sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os elementos que caracterizam o empreendedor

Conhecimento
É fundamental para o empreendedor ter um forte conhecimento tanto de gestão quanto do mercado que você pretende atuar.
Para aprender a aprender, confira o artigo: Características do empreendedor – saber aprender.

Paixão
Sempre mencionada como um dos segredos para o sucesso, paixão é fundamental pra superar os desafios do dia-a-dia. Se você não faz o que gosta, dificilmente você se esforçará o suficiente pra alcançar a excelência necessária pra levar sua empresa rumo ao sucesso.
Para descobrir sua paixão, vale a pena ler: 55 segundos para descobrir sua verdadeira paixão.

Coragem
A tradução literal seria fogo, mas dizer que é preciso ter fogo na barriga é algo meio complicado. Então preferimos traduzir como “coragem”. É o famoso “se não aguenta, bebe leite”, ou coisa parecida.
Na prática, ter “coragem” significa fazer um planejamento, minimizar os riscos mas não ficar esperando a perfeição. Abordamos melhor esse ponto na dica: Aprenda a ferro e fogo, não na escola de negócios.
É comum na maioria das pessoas o desânimo antes de começar um projeto novo. Principalmente se você vem de um histórico de projetos que não alcançaram todo aquele sucesso desejado.
Pra quem está começando não existe nada pior do que comentários depreciativos, pois são eles que prejudicam a moral do empresário e não deixam os projetos “decolarem”. É aí que o empreendedor deve ter a coragem de excluir aqueles que não compartilham de sua visão, ignorando os anti-empreendedores e seguindo em frente com toda sua força e determinação.
É preciso ter muita coragem para não dar ouvidos a desaprovação das pessoas e fazer algo realmente extraordinário, esta é uma característica imprescindível a qualquer empreendedor que deseja sobreviver ao mundo dos negócios.
Quando Larry Paige e Sergey Brin estavam começando a fundar a Google, eles decidiram apostar todas as suas financias pessoais em seu projeto. Tal decisão certamente deve ter causado uma desaprovação por parte de seus amigos e familiares, mas os dois seguiram em frente e tiveram coragem para ver seu projeto se transformar em um império de bilhões de dólares.

Millor Machado - http://www.saiadolugar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário