terça-feira, 12 de julho de 2011

O Custo da Qualidade

Qualidade e produtividade são conceitos idênticos. Mas isto é entendido por um número muito pequeno de pessoas.  W. E. Deming

Muitos dirão que a onda da qualidade já passou, que a qualidade já morreu. Eu digo que a qualidade está muito viva, ganhou velocidade, virou a esquina e, por isso, poucos a enxergam.
Vamos começar com uma história muito contada durante a fase inicial da qualidade, aqui no Brasil, que serve para ilustrar bem o conceito de qualidade: é uma história da comparação de duas fábricas de televisão, uma no Japão e outra no Brasil.
Na fábrica brasileira – antes de serem implantados os princípios da qualidade – a linha de produção funcionava assim:
1. Ao final da linha de produção dos televisores eles eram testados um a um.
2. Os televisores, que estavam funcionando, iam para a expedição.
3. Os televisores, que não estavam funcionando, iam para a sala da correção da linha de produção.
4. Lá, na sala de correção existiam equipamentos para diagnósticos, e técnicos especializados para reparar os televisores, com almoxarifado próprio, e seus controles, com o objetivo de arrumar os defeitos e encaminhar para a expedição.
5. Alguns televisores não ofereciam condições de serem reparados, tornavam-se sucata.

Na fábrica do Japão, com os princípios da qualidade já operando há alguns anos, a linha de produção funcionava assim:
1. Ao final da linha de produção dos televisores estes eram encaixotados.
2. As caixas com os televisores eram remetidos à expedição.
A linha de produção, no Japão, só produzia televisores que funcionavam! Testar seria desperdício! A isto chama-se processo capaz, ou processo conforme.

Esta era a diferença básica entre duas linhas de produção, uma utilizando os princípios da qualidade, outra não utilizando estes mesmos princípios.

Esta diferença básica era responsável pelo Japão colocar televisores, no Brasil, a um preço mais barato do que o televisor produzido aqui.
Após esta breve história é nossa intenção demonstrar a veracidade do conceito de Deming, que qualidade e produtividade são conceitos idênticos.
A idéia básica da Qualidade é a produção dentro da conformidade, ou seja, a produção do certo na primeira vez. Um processo de produção de serviços, ou produtos, é dito processo conforme, ou processo capaz, quando ele produz certo da primeira vez, de forma consistente e planejada.

A abordagem que vamos utilizar tem dois nomes, usuais e equivalentes:
- Custo da Qualidade (CoQ – Cost of Quality), ou
- Preço do Não Cumprimento (PNC).

O Custo da Qualidade (ou CoQ) é o que utilizaremos. Ele é composto de todo e qualquer trabalho, custo e perda em dinheiro ou tempo, que não seja o decorrente de fazer o trabalho certo da primeira vez. Fazem parte deste CoQ:
- falhas;
- retrabalho;
- refugo;
- sucata;
- serviços não previstos;
- manutenções corretivas;
- reclamações;
- trocas;
- devoluções;
- etc.

Entendemos estas três áreas, a seguir, como Custos da Qualidade :

- Falhas ou retrabalho: atividades, equipamentos, materiais, tempo e pessoal gastos com a reparação daquilo que foi produzido com não conformidades, ou o seu sucateamento.
- Avaliação: atividades, materiais, equipamentos, materiais, tempo e pessoal gastos no controle posterior à produção do serviço ou produto, para verificar a sua conformidade.
- Prevenção: atividades, materiais, equipamentos, materiais, tempo e pessoal gastos no controle anterior à produção do serviço ou produto, para garantir a sua conformidade.

E por fim, para compor o Custo do Trabalho, temos os custos envolvidos no trabalho certo da primeira vez: atividades, materiais, equipamentos, materiais, tempo e pessoal gastos na produção do serviço ou produto conforme.

Como dissemos anteriormente, o objetivo é reduzir o CoQ.

Como o princípio da qualidade é a produção do certo da primeira vez, investe-se mais na prevenção, para eliminar as causas da não conformidade. Com este investimento, diminuem os custos com retrabalho e falhas, e diminui também a necessidade de avaliação, já que a prevenção garante alguns pontos, ou na entrada dos insumos, ou no processo de produção, ou ainda em ambos.
Com esta redução de custos, paulatinamente, podemos alocar estes recursos para:

- Maior prevenção.
- Fazer com o trabalho bem feito, da primeira vez, seja melhor feito.
- Execução de outras tarefas.


Alocar recursos que não agregavam valor, nem ao cliente, nem à empresa, em áreas onde agregam valor tanto ao cliente, como à empresa, tem um nome, e este nome é produtividade!

Com o passar do tempo, acontece o seguinte:

- Os custos das falhas e retrabalhos são reduzidos a zero.
- Os custos de avaliação também são reduzidos a zero.
- O CoQ é somente o custo da prevenção.

Nesta etapa temos um processo capaz, ou um processo conforme. E produtividade máxima no processo de produção!
Todo este artigo serve para dizer, ao fim, uma única coisa: é mais barato previnir e planejar, do que remendar os erros ao final.

Quando algum empresário diz:

- "Deixa-me primeiro arrumar minha empresa, depois eu vou pensar em qualidade."
o pessoal da área de qualidade fica boquiaberto, e pensa:
- "Este não sabe o que é qualidade."
Implantar qualidade significa arrumar a empresa, de uma forma consistente e exaustivamente testada em todo o mundo. O resto são tentativas...

Isto é o que a história da qualidade demonstrou ser a verdade: aumentar a qualidade - diminuir o Custo da Qualidade - é o mesmo que aumentar a produtividade.

Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte: Merkatus

Nenhum comentário:

Postar um comentário