quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O que é “clima organizacional”?



“Clima” é um conceito do campo da Geografia. Se o céu estiver escuro e trovoando, dificilmente você esquecerá o seu guarda-chuva… O termo clima em Geografia é utilizado para designar um “tempo metereológico médio”, em que fenômenos na atmosfera da Terra ocorrem.

Esse conceito foi incorporado à Administração para se referir a parte de um processo comportamental nas organizações. Esse conceito se refere à percepção das pessoas sobre a empresa, suas condições de trabalho e satisfação para trabalhar. A forma como as pessoas percebem o ambiente organizacional é o que define o clima de uma empresa. Vale destacar que “clima organizacional” é uma forma metafórica de se referir ao conjunto de percepções dos colaboradores sobre as múltiplas variáveis que intereferem sobre seus trabalhos.

Um aspecto importante sobre esse conceito é que quando falamos em “clima organizacional” não falamos do que de fato acontece na empresa. O que é examinado é apenas o relato verbal das pessoas sobre o que acontece. Isso, por vezes, pode não corresponder aos fatos concretos ou, ainda, pode nada nos falar sobre aquilo que de fato é importante para se compreender a dinâmica de uma organização.

Uma pesquisa de “clima organizacional” pode ser um meio para se iniciar um processo de caracterização das condições de trabalho em uma empresa, mas não podem constituir um “diagnóstico” preciso do que de fato ocorre. Essas pesquisas podem ser um bom começo, mas são pouco para revelar informações que possibilitem intervenções precisas e eficazes para aperfeiçoar as condições de tabalho.

Confira algumas das variáveis que constituem o “clima de uma empresa” na organização de variáveis que fiz a partir de algumas obras sobre o tema.

Variáveis mensuradas em pesquisas de “Clima Organizacional” (Gusso, 2010):

1. Dados demográficos

a.Pessoais.

b. Profissionais (expectativas, objetivos, etc.)

2. Visão geral sobre a organização

a. Conhecimentos e percepções sobre a missão, valores, estratégias e metas organizacionais.

b. Conhecimentos e percepções sobre a estrutura e dinâmica organizacional.

c. Conhecimentos e percepções sobre a cultura da organização.

d. Imagem interna e externa da empresa.

e. Percepções e satisfação com as condições de trabalho

f. Percepções e satisfação com o ambiente físico da empresa

3. Relação com as lideranças

a. Conhecimento e percepção sobre as lideranças (alta direção, gerentes etc.).

b. Satisfação com o relacionamento e decisões das lideranças.

c. Percepções e sentimentos em relação ao desempenho do chefe imediato

d. Percepções e satisfação em relação ao estilo do chefe imediato

4. Relação com o trabalho e com os colegas

a. Percepções e satisfação com o trabalho (realização profissional, sentido, relevância e desempenho).

b. Percepções e satisfação na relação com os colegas.

c. Percepções e satisfação em relação ao ambiente de trabalho.

d. Percepções e satisfação em relação a comunicação organizacional

e. Percepções e satisfação em relação às políticas de RH e benefícios.

Extraído: Blog do Prof. Hélder Gusso - http://sasico.com.br/

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