segunda-feira, 30 de abril de 2012

10 INVENÇÕES QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA TECNOLOGIA


Transístor
Durante uma daquelas conversas típicas do INFOlab, regadas a muito café, testes e chocolate, decidimos mapear as invenções tecnológicas que mais marcaram nossas vidas. Seria injusto começar com outra senão o transístor.
O termo transistor, cunhado por John R. Pierce para definir um resistor de transferência, se popularizou na década de 50 e possibilitou a evolução dos eletrônicos.
O primeiro transistor de silício foi fabricado pela Texas Instruments em 1954. Desde então, o sistema evoluiu, diminui e é considerado o tijolo da tecnologia.
E você? Qual invenção mais marcou sua vida? 
Apple 2
Em 5 de junho de 1977, Steve Wozniak e Jobs começaram a vender as primeiras unidades do computador de 8-bits que marcaria o início da computação pessoal.
A partir daí o cenário mudou bastante. Hoje os desktops começam a ser deixados como segunda opção para os lares, já que notebooks e tablets se consolidam como soluções mais viáveis.
O tradicional PC precisou se reinventar, morar ao lado da TV e ampliar o poder de fogo para os games.

Windows 3.11
Em 1992 a Microsoft apresentou ao mundo o Windows 3.1, que trazia uma interface gráfica mais amigável e abria as portas do mundo dos computadores para quem não possuía um perfil técnico.
Mesmo a Apple saindo na frente com o Mac OS em 1984, o sistema não decolou como o da Microsoft.
Hoje, a batalha ainda é dividida entre Windows e Apple. A Microsoft espera que o novo conceito do Windows 8 seja aceito, enquanto a Apple assimila a experiência adquirida com o iOS.
Com versões que ganharam certa popularidade, como a Ubuntu, a comunidade Linux trabalha para popularizar suas distribuições.

Mosaic
Esse navegador recebe crédito por ser um dos primeiros a apresentar uma interface amigável de navegação para a World Wide Web, sem grandes complicações e compatível com todos os sistemas da década de 90.
Descontinuado em 1997, o Mosaic contribui para o desenvolvimento de novos browsers que até hoje utilizam elementos de sua interface gráfica, como Internet Explorer, Firefox e Chrome.

Atari
Lançado em 1977, o Atari chegou ao Brasil em 1983 com o modelo 2600. Não demorou muito para o pequeno console preto ganhar as multidões e invadir várias casas.
A pluralidade de títulos (que eram copiados descaradamente por concorrentes) e a inovação, que trazia uma máquina de fliperama para sua casa, renderam bilhões aos cofres da Atari e ajudaram a modelar o mercado de games.
Com atividades encerradas oficialmente em 1992, o Atari é um dos consoles de maior sucesso da história, mas seu desenvolvimento infelizmente empacou, dando espaço para concorrentes com propostas mais encantadoras, como Xbox e PlayStation.

ICQ
Fundada em 1996 por cinco israelenses, a Mirabilis passou a ser conhecida em todo o mundo depois de publicar a primeira versão do ICQ, em novembro do mesmo ano. O comunicador instantâneo fornecia um número para o usuário e permitia que ele se conectasse a outros para a troca de mensagens.
Ao contrário do IRC, onde o usuário se conectava à uma sala, sem saber quem estaria por lá, o ICQ permitia, pela primeira vez, enxergar a disponibilidade de determinado usuário.
A Mirabilis foi adquirida pela AOL em junho de 1998 por 407 milhões de dólares. Com o tempo, o ICQ perdeu espaço para programas com mais recursos, como o Messenger, da Microsoft e o G Talk, do Google.

MP3
É difícil lembrar, mas a vida sem o formato MP3 era sofrível. Antes da técnica de compressão empregada pelo MPEG-1, MPEG-2 ou Audio Layer III, o usuário de computador era obrigado a curtir suas músicas em WAV ou outro formato não comprimido.

Como a banda larga ainda era um sonho distante nos anos 90 era inviável oferecer sequer uma única faixa pela internet, muito menos pensar em um player portátil.

Facebook
Lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook foi a primeira rede social a superar o patamar de 500 milhões de usuários. Atualmente, são 850 milhões de pessoas conectadas à rede social.
Além de tornar-se uma ferramenta popular, o Facebook aprimorou o modelo de publicidade segmentada por perfil de usuário. A empresa, que deve realizar sua abertura de capital este ano, pode atingir o valor de mercado de US$ 100 bilhões.

Google.com
Criado oficialmente em 98, por Serguey Brin e Larry Page, o Google.com tornou-se líder global no mercado de buscas no início dos anos 2000 e persegue a ´modesta´ missão de organizar todo o conhecimento humano.
Atuante em diversos segmentos da indústria de tecnologia, o Google é praticamente imbatível no segmento de buscas na web, onde exibe amplíssima vantagem sobre o Bing e o Yahoo!. Sua invenção mudou o modo como são organizadas as informações na internet e tornou possível aos usuários comuns encontrarem o que desejam no gigantesco emaranhado de informações da internet.

iPhone
Apresentado pela primeira vez em 2007, tornou a tela sensível ao toque do tipo capacitiva e o teclado virtual uma tendência para o mercado de smartphones. Também levou ao dispositivo móvel um sistema operacional completo (iOS) e criou o mercado de aplicativos.
O próprio iPad pode, sob vários aspectos, ser considerado uma evolução do iPhone.


Nenhum comentário:

Postar um comentário