar nisso pelos próximos 30 anos?!?
Portanto, se você tiver trabalhando muito e gostando disso, não pare, você está no caminho de algo grandioso. Trabalho não parece trabalho quando você se foca nas suas paixões e sonhos.
Conclusão
Existem muitos mitos sobre empreendedorismo. Por isso, mais importante do que ouvir a “opinião popular”, ter contato com empreendedores mais experientes pode fazer muita diferença.
Millor Machado é formado em Engenharia da Controle e Automação pela Unicamp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário