sábado, 4 de setembro de 2010

Cola Jesus - O Sonho Cor de Rosa dos Maranhenses...


GUARANÁ JESUS, O SONHO COR DE ROSA


Coca-Cola, que nada! Aqui no Maranhão o que está sempre na mesa acompanhando as refeições é o Guaraná Jesus, um dos refrigerantes regionais mais famosos do mundo. Preferência entre a maioria dos maranhenses, o refrigerante agrada pelo sabor adocicado e por sua cor (rosa). Apesar de algumas pessoas o acharem meio enjoativo. Este é meu caso.
A Jesus (como é comumente chamada a bebida) só é comercializado no nosso estado e no norte do Tocantins. É claro que empresários maranhenses ou pessoas que têm uma relação com o Maranhão vendem o produto em alguns estabelecimentos em cidades como o Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo. Mas, oficialmente, são apenas 45 mil pontos de vendas, segundo a Renosa, empresa que realiza a distribuição do refrigerante. A empresa, contudo, diz ser confidencial a quantidade de litros vendidos. Há quem acredite que ultrapassa a quantidade da Coca-Cola.

História – O Guaraná Jesus é obra do farmacêutico Jesus Norbeto Gomes. Ele, em sua empresa, produzia medicamentos como antigripais, por exemplo. O negócio era próspero, por isso Jesus Gomes decidiu adquirir algumas máquinas gaseificadoras que ficaram paradas durante algum tempo depois de problemas com patente de um produto. Foi então que o farmacêutico resolveu produzir águas gasosas e refrigerantes, para dar utilidade às máquinas.
Depois de muitas misturas e degustações entre os amigos, Jesus Gomes consegue encontrar a fórmula de sucesso que conhecemos hoje e que agradou ao paladar. Em 10 de março de 1927, ele recebe o aval do Departamento Nacional de Saúde Pública que afirmou ser o produto bom para consumo. Além do refrigerante o farmacêutico ainda fez Água Mineral, Água de Mesa, Gengibre Jesus, Água Tônica Três Quinas, Licor de Mate, Lupo Mate, todos com a marca Jesus.
Além de produzir as bebidas, Jesus Gomes fazia questão de pensar nos rótulos. Foram pelo menos três, até que no quarto, o farmacêutico decidiu utilizar sua própria assinatura, usada até hoje, claro com suas devidas reformulações. E foi entre 1950 e 1960, que o guaraná ganhou o slogan “O sonho cor de rosa das crianças”.
Atualidade – Desde2001, afórmula do Guaraná Jesus é propriedade da Renosa (empresa da Coca-Cola), que investiu um uma mudança na identificação visual do refrigerante. Com rótulos e latas diferentes, a Jesus ganhou o slogan “Guaraná Jesus. O sabor de se viver no Maranhão”.
A popularidade do mais conhecido refrigerante do Maranhão vai contra toda a lógica publicitária, pois até 1998 nenhuma propaganda do produto tinha sido veiculada em qualquer meio de comunicação.   Recentemente, com o prêmio internacional de design conquistado pela agência DIA Comunicação pela campanha de renovação da embalagem da Jesus, o refrigerante foi destaque em veículos de comunicação nacionais e nas redes sociais na internet.
Dica: Nunca abra a garrafa do refrigerante Jesus quando a bebida estiver quente. Ela deve estar bem gelada, ou é capaz de não ficar quase nada na garrafa. A bebida explode tal qual espumante. Evite também sacudir a garrafa.
Por: http://passeiourbano.com/ - Com informações da jornalista Roberta Gomes, em reportagem publicada no JornalO Estado do Maranhão. A jornalista é bisneta do farmacêutico Jesus Noberto Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário