terça-feira, 30 de agosto de 2011

Profissionais específicos


Quanto tempo levaria para o trânsito parar na Av. Paulista, se um caminhão quebrasse na Marginal do Rio Tietê?
O que aconteceria como tráfego aéreo de São Paulo, se chovesse em Brasília?
E com a produção de soja no Brasil, no caso de a temperatura do Polo Norte subir dois graus? 
Qual seria o efeito disso na Bolsa de Nova York? Será que esses eventos estão interrelacionados?
Existem outras variáveis a serem consideradas?
Estamos falando da utilização de informações de forma inteligente para melhorara vida das pessoas.
Será que isso é possível?
A resposta é sim.
O Centro de Operações do Rio de Janeiro já é um exemplo real de como usar a tecnologia voltada para Business nalisys and optmization ou análise e otimização de negócios. A importância da informação nas nossas vidas vem aumentando na medida em que ela fica cada vez mais disponível na ponta de nossos dedos.
Nos anos 1990, a informação se tornou recurso estratégico, fonte de vantagem  competitiva,como nos ensinou Peter Drucker. Hoje, o uso adequado da informação é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, qualquer que seja o seu ramo de negócios. O agricultor, o executivo de um grande conglomerado de empresas e o governante contam com grandes massas de dados que, se bem organizadas e analisadas, contém informações preciosas que podem ser usadas não apenas para planejar, controlar e decidir, mas para desenhar um novo produto, aumentar a produtividade, entender as novas necessidades do cliente, identificar uma forma de reduzir o desperdício na produção, criar novas estradas e até prever o futuro. Por exemplo: informar o que vai acontecer como clima ou com o trânsito daqui a horas. E, melhor, poder desenvolver soluções, modificar o curso de um processo e se antecipar a um acontecimento.
Mas como saber o que é importante? 
Como garimpar esses dados sem se perder nas redes e seus atalhos? 
Como organizá- los de forma que sejam úteis a seus propósitos? 
Como conectá-los a dispositivos que possam transformar a informação em benefício para as pessoas? 
Você já contabilizou quanto tempo gasta por dia procurando informações? 
Já percebeu que nem todo o resultado de uma pesquisa na internet é útil ou relevante ao assunto em questão e, pior, nem sempre é correto?! 
Quem pode fazer isso com qualidade? Quais são os profissionais que existem atrás dessas “bruxarias” tecnológicas? 
Existem novas oportunidades diretamente relacionadas à análise inteligente de dados.
Para especialistas que, além de saber em usar os bancos de dados relacionais, conheçam matemática, estatística ou economia e consigam manusear grandes massas de dados em um determinado algoritmo e fazer previsões como as citadas nos exemplos acima e muitas outras, que já estão sendo colocadas em prática para melhorar as condições das cidades, os resultados das empresas e a qualidade de vida das pessoas. Análises. Esses profissionais geralmente trabalham diretamente ligados aos executivos chaves das organizações.
Com mais disponibilidade de produtos relacionados a business inteligence e a demanda por análise de conjuntos de dados cada vez maior e se mais operacionais, essas atividades também são executadas nos níveis intermediários e, consequentemente, aumentam a oportunidade para profissionais com conhecimentos específicos. Outros especialistas relacionados a infraestrutura(instalação e configuração desses softwares) e bancos de dados relacionais(desenvolvimento e administração de bancos de dados) também são importantes para o suporte de um ambiente como este. A demanda por esses profissionais é crescente e a oferta muito pequena, pois requer conhecimento técnico aliado a conhecimento de negócios.

Como ingressar nessa carreira? 
É uma oportunidade muito interessante para profissionais graduados em matemática, estatística, física,química,economia, finanças, engenharia da produção, dentre outras, que podem buscar uma complementação em tecnologia da informação e se especializarem bancos de dados e no uso de ferramentas de análise de dados. Outro caminho é o do profissional de TI que já tenha experiência em bancos de dados. Para este, vale buscar especialização nas ferramentas de business analysis ou business inteligence e mais conhecimento em determinados ramos de negócios com o bancos, seguradoras, hospitais, departamentos governamentais, logística etc. Esse cenário nos dá a ideia clara das melhorias que a tecnologia está proporcionando ao mundo e da mudança das competências requeridas aos profissionais do futuro que, a propósito, já é presente.

Edson Luiz Pereira
É EXECUTIVO DE PARCERIAS EDUCACIONAIS DA IBM BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário