quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Lei 7988/45 Que Atrasou o Brasil 30 Anos. II

Poucos historiadores relatam nos livros de História uma lei que atrasou o Brasil em pelo menos 30 anos. A lei é a 7988 de 1945.

Art. 9º Ficam extintos a partir do ano escolar de 1946, o curso superior de administração e finanças e o curso de atuária, de que trata o Decreto nº 20.158, de 30 de julho de 1931.

E quem faria uma lei destas? Por quê?

A LEI 7988 foi a que criou o CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS.

Com um golpe inteligente decidiram eliminar seu grande concorrente, não via mercado, mas ditatorialmente fechando e extinguindo os cursos de administração.

A lei foi promulgada no último mês da Ditadura Vargas.

Com uma penada ditatorial, no apagar das luzes, administradores deste país foram banidos, censurados, proibidos de existir, vilipendiados, ridicularizados sem direito de resposta. Vejam o primeiro parágrafo.

§ 1º Os alunos de administração ora matriculados, poderão concluir o plano de estudos ora revogado, ou adaptar-se ao definido pelo presente decreto-lei.

Quem quer se formar num curso revogado?

Por isto, todos os administradores que cursavam na época optaram, de malgrado, a se formarem economistas.

Ou seja os primeiros economistas deste país eram formados em administração, e conseguiram retroativamente formar economistas deste 1941.

Aos advogados, engenheiros, administradores e jovens economistas que não entendem porque administradores não vêem economistas com bons olhos, acho que este banimento explica.

A lei 7988 tirou não somente o ganha pão dos Administradores deste país, como a dignidade do administrador, o direito constitucional de existir, que o Conselho de Administração deveria hoje estar cobrando reparações e indenizações.

Mais de 82.000 artigos já foram escritos por jornalistas sobre a morte de Vladimir Herzog, mas nenhum artigo foi escrito sobre a morte e o banimento de 1 milhão de administradores por 20 anos neste país.

Foi um holocausto profissional, que nos afeta até hoje em termos de prestígio, autoestima, e que deveriam exigir as mesmas reparações que os banidos pela ditadura militar de 1964 receberam nestes últimos 20 anos.

Se em 1945 os economistas deste país tivessem proibido o curso de advocacia, engenharia, filosofia, etc, vocês achariam isto um ataque pessoal ao seu direito de profissão?

Um obstáculo ao intento de criar um país eficiente e bem administrado, de ter o seu idealismo para com este país tolhido por razões mesquinhas e corporativistas ?

Por isto, nenhum administrador, historiador e formador de opinião poderá jamais perdoar o golpe sujo impetrado pela Lei 7888.

Um página negra da história do Brasil e da ciência econômica deste país em particular.

Por: Stephen Kanitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário